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Data de publicação:

mar. 30, 2022

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4 dicas para otimizar estratégias SEO

4 dicas para otimizar estratégias SEO

A cada dia que passa, o marketing digital ganha mais relevância dentro da rotina de uma empresa, seja qual for o seu segmento. Um grande exemplo disso é o das estratégias de SEO, que hoje já são indispensáveis para um sucesso sólido.


Sigla para
Search Engine Optimization, o que esse conjunto de táticas ou recursos faz é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca. Ou seja, a configuração e manutenção de um site com foco nos algoritmos dos grandes buscadores.


Basicamente, as plataformas de busca mais conhecidas em nosso país são o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil. Lembrando sempre que o grande líder de mercado é o primeiro deles, o Google, que domina mais de 90% das buscas.


Para ter uma noção de sua eficiência, basta abrir agora o site e procurar por algo como
assistência técnica de equipamento pintura eletrostática. Em poucos segundos, surgem centenas ou mesmo milhares de resultados, alguns deles customizados.


O que quer dizer que alguns são personalizados, levando em conta o perfil e até mesmo a localização de quem está fazendo a busca. Por exemplo, ao mostrar quais são as assistências mais próximas em termos de localização.


Assim, se a pessoa procurar pelo celular em vez do computador, já vem a opção de ativar o GPS, de modo que o
smartphone utiliza o mapa da própria plataforma Google para levar o usuário até o local, dando todas as coordenadas necessárias para isso.


Essa é apenas uma das grandes opções ou diferenciais desse motor de busca. Na prática, ele já se tornou a maior vitrine do mundo, no sentido de ter mudado totalmente nossa forma de fazer marketing e de comercializar produtos e serviços.


Outro grande exemplo muito ilustrativo é o do
machine learning, que quer dizer “aprendizado da máquina”. O que esse algoritmo faz é salvar vários dados que ajudam a definir o perfil de cada usuário, customizando ainda mais suas buscas e sua experiência.


Assim, ao pesquisar por algo como
empresa de impermeabilização de estofados tapetes, o buscador já não leva em conta apenas o endereço da pessoa, mas todos os dados possíveis, inclusive em sentido semântico de digitação.


Deste modo, os resultados que aparecem para um podem ser totalmente diferentes em relação a outro, sempre pensando em promover a melhor experiência e a mais assertiva possível, o que faz com que as pessoas gostem tanto do Google.


É isso que torna tão útil para uma empresa aparecer nas primeiras páginas do motor de busca. Sendo que também é isso que exige que ela entenda cada vez melhor de otimização, dominando os algoritmos e parâmetros da plataforma.


Quanto mais domínio a marca tiver sobre as exigências do Google, melhor será seu ranqueamento quando alguém buscar as palavras-chave daquele segmento. Por isso que decidimos escrever este conteúdo sobre este assunto.


De fato, ao trazer aqui as quatro melhores dicas sobre como otimizar suas páginas e seu site segundos as estratégias de SEO, executando as boas práticas da área, também precisamos citar alguns conceitos e características fundamentais.


Ao entender tudo isso, as páginas de um
coach de emagrecimento para mulheres podem ganhar muito mais destaque e relevância nas pesquisas, sejam elas de um site apenas, ou também de um blog e até mesmo de uma loja virtual.


A grande vantagem da otimização é justamente a de atrair mais tráfego para seu domínio e sua marca. Com o tempo, os visitantes vão se tornando
leads e contatos comerciais, até que evoluem para compradores fidelizados e satisfeitos.


Vale lembrar que esse tipo de cliente, que vem por meio de estratégias de marketing digital, é bem mais qualificado do que alguém que simplesmente ouve falar de sua loja no boca a boca, pois no fundo é um consumidor que entende bem o que você faz.


Também é por essa razão que trazemos exemplos práticos e bastante ilustrativos, citando segmentos ou nichos de mercado reais. Afinal, é isso o que ajuda quem realmente quer colocar algo em prática a otimização, em vez de cair em meras abstrações.


Ou seja, é preciso encontrar um equilíbrio perfeito entre teoria e prática. Assim você não corre aquele risco em que muitos sites acabam caindo, de tentar várias estratégias e, com o tempo, acabar não conseguindo os melhores resultados.


Realmente, uma das melhores vantagens da otimização hoje é que ela já evoluiu tanto que pode auxiliar todo tipo de empresa e modelo de negócio, seja quem vende produtos no varejo ou quem presta serviços como
lavagem a seco de tapetes.


