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Data de publicação:

mar. 31, 2022

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7 dicas para otimizar os anúncios do Google 

7 dicas para otimizar os anúncios do Google

Quando se fala em Google, a primeira referência mental é o conhecido site de pesquisa. Lançado no início da era digital, o buscador por palavra-chave foi usado junto a outro recurso da rede disponível para uso doméstico: o programa de anúncios no Google.


Após décadas de existência, o site de pesquisa mais acessado do mundo já demonstrou sua importância na viabilização da navegação para o público comum. Por ser uma plataforma de uso gratuito, muitos usuários são adeptos a seu uso.


Como o Google é remunerado?

O Google se destacou de outros concorrentes por desenvolver algoritmos eficazes de indexação de links soltos na web. Seu segredo esteve no foco para a qualidade do resultado e no estudo das intenções do usuário por trás de um conjunto de palavras-chave.


Assim, seus algoritmos foram capazes de desvendar a semântica de centenas de idiomas e oferecer resultados precisos, com alto nível de relevância para o usuário. Rapidamente, estar no topo do Google se tornou o objetivo dos criadores de conteúdo.


Para sustentar o robusto investimento em tecnologia para aprimorar a ferramenta, o Google estabeleceu em seu programa de anúncios a principal forma de financiar o buscador. O Google
Ads, lançado a reboque, ofereceu aos criadores um modo de impulsionar seus sites.


Uma
empresa de laudo de transferência veicular, ao cadastrar-se na plataforma, percebe a grande variedade de anúncios disponíveis. Essas opções diferem em termos de objetivo, plataforma veiculada e tipo de mídia a ser exibida.


Isso porque o Google possui outros produtos além de seu buscador. A empresa detentora da plataforma é uma das mais valiosas no mercado de tecnologia digital, com receita anual de US$ 257,6 bilhões.


Com a transformação do Google Ads padrão em
Ads 360, uma medida que adequa o serviço de anúncios ao Google Marketing Platform, as possibilidades de tráfego pago programas no mesmo espaço se diversificam em:

Impulsionamento de link na rede de busca

O mais tradicional entre todos os métodos, o impulsionamento de link consiste na compra de palavras-chave importantes para seu conteúdo, através de leilões realizados pelo Google Ads, colocando o link de seu site no topo dos resultados para aquela palavra.


Para lojas que vendem
ar condicionado 48000 btus dutado, o impulsionamento de link é ideal para atrair acessos à páginas de catálogo ou blogs da marca, especialmente este último. A raiz deste tipo de anúncio está no SEO (Search Engine Optimization).

Criação de anúncio em mídia In-stream

Voltada para plataformas de audiovisual, os anúncios In-stream são vídeos curtos exibidos no início ou meio de outro vídeo, apresentados como forma de monetização para o criador de conteúdo e publicidade direcionada para o usuário.


A mídia construída para essa modalidade de anúncio é mais curta, uma vez que os anúncios tendem a durar entre cinco a dez segundos. Esses vídeos costumam apresentar linguagem persuasiva na forma de curtas
storylines, usando gatilhos psicológicos.

Criação de anúncio em mídia no modo Discovery

Similar ao anúncio In-stream, a mídia Discovery é exibida como um card entre as recomendações de vídeos, na tela lateral das plataformas de audiovisual, separada do conteúdo que o usuário consome naquele momento.


Para anunciar um
colégio educandário desta forma, os recursos do Google rastreiam o histórico de visualizações do usuário, recomendando o card de acordo com seus interesses, aumentando assim as chances de conversão.

Elaboração de card no Google Shopping

Parágrafo NovoO Google Shopping é uma sessão exclusiva do site de pesquisa para apresentar produtos com etiquetas de preço e endereço, de acordo com a busca realizada pelo usuário. Representa um modo confiável de linkar seu catálogo próprio à infraestrutura do Google.


Para impulsionar o aparecimento de seu produto em detrimento dos demais que concorrem pelo mesmo espaço, o Google
Shopping utiliza uma estrutura similar ao impulsionamento de link, com algumas expansões referentes à fotos, preço e nome da loja no rodapé.

Exibição de anúncio em plataformas do Google Play

Essencial para atingir o público mobile, que hoje já representa a preferência no acesso à internet, as plataformas do Google Play contam com uma excelente infraestrutura de anúncios pagos a serem exibidos nos aplicativos gratuitos para o usuário.


Através de parcerias entre criadores de
software e o Google, os anúncios se tornam uma forma de remuneração para ambas as partes, inserido massivamente em versões gratuitas, que atuam como um brunch de empresa na apresentação de parte de seu serviço.


