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Data de publicação:

set. 30, 2022

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Como usar o Google Ads em um lançamento de produto

usar o Google Ads em um lançamento de produto

O lançamento de um produto é um momento muito importante para qualquer marca, afinal, é quando ela está colocando no mercado uma solução que investiu tempo e dinheiro para criar.


Para que esse processo seja bem estruturado, a empresa pode usar diversas ferramentas, dentre elas o Google Ads. Trata-se da plataforma de anúncios do Google e o maior recurso de links patrocinados da internet.


Seu maior diferencial é permitir que o anunciante tenha total controle do orçamento e a maneira como vai pagar pelos anúncios, podendo ser custo por clique, visualizações ou custos por resultados.


A maioria das empresas investe nos links patrocinados, pois dessa forma conseguem estar bem posicionadas nos resultados de pesquisa, toda vez que o usuário pesquisar alguma informação relacionada aos seus produtos e serviços.


Quando se trata do lançamento de uma nova solução, nada melhor do que ser facilmente encontrado na internet e contar com o poder de alcance do maior buscador do mundo.



Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é Google Ads, como criar o lançamento de um produto, como estruturar esse processo, além de mostrar algumas dicas para criar uma boa campanha.

Conceito de Google Ads

O Google Ads nada mais é do que a plataforma de anúncios do Google, que antigamente era conhecida como Google AdWords. Por meio dela, as empresas divulgam suas soluções na internet de maneira rápida e eficiente.


Os anunciantes podem pagar por clique, número de visualização ou quando o usuário entrar em contato com ela. A maior vantagem desse recurso é que o anunciante é exibido no momento certo e para as pessoas certas.


As casas de repouso de luxo podem ser encontradas pelos usuários por meio do computador ou dispositivos móveis, no momento em que estiverem fazendo uma pesquisa, assistindo um vídeo no YouTube ou acessando um site parceiro.



A plataforma se popularizou tanto que se tornou a principal fonte de receita do Google, um rendimento que prova que empresas em todo o mundo compreendem sua importância para as estratégias de marketing digital.

Como criar o lançamento de um produto

Uma boa dica para usar o Google Ads no lançamento de um produto é criar uma campanha de remarketing.



O anunciante pode enviar para pessoas que ainda não o conhecem, além de outras segmentações, entretanto, recomenda-se voltar a estratégia para um público mais qualificado, para ter uma conversão maior.


Todas as pessoas vêm da audiência para o vídeo 1, por isso, é necessário criar um público específico. Por se tratar de usuários que vão assistir ao vídeo 1, esse grupo será chamado de CPL1.


Para todas as pessoas que acessaram esse vídeo, um berçário particular vai exibir o vídeo 1 novamente. A chamada será repetida até que o vídeo 2 esteja pronto, contendo depoimentos e conteúdos.


Supondo que o usuário assistiu ao vídeo 1 e saiu, então deve ser direcionado para o público de outra campanha. Ele pode assistir depoimentos de outros clientes até que o vídeo 2 esteja pronto.


Durante esse período, a marca não deve mostrar outros anúncios e nem mostrar o mesmo anúncio para os usuários. Isso porque o público do CLP1 já assistiu, então não faz sentido.


Até sair o vídeo 2, os leads desse grupo precisam ser aquecidos. quando o vídeo 2 finalmente estiver disponível, todo o público deve ser classificado como CPL2.


Todo mundo que assistiu ao vídeo 2 vai fazer parte do público 2 e este público vai assistir à campanha até que o vídeo 3 esteja pronto. Esse processo tem como objetivo aquecer os leads para comprar a solução que será lançada.


Os conteúdos devem ser gratuitos e relevantes, como no caso de um workshop. Um fabricante de portão de madeira e ferro pode usar depoimentos de pessoas que já compraram e que estão falando sobre o assunto.


Quando chegar o dia de publicar o vídeo 3, as pessoas que vão assistir são consideradas como leads quentes e estão prontas para comprar, afinal, passaram por 3 vídeos, assistiram depoimentos e estão convencidos.


Tenha em mente que os depoimentos precisam ser íntegros e os materiais precisam ser realmente relevantes para a audiência.


Um dia antes do lançamento, a marca pode criar uma estratégia em formato de aviso. Aqui ela pode trabalhar o gatilho de escassez e aflorar o interesse dos consumidores pelo lançamento.