Diante disto, se o seu interesse enquanto leitor é precisamente o de compreender melhor como as estratégias certas de SEO podem mudar radicalmente os resultados do seu site e da sua firma, então indicamos que você continue até o fim da leitura.


O que é SEO e por que fazer?

Já vimos de passagem que uma otimização bem feita é capaz de aumentar o tráfego de um site, blog ou loja virtual, trazendo mais leads e mais oportunidades de negociação.


Bem como o fato de que isso traz consumidores mais conscientes e mais qualificados. Neste sentido, outra grande vantagem da otimização SEO é que ela está alinhada com duas forças enormes do marketing digital.


A primeira é o marketing de conteúdo, e a segunda, o funil de vendas. No primeiro caso, uma empresa começa a criar conteúdos gratuitos e originais como modo de agregar valor às pesquisas da sua clientela, atraindo e fidelizando o público.


No segundo caso, tudo isso é feito com vistas a acelerar a jornada da compra, o que permite que a marca comece a crescer com escalabilidade e sustentabilidade.


Assim, por meio da otimização para o Google, uma firma da área de
higienização de sofá a seco acaba se alinhando com as maiores estratégias empresariais da atualidade.


Basicamente, o foco de uma estratégia assim de envolver as seguintes frentes:


  • Escolha das palavras-chave;
  • Os melhores conteúdos;
  • As atualizações frequentes;
  • A questão da aparência;
  • Pensar sempre no futuro.


Entre outros pontos igualmente indispensáveis, que veremos abaixo. O que precisa ficar claro por enquanto é que a otimização é um dos melhores esforços que a empresa pode fazer em termos de custo-benefício.


Sendo esse apenas um dos vários motivos que encontramos para investir em algo assim, como o fato de que sua concorrência provavelmente já está fazendo isso, ou que assim você atende uma demanda que seus próprios clientes têm gerado.

1. As palavras-chave

Quando você abre um buscador e escreve algo como cortina blackout para sala, isso deixa claro que tudo ali começa realmente pelas palavras-chave.


Por isso, uma dica de ouro é utilizar o próprio Google
Keyword Planner como modo de listar as melhores palavras-chave do seu segmento.


Assim você descobre se, no exemplo dado, seria melhor usar a
keyword citada acima, ou uma variação como “cortina blackout sala”, sem a preposição “para”. Lembrando que aqui cada letra pode fazer toda a diferença.

2. O melhor conteúdo

Muitos se perguntam o que é um bom conteúdo, ou como fazer os melhores da sua área. Essa resposta envolve muitos pontos diferentes, mas um dos principais consiste em você conhecer bem seu segmento.


Então, uma dica de otimização SEO para gerar conteúdos memoráveis é usar o próprio motor de busca para pesquisar outros artigos da sua área, assim, você aprende o que cada um tem de melhor, sem deixar de ser original.


Uma regra de ouro é que ele seja o mais completo de todos. Que seja agradável de ler, com divisão em tópicos e parágrafos curtos e frases curtas. 


Além de que você pode atualizá-lo sempre, chamando ainda mais atenção do Google, que prioriza quem faz isso.

3. Importância do design

Todo mundo prefere navegar por um site bonito, em vez de acessar um site feio e confuso. Pois saiba que isso já se tornou um dos principais algoritmos do Google.


Por isso, a plataforma é capaz de verificar qual o site mais bonito e mais prático na área de
análise de carga elétrica, dando maior relevância para ele.


Uma dica bacana é que você tenha uma identidade visual, padronizando todas suas páginas. Depois, invista nas melhores fotos que encontrar, sempre em alta definição, pois isso também gera uma experiência melhor para o visitante.

4. Acompanhar os algoritmos

Por fim, além de pensar nas keywords, no conteúdo e até no formato de suas páginas, é preciso verificar que a evolução do Google não para.


Ou seja, eles estão sempre pensando em modos de melhorar, o que impacta diretamente nos algoritmos e parâmetros deles, portanto deve impactar também em suas estratégias.


Assim, quando uma página nova sobre
balizador de chão led leva em conta inovações como a da responsividade, que é a página abrir em dispositivos móveis como o celular e o tablet, ela acaba saindo na frente da concorrência.

Considerações finais

Falar sobre otimização de páginas para motores de busca como o Google é fundamental, pois equivale a tratar sobre o futuro que já chegou.


Com os conceitos essenciais e alguns conselhos práticos aprofundados aqui, fica mais fácil e mais seguro aprender a otimizar um site com as devidas estratégias de SEO.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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