Qualquer link de uma página web para outra página dentro de um mesmo site, é um link interno. Ele direciona para artigos dentro da mesma temática, ou com alguma informação relevante. Com essa ferramenta é possível complementar o conteúdo do artigo e levar o usuário a passar mais tempo dentro do site, além de ajudar o Google a descobrir mais artigos e fornecer algum contexto sobre a página vinculada. É útil para o usuário e para o Google. O tipo de link voltado para o usuário geralmente corresponde ao usado para otimização de SEO.
Já os links externos, são uma ligação para sites de outras pessoas. É necessário fornecer algum contexto do por que o usuário deve clicar neste link e o tipo de informação extra fornecida. Um exemplo é levar a uma página na Wikipedia, fornecendo maiores informações sobre um personagem, conceito, ou outra informação relevante. Textos âncora mais longos, internos ou externos, também oferecem uma melhor informação sobre o contexto da página.
Diversos SEOs acreditam que devem aplicar uma porcentagem de links de entrada, mas essa teoria não deve ser seguida. Eles usam palavras chaves que querem ranquear e uma quantidade de links com o nome da empresa (branded link). Essa teoria está errada, pois ela presume que o Google usa o texto âncora para fins de classificação, mas segundo o próprio Google em divulgações recentes, isso é um mito.
Links naturais geralmente estão fora de controle, pois a caraterística de um link natural é o seu uso baseado em relevância. O autor de outro site cita, sem consulta prévia ao autor, de forma espontânea, em seu próprio site.
A melhor prática de ancoragem é aquela entre o que é bom para o Google e o que é bom para o usuário. Criar textos âncora capazes de dizer ao usuário exatamente o que ele encontrará, seja em links internos ou externos, é a melhor abordagem a ser tomada.
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