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Data de publicação:

set. 30, 2022

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Google Ads e remarketing: aprenda como funciona para ativar uma campanha

Google Ads

Existem muitas ações que podem ser aplicadas para as estratégias de marketing de uma companhia, possibilitando uma melhor conversão de clientes. O remarketing é uma delas, podendo ser utilizado nos anúncios do Google Ads.


Saber utilizar o marketing digital a favor de uma empresa é essencial para que os ganhos obtidos com ele sejam

potencializados. Por isso, conhecer meios de tornar uma campanha de publicidade mais eficiente é o ideal.


O remarketing entra nesse cenário de modo interessante. Afinal, ele pode ser utilizado com o intuito de otimizar a interação entre o público e o anunciante, por meio de uma publicidade dinâmica realizada em sites ou em e-commerces.


Nesse sentido, uma companhia que faz instalação de piso laminado na parede, por exemplo, pode utilizar o remarketing nas suas campanhas, inclusive nas que são realizadas pelo Google Ads.


Para quem anuncia na plataforma de anúncios do Google, o remarketing pode ser configurado diretamente pela plataforma, otimizando todo o processo.


No entanto, mesmo percebendo as vantagens desse recurso, muitas pessoas não sabem o que é o remarketing, o que é o Google Ads e quais as funcionalidades dele ou mesmo como criar campanhas na plataforma.



Por isso, para auxiliar nesse processo, este artigo será um grande auxiliar. Entenda os conceitos abordados neste conteúdo e considere hoje mesmo a possibilidade de investir nessas frentes para tornar o marketing do seu negócio mais eficiente.

Em que consiste o remarketing?

Entre as muitas ações de marketing que uma empresa de calibração de equipamentos hospitalares ou de qualquer outro setor pode fazer, uma das principais e que gera bons resultados é o remarketing.


De modo direto, o remarketing se trata de ações de marketing que são feitas novamente para uma mesma pessoa. O intuito, nesse caso, é o de gerar um maior impacto em uma nova exibição, uma vez que essa pessoa já demonstrou algum interesse no anúncio.


Sendo assim, é possível dizer que uma das principais metas do remarketing é aumentar as conversões, principalmente quando se parte do pressuposto de que é muito raro que um potencial cliente faça a sua compra na primeira pesquisa.


Só para ilustrar essa hipótese, o próprio Google Ads coletou dados nos quais verificou que apenas 3% dos visitantes de um e-commerce realizam essa conversão no primeiro acesso. Quando há vendas complexas, como as que exigem orçamento, esse dado é ainda menor.


Diante disso, o remarketing tem um papel importante que pode ajudar uma loja virtual que venda copos personalizados com foto a ter uma maior quantidade de conversões mesmo após a visita e a saída dos visitantes da página.


Por isso, o remarketing tem funções que ajudam a tornar esse processo possível, já que ele pode ser configurado para realizar ações como:


  • Envio de mensagens no inbox;
  • E-mail para lembrar sobre itens deixados no carrinho;
  • Aviso de promoção de um produto já visto;
  • Mensagem para reativar a base de clientes.



Sendo assim, nada mais apropriado do que colocar em prática o remarketing, podendo assim conquistar um melhor resultado diante das estratégias programadas.

Entenda o que é o Google Ads

O Google é uma das plataformas mais utilizadas por quem navega na internet hoje, seja para encontrar box para banheiro na zona norte ou para fazer uma pesquisa sobre um determinado assunto.


O Google Ads é a solução oferecida pela plataforma do Google para a realização de publicidade digital. Ela ajuda qualquer empresa que queira impactar o seu público, transformando essas pessoas em clientes.

Funcionalidades do Google Ads

Quem utiliza o Google Ads pode ver os seus anúncios em diferentes áreas de um site, pois a distribuição acontece em locais como a Rede de Pesquisa, no YouTube, no Shopping, no Display e em outros canais parceiros do Google.


Esses anúncios têm grande importância, uma vez que são exibidos para impactar pessoas que estão fazendo pesquisas, seja sobre cobertura de lona para varanda ou sobre um possível quadro médico.


A Rede de Pesquisa do Google é a área na qual os links patrocinados ficam posicionados, sendo os primeiros dentro da página de resultados de pesquisa. Em geral, eles são sinalizados com uma etiqueta que os identifica como anúncio.


