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Data de publicação:

abr. 08, 2021

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Como o Google escolhe os melhores sites e textos para colocar no topo das pesquisas?

Como o Google escolhe os melhores sites
A resposta mais desejada por todas as empresas que realizam estratégias de SEO. Mas, afinal, como o Google escolhe os melhores sites e textos para colocar no topo das pesquisas? Com as novas atualizações do Google em 2021 as cartas foram embaralhadas, principalmente, para as Agências de SEO. O Google quer a melhor resposta para a pesquisa e ainda utiliza de texto âncora para isso.  

O algoritmo do Google faz uso do texto âncora para entender sobre o que fala uma página e por consequência localizá-la. Recentemente, o Google descobriu uma melhora nos resultados de pesquisa quando eram usados textos âncora somados ao conteúdo escrito de uma página web, facilitando o entendimento do que tratava um site. O algoritmo foi mudado para evitar abusos no uso do texto âncora. Mas até hoje ele é uma ferramenta essencial no marketing digital.
 
O texto âncora é um texto contendo um link. Aparece como “clique aqui” ou frases como “Restaurante self-service em São Paulo”. Links internos podem ajudar o Google a descobrir mais artigos dentro de um site e oferecer algum contexto sobre seu conteúdo. Acertar nos links internos, externos, título de artigos, além do texto âncora, é essencial para ser encontrado através de contexto e conteúdo de qualidade para o usuário.

Como aparecer no topo das pesquisas Google usando textos âncora?

Qualquer link de uma página web para outra página dentro de um mesmo site, é um link interno. Ele direciona para artigos dentro da mesma temática, ou com alguma informação relevante. Com essa ferramenta é possível complementar o conteúdo do artigo e levar o usuário a passar mais tempo dentro do site, além de ajudar o Google a descobrir mais artigos e fornecer algum contexto sobre a página vinculada. É útil para o usuário e para o Google. O tipo de link voltado para o usuário geralmente corresponde ao usado para otimização de SEO.

 

Já os links externos, são uma ligação para sites de outras pessoas. É necessário fornecer algum contexto do por que o usuário deve clicar neste link e o tipo de informação extra fornecida. Um exemplo é levar a uma página na Wikipedia, fornecendo maiores informações sobre um personagem, conceito, ou outra informação relevante. Textos âncora mais longos, internos ou externos, também oferecem uma melhor informação sobre o contexto da página.

Qual seria a proporção ideal de texto âncora em uma página?

Diversos SEOs acreditam que devem aplicar uma porcentagem de links de entrada, mas essa teoria não deve ser seguida. Eles usam palavras chaves que querem ranquear e uma quantidade de links com o nome da empresa (branded link). Essa teoria está errada, pois ela presume que o Google usa o texto âncora para fins de classificação, mas segundo o próprio Google em divulgações recentes, isso é um mito.


Links naturais geralmente estão fora de controle, pois a caraterística de um link natural é o seu uso baseado em relevância. O autor de outro site cita, sem consulta prévia ao autor, de forma espontânea, em seu próprio site.


A melhor prática de ancoragem é aquela entre o que é bom para o Google e o que é bom para o usuário. Criar textos âncora capazes de dizer ao usuário exatamente o que ele encontrará, seja em links internos ou externos, é a melhor abordagem a ser tomada. 

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