Layout do blog

Autor:

Data de publicação:

ago. 31, 2022

Siga o autor:

Entenda o que é Google Link Building e como melhorar o SEO do seu site

o que é Google Link Building e como melhorar o SEO

Link Building é uma das estratégias de SEO mais importantes que existem, pois quando o site constrói uma rede de links, mostra para o Google que é referência em determinado assunto, portanto, pode aparecer entre os primeiros resultados.


O algoritmo do Google se baseia no que os links dizem, e seu robô utiliza esses elementos para rastrear conteúdos e perceber como é o relacionamento entre as páginas.


Quanto mais páginas apontam para seu site, mais ele se torna relevante para o buscador, que tem como propósito melhorar a experiência do usuário continuamente.


Páginas de qualidade que apontam para o mesmo site reforçam sua autoridade e relevância, algo fundamental para que ele consiga se posicionar entre os primeiros resultados de pesquisa.


Justamente por isso não basta apenas criar um site de qualidade, com design responsivo, conteúdos de valor e boa velocidade de carregamento. É fundamental investir em Link Building para criar uma boa rede de links para ele.



Neste artigo, você vai entender melhor o conceito de hiperlink, como ele ajuda a melhorar o SEO do site e como o Google interpreta o uso dessa estratégia.

Saiba o que é Link Building

Link Building nada mais é do que um conjunto de estratégias de SEO que serve para construir uma rede de links dentro de uma página, tendo como objetivo direcionar o tráfego e fortalecer a autoridade dele perante os buscadores.


Os links podem ser internos ou externos, mas, quando se trata de Link Building, é mais comum que sejam externos, portanto, provenientes de outros sites, o que gera uma estratégia conhecida como backlinks.


Por meio deles, o site de uma empresa de impermeabilização de telhado com manta bidim melhora sua popularidade e autoridade no mercado.


O papel do Google é investigar os links que direcionam para o site e, assim, descobrir se ele é citado por referências confiáveis. Quanto mais indicações ele receber dessas fontes, mais relevante será para a sua área de atuação.


Durante a análise, o algoritmo também vai verificar o texto principal, o conteúdo em torno do link, posição da página, dentre outras questões, e todas elas vão impactar a indexação e o ranqueamento.


Mas essa estratégia também está relacionada aos links internos, portanto, aqueles que são incluídos na própria página e que podem direcionar o usuário tanto para outro texto dentro dá para esta forma quanto para fora dela.


O Google avalia todos eles para compreender a relevância e qualidade da página e descobrir se ele merece ser bem posicionado nos resultados de pesquisa.


No entanto, como se trata de uma estratégia de SEO, uma empresa de reforma de estofados precisa pensar nas necessidades do usuário, antes de considerar as exigências do Google.



Isso quer dizer que os links precisam garantir uma boa experiência ao usuário e fazer um navegar por páginas realmente relevantes para ele.

Como melhorar as estratégias de SEO?

O principal objetivo do Link Building é melhorar as estratégias de SEO do site, e isso é possível porque ele funciona como uma das técnicas de otimização mais importantes que existem.


Como você já sabe, para definir em qual posição a página da empresa vai ficar nos resultados de pesquisa, o Google também avalia os links presentes dentro dela.


Por causa disso, essa prática também traz outras vantagens, pois a partir do momento em que o site aparece entre as primeiras posições, terá mais credibilidade.


Da mesma forma, ao ser citado por outras plataformas, vai influenciar de maneira positiva a maneira como os visitantes enxergam o negócio, aumentando o respeito dele pela marca.


Com isso, mais pessoas vão acessar o site e mais tráfego ele terá, e quanto mais visitas, maiores as chances de conquistar clientes que possam se interessar pelos produtos e serviços.


Para os centros automotivos, o Link Building funciona como porta de entrada para atrair leads qualificados e aumentar as oportunidades de vendas.



No que diz respeito aos consumidores em potencial, a partir do momento em que tiveram um primeiro contato com o negócio, podem demonstrar o interesse de saber mais sobre o que ele oferece, gerando conversões.

