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Data de publicação:

ago. 19, 2022

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Como otimizar blog para aparecer no Google

Como otimizar blog para aparecer no Google

Transformar um blog em um ponto de referência dentro da internet é um dos objetivos principais de muitos administradores da página, podendo ser um indivíduo ou então, uma empresa. 


Os blogs são páginas virtuais das quais possuem uma atualização frequente, dependendo do planejamento da administração, sendo de modo diário ou periódico, mais ainda sim, com uma frequência da qual possa atrair visitantes e mantê-los engajados. 


Sendo popularizados conforme a internet foi crescendo dentro da sociedade, e proporcionando até mesmo fazer o aluguel de container para construção civil de modo online, o primeiro blog surgiu em 1997 criado por Jorn Barger com o nome de weblog. 


Mesmo com poucos serviços comparados aos que existem na atualidade na internet, que estava começando a se tornar cada vez mais comum no meio social, os blogs acabaram ganhando força dos usuários devido a simplicidade e flexibilidade para temas. 


Podendo ser desde um diário de viagens ou blogs de moda, assim como as chances das empresas começarem a compartilhar os seus conteúdos na internet para atrair mais leads por meio das estratégias de marketing, que começava também a explorar o campo online. 


Conforme novas plataformas foram surgindo oferecendo serviços gratuitos ou pagos, além de proporcionarem criação de layouts próprios ou do administrador poder utilizar os que estavam disponíveis, esse modelo de página ganhou força ano após ano. 


Isso porque as estratégias para otimização começaram a serem usadas dentro do mercado conforme a popularidade do Google também crescia, de modo que o objetivo principal, era estar no topo da página de busca da plataforma. 


Por exemplo, se o usuário buscasse por uma manutenção macbook, a plataforma do Google poderia trazer empresas e blogs sobre o tema ou relacionados a marca no topo da pesquisa devido as otimizações que as páginas continham. 


As mudanças que foram apresentadas dentro do mercado acabaram fazendo com que o marketing se transformasse, passando a ter uma modalidade digital para que pudesse fazer com que as empresas conseguissem conquistar consumidores pela internet. 


Embora algumas pessoas possam achar que o blog não possui mais a força assim como no fim da década de 90 para o começo dos anos 2000, essas páginas proporcionam não somente testar estratégias de marketing mas como também, dar uma presença digital. 


Por isso, é importante não somente entender o que é o blog, mas também, as estratégias das quais eles podem abrigar dentro das suas estruturas.

O que é SEO?

Sendo uma estratégia bastante utilizada pelas empresas onlines do ramo de instalação de forro PVC para que sejam mais fáceis de serem encontradas, o SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.


Podendo proporcionar uma melhoria em sites, páginas na web e especialmente os blogs, com o SEO bem planejado, é possível que um empreendimento melhore suas posições nas páginas do Google por meio de resultados orgânicos. 


Diferentemente dos resultados pagos, que sempre aparecem no topo da página, o formato orgânico é aquele que acaba ganhando posições mais altas devido ao fluxo de visitantes que a página teve conforme foram sendo visitadas.


Por conta da visibilidade que o Google proporciona, os resultados orgânicos que são apresentados acabam dando alguma credibilidade para a empresa que os utiliza, porque demonstra que os seus conteúdos sobre caixa de água grande são relevantes.


As buscas do Google podem mudar de acordo com o acesso das páginas, por isso, uma boa estruturação de SEO pode fazer com que a empresa conquiste metas como:


  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads;
  • Reduzir custo de aquisição de cliente;
  • Conquistar autoridade no mercado;
  • Ter mais vendas.


Podendo até mesmo estar alinhado com outros recursos que o Google oferece, o SEO é uma das estratégias mais visadas dentro do mercado, e por isso, uma empresa deve tê-lo bem planejado para que possa ganhar um destaque.

Como escolher as palavras-chave?

Saber escolher as palavras-chave que vão fazer com que equipamentos para limpeza de fachadas de um empreendimento sejam mais fáceis de serem localizados, inclui técnicas e planejamentos para que a meta seja atingida em meio a tantos concorrentes.


Primeiro, para escolher bem as palavras-chave que vão ser utilizadas, é importante que se tenha uma pesquisa não somente para os termos, mas também, em relação ao segmento mercadológico que atua. 


Algumas ferramentas do Google podem contribuir para que, após ter alguma palavra escolhida, ela seja avaliada para saber quais são as chances dos usuários buscarem por elas ou então, a média pela qual esse termo é digitado no Google.