Para otimizar a configuração de quaisquer dessas modalidades de anúncio, cabe aos criadores de conteúdo analisar uma série de práticas e técnicas recomendadas para o sucesso de campanhas de marketing voltadas a tráfego pago, que são:

1 - Conheça os principais indicadores

Os indicadores que norteiam o Google Ads são o CPC (Custo por clique) e o CPM (Custo por Mil impressões). Juntos aos índices de qualidade, essas métricas são capazes de avaliar o desempenho dessas campanhas em relação aos recursos dispendidos.


Enquanto o CPC foca sua atenção na conversão de audiência para sites e blogs, marcados pela publicação em plataforma própria e pela predominância de texto, o CPM analisa a visualização de um
caminhão baú para frete, por exemplo, indicado para o audiovisual.

2 - Trabalhe a autoridade de domínio (DA)

A autoridade de domínio é um cálculo que analisa a relevância de um endereço da web, com base nos critérios estipulados pelos algoritmos de indexação como o PageRank e suas respectivas atualizações. Os valores variam entre 0 e 100, calculados pelos critérios:


  • Diversidade de link juice (sites referenciados/referenciadores da página);
  • Número de links presentes no link juice;
  • Quantidade de menções nas redes sociais;
  • Tempo de uso do endereço web;
  • Volume de buscas pelo nome da marca.


Um bom
domain authority é definido pela quantidade de menções de qualidade, pelo tráfego gerado na plataforma e a otimização de sua estrutura interna. Valores acima de 40 são positivos, e o DA deve ser analisado ao estabelecer parcerias com outros criadores.

3 - Otimize o código-fonte de seu site

O código-fonte é o principal veículo de otimização de uma página para os algoritmos de indexação. Em uma campanha de impulsionamento de links, ter uma página amigável ao PageRank é fundamental para vencer o leilão de palavras-chave.


Para vender uma
agenda advogado personalizada com maior eficácia em espaços virtuais, o gestor da página pode inserir meta tags e técnicas de UX Design na criação do arquivo em HTML que comporta todo o conteúdo do endereço web.

4 - Invista no multichannel

O multichannel é um paradigma que defende a presença de uma marca em várias plataformas, junto a campanhas que combinem diversos elementos de mídia. Nos anúncios pagos, isso significa criar campanhas de vários tipos, considerando a ênfase de cada uma.


O Google
Ads permite que o empreendedor se comunique com seu público por vários locais, aumentando seu raio de alcance. Analise, portanto, todas as opções de anúncios pagos e combine cada abordagem, potencializando suas taxas de sucesso.

5 - Construa seu funil de vendas

O funil de vendas é um recurso de marketing digital que prevê a jornada do cliente como um processo que passa pelo topo, meio e fundo de um sistema de captação de leads que, no funil de vendas, representa toda audiência que cede dados de contato à empresa.


Inserir um funil de vendas no conteúdo que será impulsionado, seja em vídeos ou sites, é uma excelente forma de aproveitar esse tráfego extra. Um artigo sobre a importância de
elevador acessibilidade pode exibir uma caixa de inscrição em boletins sobre o assunto.

 6 - Reúna dados demográficos do cliente

As informações demográficas sobre seu cliente ideal são essenciais para configurar a segmentação de público, uma prática imperativa nos anúncios do Google Ads. Para tal, identifique qual é a idade, sexo, renda e localização do seu consumidor.


Além das
benchmarks, ou seja, a captação de dados de mercado a partir do que seus concorrentes estão fazendo, o gestor pode definir quais são as características demográficas ideais tomando por base as possibilidades logísticas da empresa e as funções do produto.

7 - Mapeie e exclua palavras-chave negativas

A busca orgânica por uma bobina de papel para relógio de ponto pode variar muito quando se considera a intenção do usuário. Cada indivíduo vai utilizar palavras e conectivos diferentes em sua busca, o que pode direcionar toda a sua preferência de conteúdo.


Para tornar a exibição de uma campanha mais precisa, o criador de conteúdo pode inserir palavras-chave negativas nos anúncios do
Ads, a fim de excluir intenções incompatíveis com o produto ou serviço oferecido pela marca.

Considerações finais

Os anúncios pagos são de extrema importância para a saúde das empresas, posto que os criadores de conteúdo dependem de um grande número de tráfego para gerar leads e vendas. As plataformas online se tornam palcos inéditos de expansão comercial.


Muito além da remuneração do Google, os anúncios pagos são uma chance de concorrer, de maneira realista, com milhões de artigos, vídeos e registros publicados na internet a cada segundo, viabilizando campanhas de marketing digital.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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