Como o Google interpreta os backlinks

O Google utiliza diferentes fatores para ranquear uma página para os resultados de pesquisa. E, entre eles, estão os links e alguns pormenores relacionados a eles:


  • Quantidade de links;
  • Diversidade de links;
  • Contexto do link;
  • Texto-âncora;
  • Confiabilidade;
  • Links de outras páginas;
  • Links do próprio site;
  • Links para outras páginas;
  • Velocidade de ganho.


O primeiro critério adotado pelo Google foi a quantidade de links, ou seja, quanto mais links a plataforma recebia, mais relevante ela era para os resultados de pesquisa.


Se o site de uma empresa de serviços de monitoramento recebe muitas menções, isso mostra que ele é popular na internet.


Esse critério continua sendo importante, mas não é o único a ser avaliado, uma vez que a qualidade também é fundamental para assegurar o bom posicionamento do material.


Da mesma forma, é interessante que exista uma diversidade de links, pois isso aumenta o reconhecimento. Para o Google, uma plataforma demonstra mais autoridade quando recebe menções de domínios diferentes.


Contudo, todos eles, independentemente da fonte, precisam ter um contexto relevante e compatível entre eles. O Google sabe que links de sites relacionados à área de atuação da empresa são mais valiosos, pois fazem sentido para o público.


Ele também avalia as palavras usadas próximas ao link, conhecidas como co-ocorrências. Elas são muito importantes porque ajudam o site a entender qual é o tema da página e se o link realmente faz sentido no contexto do assunto.


Outros links próximos também são analisados, de modo a verificar se eles são provenientes de sites de qualidade. É assim que o site de uma escola de cursos de operador de retroescavadeira se torna mais relevante e transmite mais link juice.


Agora, se o site já tiver um grande número de links, a tendência é que a página receba menos link juice, uma vez que a plataforma transmite sua autoridade para muitas outras.


Outro ponto fundamental é a posição do link, pois se ele está no conteúdo principal, a inserção tem intenção editorial, algo que gera mais valor, principalmente no início do texto.


O texto-âncora é aquela primeira linha que aparece no link e diz muito sobre a página, e geralmente ele conta com uma palavra-chave e uma pequena descrição para que o usuário compreenda o assunto que vai encontrar.

Uma das formas de reforçar a autoridade para o termo é usar a palavra logo no texto-âncora dos backlinks.

Quanto mais próxima de links confiáveis uma empresa de vedação de vazamentos estiver, mais confiável será para o Google.

Sites confiáveis ajudam a construir uma internet mais segura e relevante para as pessoas. E, para avaliar a confiabilidade, o buscador analisa a idade do domínio, certificados de segurança, qualidade do conteúdo e assim por diante.


Assim como você, provavelmente, confia muito mais no que outro consumidor fala sobre uma empresa do que naquilo que ela fala sobre si mesma, o Google confia muito mais do que outros sites falam sobre o seu.


Por isso, o que as pessoas têm a dizer por meio de backlinks de outras páginas tem um peso muito grande na avaliação da plataforma.


A marca também precisa inserir links que vão direcionar o usuário para outras páginas de seu site, uma forma de mostrar para o Google a hierarquia das páginas.


Por exemplo, se a empresa criou um post completo sobre esse sistema de chamada de enfermagem, pode criar conteúdos menores com links que direcionam para ele, mostrando para o buscador que aquele é o material mais importante.


Os links dentro das suas páginas que mandam os usuários para sites externos também são importantes para o ranqueamento.


O Google verifica se a sua plataforma direciona as pessoas para sites populares, de boa autoridade e confiáveis.


Por fim, Google reforçou seu algoritmo para identificar e penalizar práticas negativas envolvendo o uso de links, e uma das formas de fazer isso é verificar a velocidade com que uma plataforma é citada.



No caso de uma empresa de vistoria veicular mais próximo, os links que conquistou foram aos poucos, por outro lado, qualquer negócio que ganhe muitas menções em pouco tempo desperta a desconfiança do Google.

Considerações finais

Para aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, a primeira coisa a fazer é avaliar qual é a qualidade e a confiabilidade dos links que apontam para o seu site.


Faça todas as correções e redirecionamentos necessários e procure parceiros que possam trabalhar com essa estratégia junto ao seu negócio. Assim, você mostra para o Google que seu site é popular e confiável.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo da KOP

Share by: