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Data de publicação:

abr. 08, 2021

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71 Estatísticas incríveis para otimização de SEO

O mais valioso canal de marketing é a pesquisa orgânica. Por isso a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é essencial para todos os negócios e marcas em operação online. A pesquisa orgânica é indiscutivelmente o canal de marketing mais valioso que existe. É por isso que a otimização SEO é essencial para todas as marcas e negócios que operam online hoje. Todas as empresas precisam de SEO, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Você deseja que seu site seja encontrado e clicado. O clique do usuário é fator determinante entre a morte ou prosperidade de uma empresa. Caso seu site não seja localizado, o do seu concorrente certamente será. Com mais de 20 anos de direcionamento de tráfego, receita e conversões, ainda há quem questione o valor do SEO. E parte do inegável valor do SEO se encontra em relatórios e estudos. Reunimos aqui 71 estatísticas com tudo que você precisa saber sobre otimização de mecanismos de pesquisa.

Estatísticas de Tráfego Orgânico

91,75%: É a participação mundial total que o Google mantém no mercado de mecanismos de pesquisa atualmente. (StatCounter, 2020)


90,64%: a porcentagem de páginas que não obtêm do Google tráfego de pesquisa orgânica. (Ahrefs)


53%: A porcentagem de todo o tráfego de sites rastreáveis que vem da pesquisa orgânica. (BrightEdge)


50,3%: A porcentagem de todas as pesquisas no google.com com cliques zero. (SparkToro)


45,25%: todas as pesquisas resultantes em cliques orgânicos feitas no Google.com (SparkToro)


32%: a taxa média de cliques orgânicos (CTR) obtida no Google Desktop para o primeiro resultado da pesquisa.  (Classificação avançada da web)


26,9%: a CTR orgânica média do primeiro resultado de pesquisa do Google em celulares. (Classificação avançada da web)


2,75%: A participação que o Microsoft Bing detém atualmente no total do mercado mundial. (StatCounter, 2020)


8,5: O número médio de resultados mostrados na página 1 do Google em pesquisa orgânica para celulares. (SearchMetrics)



8,7: O número médio de resultados mostrados na página 1 do Google em pesquisa orgânica para desktops. (SearchMetrics)

Pesquisa Local

91%: Consumidores que afirmam estarem mais propensos a usar uma empresa após avaliações positivas (BrightLocal)


90%: consumidores encontraram uma empresa usando a internet no último ano. (BrightLocal)


82%: consumidores que leem online comentários sobre empresas locais (BrigthLocal)


76%: consumidores que confiam nas avaliações on-line tanto quanto nas recomendações de amigos e familiares. (BrightLocal)


76%: pessoas que pesquisam em seus smartphones algo próximo e visitam uma empresa em até um dia. (28% dessas pesquisas por algo próximo resultam em uma compra.) (Google)


Mais de 55% são os compradores que afirmam ter usado vídeos on-line durante a compra em uma loja. (Google / IPSOS)


Cerca de 45% das pessoas compram online e retiram na loja no mundo inteiro. (Google / IPSOS)


13 minutos e 45 segundos: é o tempo gasto por um consumidor médio lendo avaliações antes de tomar uma decisão. (BrightLocal)


Quase 2 em cada 3 usuários de smartphones têm maior chance de comprar em empresas cujos sites ou aplicativos personalizam informações segundo sua localização. (Think with Google)


Quase 1 em cada 3 de todas as pesquisas em celulares estão relacionadas à localização. (Think with Google)

Comportamento de usuários e pesquisa

+ 1.000% é o crescimento do interesse em consultas “o que assistir” desde 2019 (Google)


79%: Pessoas que antes de fazer uma compra realizaram uma ação relevante em seus telefones. (Google)


65% das pessoas usam o telefone nos momentos "Eu quero comprar". (Google)


52,94% dos usuários de Internet em todo o mundo usam dispositivos móveis e tablets, enquanto 47,06% operam computadores. (StatCounter)


39% dos compradores são influenciados por uma pesquisa relevante. (Google)


21%: de pesquisas com mais de um clique nos resultados do Google. (Moz)


18% das consultas no Google levam o usuário a alterar termos de pesquisa sem clicar em nenhum resultado. (Moz)


8%: Pesquisas que são formuladas como perguntas. (Moz)


8% das consultas do Google resultam em pula-pula (quando o usuário clica em um resultado e em seguida volta para a página de resultados para escolher um resultado diferente). (Moz)


9 dias: é o número de dias médio que as pessoas levam em decisões de compra. (Google)


3 é o número médio de palavras usadas por um pesquisador típico em consultas em buscadores. (Moz)

Estatísticas de Link Building

75%: de profissionais de marketing digital usam o marketing de conteúdo especificamente para geração de links.  (Aira)


70% dos profissionais de marketing digital usam o Ahrefs como ferramenta de criação de links. (Aira)


66,31% das páginas da web não possuem backlinks. (Ahrefs)


Mais de 63% dos profissionais de marketing digital preferem terceirizar rotinas de link building. (SEMrush)


53%: A porcentagem de profissionais de marketing digital considera a criação de links a postagem de visitantes como a estratégia mais eficaz. (SEMrush)


51% dos profissionais de marketing digital usam como ferramenta para construção de links o SEMrush. (Aira) 


38% dos profissionais de marketing digital consideram classificações como o principal KPI para medir a eficácia do Link Building. (Aira)


Se pudessem escolher apenas uma métrica para medir autoridade e / ou qualidade de um link. 34% dos profissionais de marketing digital escolheriam Autoridade de Domínio (Moz), (Aira)


28% dos profissionais de marketing digital relatam a criação de uma campanha que não gerou nenhum link. (Aira)


De 1 a 9 links: Número médio de links produzidos em uma campanha de marketing de conteúdo, de acordo com os profissionais de marketing digital. (Aira)

Estatísticas de pesquisa do Google

2 trilhões: É o número estimado de pesquisas realizadas por ano em todo o mundo pelo Google. (Search Engine Land)


1 bilhão é o total de dispositivos integrados com o Google Assistente neste momento. (Google)


66% de consultas de pesquisa distintas no Google que resultaram em um ou mais cliques. (34% das pesquisas não obtêm cliques.) (Moz)


62,2%: Pesquisas do Google feitas em dispositivos desktop que resultam em um clique orgânico, 2,8% em um clique pago e 35% em nenhum clique. (Moz)


40,9% das pesquisas do Google feitas em dispositivos móveis resultam em um clique orgânico, 2% em um clique pago e 57,1% em nenhum clique. (Moz)


25% de todas as pesquisas são distribuídas entre as principais consultas de 1 milhão. As principais consultas de 10 milhões correspondem a cerca de 45% e as principais consultas de 1 bilhão correspondendo a cerca de 90%. (Moz)


25%:  É a porcentagem de todo o volume de pesquisa que ocorre fora das 100 milhões de palavras-chave principais. (Moz)


15%: São pesquisas inéditas no Google - dentre os bilhões de consultas que obtém todos os dias. (Google)


11,8% de cliques de pesquisas distintas do Google resultam em um clique no YouTube, Google Maps, Gmail, Google Livros, Google Play Store no celular etc. Todos propriedade do Google. (Moz)


3% dos cliques nas pesquisas do Google vão para blocos de imagens. (Moz)


0,9% de pesquisa do Google.com obtêm um clique no Google Maps. (Moz)


0,55% dos cliques nas pesquisas do Google vão para os resultados do Google Shopping. (Moz)


0,5% dos cliques nos resultados de pesquisa do Google que vão para links no Mapa do Conhecimento. (Moz)


1,8% dos cliques nos resultados de pesquisa do Google que vão para o YouTube. (Moz)


0,16%: de cliques nos resultados de pesquisa do Google vão para resultados personalizados do Gmail / Google Mail. (Moz)


Menos de 1 minuto: É a duração de uma pesquisa do Google (desde o momento da consulta inicial até o carregamento da página de resultados e a seleção de quaisquer resultados, mais quaisquer cliques no botão Voltar para esses SERPs e seleção de novos resultados.) (Moz)

SEO x outros canais de marketing

27% da população global on-line usa a pesquisa por voz no celular. (Google)


15% de todo o tráfego rastreável vem da pesquisa paga. (BrightEdge)


15% de todo o tráfego rastreável vem de todas as outras origens. (BrightEdge)


5%  de todo o tráfego rastreável vem de redes sociais pagas. (BrightEdge)


20 é o número de vezes que SEO tem mais oportunidades de tráfego em comparação com PPC em dispositivos móveis e desktops. (Moz)

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