 

Muitas empresas acabam recorrendo ao brainstorm para saber quais são as palavras ligadas ao produto, serviço ou até mesmo a marca em si, mas ao terem uma avaliação, é possível saber de uma melhor forma se são ou não úteis para o objetivo da empresa. 


Outro ponto importante para as empresas saberem está em relação ao tamanho da palavra, especialmente porque muitos usuários acabam preferindo as menores ou com uma memorização mais rápida. 


Por isso, é importante que essas palavras-chave também possam ser estudadas para saber se podem ser ou não introduzidas na estratégia de SEO se combinarem com o produto, serviço ou a marca que será usada no blog. 


As palavras-chaves também devem possuir um impacto direto no assunto que será tratado nas postagens do blog. 


Por exemplo, se o assunto for sobre moldura de isopor para fachada, os termos devem estar diretamente ligados ao produto. 


Podendo ser até mesmo uma palavra que resuma o assunto ou então, instigue o visitante ainda mais sobre ele, de modo que o tráfego pelo blog possa até mesmo levá-lo para outros conteúdos por meio de links internos. 


Compreender o público-alvo que se planeja conquistar a atenção das palavras-chaves também é importante para melhorar o tráfego e ganhar notoriedade dentro do Google, por isso, particularidades de uma linguagem podem acabar influenciando. 


Não por conta do consumidor, mas sim, da própria plataforma que acaba divergindo termos que possuem o mesmo significado, por isso, é importante que a empresa saiba usar essa estratégia para que não tenha os resultados afetados. 

Como otimizar um blog?

Se uma empresa de forro modular de gesso acartonado busca otimizar o seu blog, algumas estratégias podem colaborar com essa ação além do uso do SEO, porque para essa ação de marketing dar certo, é importante que a empresa produza conteúdos. 


Como as plataformas de blog ao longo dos anos se modernizaram, podendo abrigar conteúdos, além dos textuais como vídeos, áudios e até mesmo, documentos por meio de uploads em alguns casos. 


Quanto mais conteúdos um blog tiver sobre o produto e o serviço de maneira relevante, maiores são as chances do Google classificá-los de uma boa forma dentro da plataforma de busca.


O Google apresenta boas ferramentas para que uma empresa possa ganhar um destaque no mercado e principalmente, dentro de sua plataforma, por isso, usar recursos como o Google Maps pode contribuir na otimização de um blog. 


O formato do Maps embora esteja focado principalmente em localização, pode contribuir também para que os usuários conheçam a empresa e mostre que ela pode estar perto dependendo da região do qual o visitante virtual está. 


Mostrar a localização também demonstra uma maior seriedade nos negócios, passando a mensagem de que o negócio está disposto a atender o consumidor tanto pessoalmente como também online, por isso, é um recurso que pode ajudar na otimização de um blog. 


Utilizar links também é uma fórmula para dar um maior engajamento dentro de um blog, tanto que direcione para outras postagens dentro da página como também, de parceiros, que podem redirecionar para o site da empresa. 


Tendo uma boa otimização dentro da plataforma do Google, os links fazem com que os usuários possam conhecer mais sobre a empresa e deste modo, iniciarem o processo de conversão de leads. 

Considerações finais

Os blogs são páginas que mesmo sendo criadas durante a década de 90, acabaram ganhando um grande espaço dentro da sociedade e se tornando uma das páginas mais utilizadas em estratégias de marketing pelas empresas. 


Por serem muitas vezes usadas no formato gratuito, o que é algo benéfico para quem está iniciando no ramo de criar presença online, mas não possui grandes orçamentos para o marketing, o blog também permite que ganhe uma notoriedade dentro do Google. 


Utilizando palavras-chaves sobre produtos como cabo de aço alma de fibra, por exemplo, de uma forma efetiva e que possa trazer bons resultados dentre a concorrência, a otimização de um blog oferece que a empresa acabe conquistando um espaço.


E aumentando a sua credibilidade, especialmente ao se utilizar marketing de conteúdos e um tráfego orgânico, do qual acaba conquistando boas posições no ranking do Google de acordo com os usuários que visitaram e consideraram relevante.


Estar dentro do Google é algo benéfico para qualquer empresa no mercado, especialmente em posição de destaque, por isso, quanto mais estratégias uma empresa fizer para compreender os mecanismos, maiores são as chances de acontecer. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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