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Data de publicação:

ago. 19, 2022

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Como melhorar uma campanha no Google AdWords

Como melhorar uma campanha no Google AdWords

O Google Ads é uma das frentes de atuação de uma das gigantes do mundo da tecnologia, a plataforma é responsável por coordenar ações de publicidade na internet. Anteriormente chamada de Google AdWords, essa aplicação pode ter suas ações otimizadas.


O Google Ads possibilita que empresas divulguem produtos e serviços da internet com um funcionamento dinâmico e eficiente. Por meio deles, as empresas efetuam o contato com o seu público através de banners e vídeos promocionais inseridos em outros conteúdos.


A principal vantagem do Google Ads é que um determinado anúncio de máquina de café expresso para restaurante seja cobrado apenas quando o público realizar uma ação e seja impactado pelas campanhas no momento mais propício.


Quando as pessoas pesquisam algo na internet, é normal que apareçam naquele momento ,e depois alguns dias, produtos relacionados a essa busca. Essas publicidades aparecem por meio do Google Ads e constituem uma das formas mais eficientes do marketing digital.


A plataforma do Google Ads tem duas funções principais: conquistar mais clientes e aumentar a presença de um produto no mercado. Dentro da aplicação existem uma série de ferramentas que quando bem utilizadas, ampliam consistentemente os resultados de uma marca.


Para entender o quanto esse mecanismo é eficiente, é preciso ter consciência que a internet é um meio de divulgação extremamente poderoso para o âmbito local, mas também de alcance mundial.


Iniciar os investimentos nas plataformas de marketing digital, em especial na internet com o Google Ads, é sinônimo de busca por expansão de horizontes e visibilidade, além de uma grande ferramenta de vendas. É possível elaborar uma gestão de marca a partir disso.


Essa grande oportunidade de vendas a curto e a longo prazo dentro da internet, com o retorno de investimento de saltar os olhos, é viável para as mais diversas empresas, desde uma pequena realizadora de descarte de cosméticos, até grandes comércios variados.

O que é o Google AdWords?

É importante entender a importância da ferramenta em uma estratégia de marketing digital e no dia a dia das empresas que procuram crescer e se desenvolver a partir das oportunidades disponíveis na internet.


O Google AdWords é uma ferramenta destinada a auxiliar uma empresa de segurança ou de qualquer outro setor além de empreendedores a conquistar mais clientes e criar uma presença dentro do mercado mais prolífico do cliente, o mercado digital.


Desde que surgiu, em meados dos anos 2000, o Google e a plataforma Google Ads têm feito o trabalho de promover a publicidade no meio digital. Para isso, foram criados anúncios no formato de banners vídeos promocionais e links promovidos nas ferramentas de busca.


Esse sistema dominou o mercado por ser extremamente eficiente tanto pela sua capacidade de alcance mundial, quanto pelo seu potencial de segmentação e rastreio das demandas de consumidores em especial.


Mesmo que haja um certo nível de competição nesse mercado, graças ao Google AdWords, em conjunto com todas as outras utilidades oferecidas pela empresa, o Google se posiciona como a liderança e a vanguarda da publicidade no meio online.


O crescimento constante e astronômico da plataforma prova que cada vez mais marcas estão interessadas no mercado de publicidade digital, por isso, aportam fartos investimentos para serem promovidas pelas ferramentas disponibilizadas como o Google Ads.



A principal vantagem do Google AdWords, e outras ferramentas do marketing digital, é que diferente do marketing tradicional, nessas plataformas é possível proporcionar um alto grau de segmentação para um público qualificado e interessado.

Como fazer uma campanha no Google AdWords

Antes do gestor de marketing de uma empresa de segurança eletrônica iniciar seus investimentos em campanhas focadas em resultados a partir do Google Ads, é preciso reconhecer suas funções e potencialidades.


O mecanismo da plataforma faz com que os consumidores recebam anúncios de produtos e serviços que têm relação com a pesquisa que ele está fazendo ou de pesquisas anteriores. Esses anúncios estão sempre posicionados em pontos estratégicos para otimizar os resultados.


Com essa operação, a empresa de scanner para digitalizar documentos que investem no Google AdWords tem duas garantias fundamentais para qualquer processo ou estratégia de marketing, alcance e atração da atenção do público.


A plataforma mudou bastante desde a sua criação junto com os próprios conceitos de marketing digital. Atualmente, o sistema garante a aplicação das estratégias e uma mensuração completa dos resultados em comparação do custo por campanha.


