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Data de publicação:

abr. 08, 2021

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12 dicas comprovadas para SEO local

dicas comprovadas para SEO local
Como colocar seu site na primeira página do Google com o SEO Local? Para chegar ao topo das pesquisas do Google na sua cidade, bairro ou região, você precisa otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio, investir em plataformas locais e, principalmente, criar conteúdos específicos para o local que deseja com palavras-chave em títulos, subtítulos e nos textos do seu conteúdo ou da sua página. 

Separamos 12 dicas comprovadas de SEO Local, mas antes precisamos que você entenda de uma vez que a visibilidade nas páginas de resultados de pesquisa (SERPes) é muito importante nas suas estratégias de SEO Local, principalmente no momento atual. 

A Covid-19 modificou como os negócios são feitos, a vida online aumentou e os clientes buscam mais informações online. Otimizar sua presença local é fundamental para gerar vendas e alcançar novos clientes. Mas como garantir suas listagens locais atualizadas? Aqui estão 12 das minhas táticas de pesquisa local para ajudar a melhorar a visibilidade da sua empresa e por consequência, sua renda. 

Dica 1: Invista em uma plataforma de pesquisa local

Sabe aqueles sites para cadastrar sua empresa gratuitamente e você fica esperando que eles tragam resultados quase que por um milagre de alguém ver e contatar sua empresa? Pois bem, eles de fato quase não trazem este tipo de ação, mas são fundamentais para estratégias de SEO Local. Isso porque todos os sites de cadastramento gratuito que permitem que você cadastre o seu site fazem os robots do Google lerem este cadastro como uma indicação para aquela região.


Abaixo uma lista de sites para cadastrar sua empresa e aproveitar desta estratégia de SEO Local.

  • 1 - iLocal.
  • 2 - Hotfrog.
  • 3 - NEI.
  • 4 - Guis.
  • 5 - Novo BR.
  • 6 - Lista Amarela.
  • 7 - Opendi.
  • 8 - Brasil Páginas Amarelas.
  • 9 - Solotudo 

Plataformas para estratégia de SEO Local

Existem diversas plataformas de busca local que podem caber em seu orçamento, como: Moz, Yext, RIO, RenderSEO, Chatmeter e SweetlQ, entre outras. 


O uso de uma plataforma facilita o gerenciamento de todas as listagens. Isso inclui obter seu nome, endereço e telefone (NAP) listado de forma precisa e consistente em centenas de mecanismos de pesquisa e diretórios locais, enquanto também remove listagens duplicadas. 


Tentar um gerenciamento manual é demorado e pode ter imprecisões em todo o ecossistema de pesquisa local. 

Novo recurso do Google para SEO Local

Se você é uma marca de comércio eletrônico, certamente deseja aproveitar o novo recurso do Google, o “Veja o que tem em suas Lojas” (SWIS).  Isso é feito integrando o inventário ativo ao seu perfil no Google Meu Negócio. O mecanismo permite que os clientes vejam seu estoque em uma lista de produtos não pagos em propriedades do Google, incluindo mapas, imagens e compras. 



Dessa forma poderá aproveitar os consumidores que já procuram seus produtos e serviços todos os dias. Poucas plataformas possuem essa integração junto ao conjunto de recursos básicos, mas definitivamente, dê uma olhada enquanto é gratuito. 

Dica 2: Aposte em dados estruturados. 

Dados estruturados ajudam o Google a entender melhor o conteúdo e ajudam a aumentar cliques, conversões e impressões. O mesmo princípio aplica-se à pesquisa local. Implementar estruturas como: Empresas locais, geolocalização, endereço postal e avaliações, ajudam a otimizar o desempenho. 

Dica 3: Otimize o Google meu Negócio.

Se você não está usando e otimizando seu perfil no Google Meu Negócio, está deixando dinheiro na mesa e perdendo uma grande oportunidade. 


Preencha todas as informações que puder, incluindo fotos, menus, descrições e serviços. Muitas empresas não usam corretamente as categorias certas. 


Por exemplo, uma pizzaria pode listar seus negócios em restaurantes. Manter as informações atualizadas também é essencial. Horários de funcionamento incompatíveis e telefones inexistentes, geram uma experiência ruim, além de impedir a conversão de vendas.


Não bastam boas avaliações. Clientes novos chegam todos os dias e pode não haver outra chance. O Google conta seus horários e demais informações. É preciso atualizar até mesmo quando se está temporariamente fechado. E se o restaurante estiver ainda aberto para entregas, é possível usar a pesquisa local para informar que o salão está fechado, mas o delivery segue ativo. 


 Olhando o mapa dos arredores, é possível ver o status dos estabelecimentos. Se estão fechados, abertos, se aceitam delivery e etc. 


Para grandes varejistas, existe a opção “ver mais horários”, quem possui diversos departamentos pode fazer isso usando o GMN . 


Este recurso pode atualizar:


• Horário de departamento.

• Horário Sênior.

• Horário de coleta

• Horário de entrega

• Horário de Visita

• Horários com picos de movimentação,

Entre outros. 


Não se esqueça de atualizar as Perguntas e Respostas (Q&A) no seu perfil de negócios do GMN com detalhes pertinentes e dúvidas frequentes, como:


• Mudanças de horário e fechamentos

• Cancelamento de eventos, reembolsos e trocas.

• Volume de chamadas/e-mails e atrasos esperados.

• Alterações de nomenclaturas. 

• Medidas de saúde e prevenção. 

• Alterações nos serviços oferecidos. 

Dica 4: Atualize o status de eventos

Utilize o EventStatus; é um novo tipo de serviço. Ele permite que os usuários saibam o estado atual do seu evento agendado. Entre as opções estão:


Event Cancelled: Evento cancelado.

Event Moved Online: O evento se tornou online. 

Event Postponed: Evento adiado e sem data definida. 

Event Rescheduled:  Evento mudou de data.

Event Scheduled: O evento irá prosseguir conforme o planejado. 


Essas informações podem ser puxadas para o perfil de negócios, através de plataformas externas como Evenbrite, Meetup e Facebook.

Dica 5: Audite suas Listagens

Nas audições frequentes você identificará:

Atualizações automáticas no status operacional, como “Temporariamente Fechado” e etc. Alterações sugeridas ou pendentes no horário de funcionamento, sugeridas nos atributos, nos detalhes do negócio e mais quaisquer pendências e sugestões. Assim como também listagens desativadas. 

Dica 6: Gerencie sua Reputação

Uma boa experiência do consumidor e avaliações positivas são fundamentais para uma boa classificação no Mapa Local. Muitas empresas recebem avaliações positivas e negativas e as deixam sem nenhuma resposta. Como consumidor, você também hesitaria ao ver uma nota baixa e pior, sem resposta. 


As pessoas confiam nas avaliações e as avaliações negativas ganham destaque se a empresa nem ao menos explicar ou responder. Ao dar um feedback, a confiança de outros usuários aumentará e isso pode gerar mais negócios. 


Monitorar e responder às avaliações, boas ou ruins, e limitar-se a obter avaliações espontâneas. É possível adicionar prints ou o texto destas avaliações ao seu site, validando sua marca e aumentando suas chances de conversão.

Dica 7: Use conteúdo Hiper Localizado

Concentre-se em adicionar conteúdo exclusivo e de qualidade para cada local. O conteúdo hiperlocal ajuda a melhorar sua visibilidade e o uso de SEO está relacionado com uma experiência positiva em todos os dispositivos e plataformas, a fim de ajudar os usuários a obterem boas informações.



Ao incluir títulos, cabeçalhos, metadados, textos alternativos para imagens e etc, tudo voltado para aquela localidade, as chances de localização aumentam. Além disso, inclua sempre conteúdo relacionado à COVID. Aumentar a confiança do ponto de vista do cliente, além de obter avaliações positivas. A segurança ajuda nas vendas. 

Dica 8: Conexões sempre ativas

Ative as mensagens no aplicativo Google Meu Negócio. Caso não esteja disponível por telefone ou após o horário comercial, isso pode ajudar a dar o suporte que o cliente precisa. Crie uma mensagem automática de boas-vindas para informar o status da empresa.

Dica 9: Monitoramento de Tendências

Use o Google Trends para monitoramento e entendimento das mudanças de interesse, pesquisa e comportamento sobre tópicos relevantes e palavras-chaves. Analise as palavras-chaves relevantes para seu negócio e veja as tendências. Após isso, monitore também o desempenho de seu site, a fim de entender suas conversões e atualizar os relatórios e previsões, levando em consideração o impacto do COVID-19. 


Dica de ferramenta bônus: ExplodigTopics.com mostra as tendências explosivas iniciadas nos dados do Google Trends. Útil em descobertas de novas áreas de negócios e pesquisas de mercado. 

Dica 10: Pesquisas por voz e celular: Otimizar!



Analise as métricas e localize as perguntas mais comuns sobre seu negócio. O uso de ferramentas de terceiros e recursos como People Also Ask (PAA) do Google. 


Como a maioria das pesquisas locais é feita por dispositivos móveis, certifique-se de que seu site está sempre otimizado para smartphones, atentando para a qualidade das imagens, conteúdo e tempo de carregamento. 


Usuários fazem perguntas também por voz e sua empresa deve estar pronta quando a assistente digital responder.

Dica 11: Análise Métrica e Landing Pages Locais

Métricas podem ajudar no rastreamento do sucesso de campanhas de pesquisa locais, a nível local e do CEP. Garanta sempre páginas de destino locais, com uma boa experiência de usuário, incluso capacidade de resposta, velocidade de carregamento, base de código atualizada, frases atrativas e bom design. Tudo isso ajuda na classificação de sua marca e melhorar as conversões. 


Dica bônus: A maioria das plataformas locais já possuem landing pages otimizadas e que podem ser construídas rapidamente. É possível terceirizar o serviço, incluindo a hospedagem e exigindo pouco envolvimento de suas equipes internas.

Dica 12: Links importam

Links de alta qualidade, obtidos através de pesquisas em sites locais, blogs, sites gerais e etc, são um item essencial. Fontes confiáveis, bom conteúdo e ajudar usuários a resolver problemas constrói credibilidade e confiança. 


Conseguir listas direcionadas à localidade da empresa, ou blogs, é muito importante. É um fator importante que pode melhorar sua visibilidade. Uma forte presença de busca local é mais importante do que nunca. Consumidores estão sempre procurando, mas conseguem encontrar seu negócio? 


Ao seguir essas dicas testadas e comprovadas de SEO Local, você chegará ao topo das SERPs e dominará os resultados locais. 

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