No YouTube, os anúncios do Google Ads são exibidos como tarjas em cima dos vídeos, ou como banner na lateral da página, onde há a lista com outros vídeos para serem assistidos, por exemplo.


Há também os anúncios exibidos no Shopping, opção ideal para quem vende produtos como um vitro de madeira para cozinha. Esses são anúncios visuais, que aparecem até mesmo antes dos anúncios da Rede de Pesquisa.


Já a Rede de Display é aquela que está posicionada em sites parceiros, em aplicativos ou outros canais que sejam parceiros do Google. Os anúncios podem ser feitos por texto, imagem, vídeo ou rich media.


Para tornar o anúncio mais relevante e direcionado para o público interessado, é possível utilizar palavras-chave ou localização na configuração dele, de modo a conquistar a atenção dos potenciais clientes de forma certeira.


Além disso, há recursos como os anúncios para chamadas telefônicas, scripts de anúncios, lances inteligentes, rascunhos e testes, segmentação, anúncios responsivos e outros elementos que tornam o Ads uma ótima plataforma de marketing.



Por isso, o Google Ads é uma ferramenta indispensável para as empresas hoje em dia, podendo ser ainda mais personalizada e eficiente com a aplicação do remarketing nas estratégias de divulgação.

Como criar campanhas de remarketing no Google Ads

Para criar campanhas eficientes, é possível unir o remarketing ao Google Ads. Para isso, as dicas a seguir são importantes, podendo tornar o processo mais simples e prático de ser realizado.

1. Identificação do segmento

O primeiro passo necessário para criar uma campanha no Google Ads é identificar o segmento no qual a empresa atua. Isso é fundamental para que os anúncios sejam exibidos para o público correto.



Ou seja, a empresa que trabalha com a venda de jazigo deve identificar o seu segmento, assim como as de contabilidade, de comércio de alimentos e em qualquer outro setor do mercado.

2. Vincular contas

Na sequência, é importante que o desenvolvedor da campanha de marketing vincule as contas do Google Ads e do Merchant Center.



Essa ação é necessária, uma vez que os dados dessas plataformas serão utilizados para personalizar as campanhas de marketing pelo Google Ads.

3. Criar a campanha e selecionar o feed

Depois de seguir as etapas acima, já é possível criar uma campanha no Google Ads com remarketing. Para tanto, é preciso escolher uma opção para configurar a ação e definir qual o valor que será investido.


Além disso, é preciso escolher qual será a modalidade de lances e criar um grupo de anúncios na plataforma do Google Ads, sempre lembrando das listas de remarketing para que a estratégia possa funcionar.



É possível criar um feed na sequência, que nada mais é do que selecionar os itens que serão exibidos no anúncio, como preço ou descrições.

4. Etapas finais

Para finalizar, há outras etapas que podem ser incluídas nos anúncios no Google Ads. Uma delas é incluir tags e snippet de eventos, que são elementos responsáveis por criar a associação do ID dos usuários ao ID dos produtos que foram vistos.



Também é preciso configurar o display de anúncios, que é uma ação realizada por meio das chaves de feed. Elas são necessárias pois combinam os parâmetros das buscas realizadas pelos usuários.


Depois de configurar a plataforma do Ads e adicionar o remarketing como etapa do anúncio, a venda de qualquer tipo de produto, seja de alimentos como mini sanduíches para festa infantil ou peças de roupas se torna muito mais efetiva e produtiva.


Afinal, mais e mais pessoas são impactadas, principalmente em acessos futuros que elas façam em diferentes páginas do Google ou dos parceiros, de maneira que as vendas podem crescer de maneira especial e de forma duradoura.

Considerações finais

O Google Ads é uma ferramenta que deve fazer parte das ações de qualquer companhia que deseja ter sucesso nas suas campanhas de marketing. Sendo assim, tão importante quanto usar o Ads é unificar as ações de remarketing para atrair os clientes.


O conjunto do Google Ads com o remarketing pode ser fundamental para que os clientes sejam impactados, tanto no primeiro contato que eles tenham com a empresa quanto no futuro, em novas visualizações dos anúncios realizados pela companhia.


Sendo assim, para quem quer crescer e conquistar um maior número de consumidores, realizar anúncios no Google Ads é um caminho promissor. 


Porém, o remarketing realizado em paralelo é indispensável para que cada vez mais clientes sejam conquistados e fidelizados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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