O acompanhamento de relatórios fornecidos pela plataforma Google Ads possibilita mensurar o retorno do valor investido em visibilidade, o aumento do tráfego, das vendas e do conhecimento de marca. Essas métricas são muito relevantes no marketing digital.


Com esses dados em mãos, os gestores de marketing possuem uma agência para mudar configurações na campanha e adequar a estratégia visando a maximização dos resultados.


De forma geral, as ferramentas com a marca Google operam com um sistema de pagamento por clique. A publicidade dentro da plataforma pode estar presente de diferentes maneiras, e algumas delas são:


  • Resultados prioritários de pesquisa;
  • Banners em sites definidos ou segmentados;
  • Banners em sites aleatórios;
  • Banners e vídeos em aplicativos parceiros;
  • Banners e vídeos no youtube.


Conforme o mercado cresce, e ele segue em crescimento constante, a plataforma tende a gerar uma disputa pelos espaços patrocinados.


Por isso, além de investir um valor suficiente, é necessário configurar a ferramenta para otimizar esse montante investido e se destacar.

Dicas para otimizar campanhas no Google AdWords

Uma empresa de locação de scanner que deseja investir nos recursos do Google não pode fazer isso de improviso, correndo o risco de não obter seus resultados. Para tal, é necessário seguir alguns direcionamentos e planejar bem cada campanha.


O primeiro ponto, e talvez um dos mais importantes, é estabelecer um objetivo, isso significa criar metas de desempenho que devem ser alcançadas em um determinado momento. 


Esse será o medidor do sucesso da iniciativa e a régua para definir a necessidade de adequações.


Ao otimizar esse investimento, o gestor de marketing de uma marca que anuncia produtos como uma caixa de madeira de feira deve decidir quais métricas são as mais relevantes para basear o seu trabalho, seja o grau de visibilidade ou de conversão em vendas.


O processo de entendimento das estratégias dentro do Google Ads não acontece apenas da porta para dentro, pois para melhorar os recursos investidos é necessário conhecer o seu público e estudar as ações da concorrência dentro do marketing digital.


As pessoas são atingidas no dia a dia com centenas de peças publicitárias vindas de diferentes fontes, por isso, a peça veiculada dentro das plataformas Google deve incentivar uma ação do público através de uma chamada.


Seja de compra ou venda, a CTA (Call to Action) veicula a atenção do consumidor ao direcioná-lo a clicar no banner ou link e se inscrever para receber mais anúncios do seu produto ou serviço.


Para compreender o funcionamento da plataforma Google Ads, é essencial que se conheça também como funciona o seu sistema de palavras-chave. É a partir desses termos que o algoritmo consegue segmentar as ofertas aos temas relacionados.


Além do uso de palavras-chave para achar o seu consumidor de acordo com a demanda de pesquisa, é recomendado que se selecione a localização manual do empreendimento. Assim, as pesquisas feitas na região mostraram mais os seus anúncios.

Considerações finais

O Google Ads, ou o Google AdWords, são diferentes nomes para a plataforma da empresa de tecnologia Google, e essa plataforma é responsável por dar aos empreendedores e gestores de marketing a possibilidade de criar anúncios.


Essas peças são apresentadas em duas frentes diferentes, em banners de sites que geram monetização a partir do Google Ads ou através de pesquisas realizadas no próprio motor de busca do Google, gerando, assim, o conhecido tráfego pago.


O critério de apresentação desses anúncios se dá por meio da escolha de palavras-chave, quando uma pesquisa de piso emborrachado cozinha acontece, e o Google apresenta junto aos seus resultados o anúncio de produtos relacionados.


Dentro dos anúncios, assim como no tráfego orgânico, existe um ranqueamento. Esse acontece por meio de um processo de leilão, por isso, além de investir grandes valores, é preciso aplicar os investimentos de forma estratégica.


Boa parte do potencial de estratégias de marketing baseadas no Google AdWords se dá pelo potencial conjunto de alcance e segmentação. Com todos os usuários da rede mundial de computadores conectados, selecionar os clientes prováveis é a chave para as vendas.


Assim como todos os processos que envolvem o marketing digital como um todo, para o máximo de eficiência nas estratégias de Google AdWords é preciso planejar bem o processo de ação, conhecer a plataforma e reter um olhar atento para as métricas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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