Como estruturar lançamento de produto

O lançamento de um produto possui uma estrutura dividida em 5 etapas fundamentais com as quais a marca precisa trabalhar. São elas:



  • Distribuição de conteúdo;
  • Aquecimento;
  • Pré-lançamento;
  • Lançamento;
  • Entrega.


A distribuição de conteúdo visa publicar materiais relevantes nas redes sociais e em outras plataformas usadas pela persona de uma clínica de implante coclear unilateral.


Esses materiais precisam ser simples e solucionar as dúvidas das pessoas e seus problemas, por isso, é fundamental conhecer o público-alvo da companhia.


O aquecimento se dá por meio de conteúdos específicos com a finalidade de transformar os usuários em leads. Eles funcionam como iscas digitais que mostram para a audiência a autoridade da empresa.


É aqui que as pessoas vão fornecer informações sobre elas, como nome e e-mail, para permanecer no fluxo de nutrição.

O pré-lançamento é uma etapa que dura entre 4 e 7 dias de conteúdos intensos e com muito valor agregado. Eles precisam ser interessantes para as pessoas e desenvolvidos com base nos gatilhos mentais.


Quanto ao lançamento, é o momento em que a empresa vai vender seus produtos para as pessoas que foram convertidas, durante as últimas 3 etapas.


Para fazer um bom lançamento, é indispensável detalhar características da solução e reforçar as vantagens que o consumidor terá ao comprá-la.


Por fim, uma empresa de impressão offset e acabamento gráfico deve trabalhar a entrega do produto. Embora seja uma etapa muito importante, algumas empresas costumam negligenciá-la, pois pensam que após as vendas, não precisam fazer nada.


Mas é o pós-venda que garante uma experiência positiva para o cliente, fideliza o consumidor e aumenta seu engajamento com a marca.

Dicas para criar uma boa campanha

Para criar uma boa campanha no Google Ads, existem algumas dicas que o negócio pode seguir. São elas:

Estabelecer um objetivo

O objetivo de uma campanha Ads não é apenas vender mais, na verdade, é necessário ter outras metas em mente para que o anúncio seja mais objetivo e obtenha mais sucesso.



A marca pode, por exemplo, aumentar os visitantes em seu site em x%, e é fundamental ser específico porque o planejamento mostra o quanto será necessário investir.

Estudar o público

Para fazer uma campanha direcionada, um fabricante de caneta promocional atacado deve recolher o máximo de informações possíveis sobre seu público e os problemas que essas pessoas enfrentam.


Todas as estratégias de marketing digital são direcionadas para pessoas específicas, e isso não se aplica apenas às práticas orgânicas, mas também para as ações pagas.



Se a empresa não sabe com quem vai se comunicar e para quem está anunciando, vai perder tempo e dinheiro, e não vai alcançar o que precisa.

Iniciar a campanha

A campanha deve ser organizada por tópicos e cada produto ou serviço precisa ser bem explorado para que o anúncio seja específico.



Uma empresa de cesta de frutas delivery pode usar recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para conversar com pessoas realmente interessadas no que ela vende.

Criar anúncios diferentes

Não configure os mesmos tipos de anúncios para leads que estão no topo, meio ou fundo de funil. É imprescindível ser estratégico e criar campanhas diferentes para os variados estágios da jornada de compra.



Em cada estágio, o consumidor terá níveis diferentes de consciência, ou seja, aquilo que convence uma pessoa, pode não ser o suficiente para outra.

Inserir as palavras-chave

As palavras-chave usadas na segmentação são escolhidas com base em uma motivação estratégica. Assim sendo, veja quais delas podem ser inseridas no título dos anúncios e no conteúdo propriamente dito.



Se uma empresa de locação de tenda para casamento ao ar livre souber usar termos relevantes em seu anúncio, ele terá mais relevância, visto que é compatível com aquilo que o público está procurando.

Direcionar para a página certa

Não se deve direcionar os usuários para a página inicial. O correto é que, ao clicar no anúncio, o usuário seja enviado para uma página específica sobre os produtos porque isso garante uma conversão melhor.

Considerações finais

O Google Ads é uma plataforma de anúncios muito importante para as estratégias de marketing digital e deve ser usada por empresas dos mais variados tipos e tamanhos.


Devido ao seu alto poder de alcance e segmentação, o Google Ads se tornou uma ferramenta indispensável para o lançamento de produtos e serviços, permitindo que as novidades de sua marca alcancem as pessoas certas e no momento mais oportuno. 



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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