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Data de publicação:

abr. 12, 2021

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Como aumentar o tráfego orgânico com 5 táticas fundamentais de SEO

Como aumentar o tráfego orgânico
Quer saber como aumentar o tráfego orgânico do site com SEO? Aumente sua classificação de palavras-chave, aposte em conteúdos de cauda longa, aumente a sua CTR e, principalmente, fique atento às novas atualizações do Google e as grandes oportunidades que estão ocorrendo em diversos mercados, com sites conseguindo pontuar no topo das pesquisas em menos de 30 dias. 

Sabemos que você já se perdeu em táticas de como aumentar o tráfego orgânico? Tudo que fazemos, como link building, marketing de conteúdo, SEO técnico – impacta os resultados de 5 maneiras. Se converte em tráfego orgânico, então segue um desses mecanismos. Tendo isso em mente, é mais fácil não perder de vista táticas e objetivos, pois tudo se encaixa naturalmente.

Entender essas 5 táticas é sair de “quais técnicas de SEO aplico?” para “De que forma devo aumentar o tráfego escolhendo uma dessas 5 formas?”

Caso deseje se aprofundar ainda mais no assunto e descobrir como aumentar o acesso do site com SEO, recomendamos o nosso artigo anterior que mostra como o Google classifica os sites

Boa leitura e confira essas 5 dicas de SEO importantíssimas para ter resultados. 

1. Aumente sua Classificação em palavras-chave em que já está classificado.

Escolhemos novas palavras chaves, geralmente as mais fáceis, até a página 2 e nos esquecemos de transformar as palavras-chaves posicionadas entre 4 a 10, nas 3 primeiras.


Em SERPes, as primeiras posições são sempre mais valiosas do que as seguintes, seguindo uma ordem de decrescente potência.


Você obterá mais retornos movendo a palavra-chave #2 para #1, do que mover #3 para #2, que é maior do que mover #4 para #3 e assim por diante.


O tráfico obtido está ligado à classificação. Atingir uma classificação maior passa por conteúdo de valor para o usuário, confiabilidade na marca, mais marcas de checagem você tem de obter e a experiência deve ser melhor. É preciso comparar seu conteúdo e domínio em diversos prismas com os resultados dos mais ranqueados.


Analise os resultados de 4 a 10 (ou 11 a 20) e observe se eles possuem alguma desvantagem em comum em comparação aos primeiros colocados.

2. Palavras-Chave de Cauda longa

Estar bem classificado para a palavra-chave primária é bom, mas também podemos gerar mais tráfego usando mais palavras-chave de cauda longa.


Use palavras-chave adicionais, relacionadas com a principal consulta, sinônimos ou apenas mais específicas e longas.

De forma geral, palavras-chave aumentam no ranking por alguns motivos. Nos 3 casos abaixo o Google entende através da mudança que o conteúdo é relevante/oficial e o oferece para mais consultas.

Conteúdo novo atualizado.

Se você criou um conteúdo sobre o Iphone 12 como título, por exemplo, no decorrer do texto crie títulos como: as funcionalidades do Iphone 12. Quanto mais títulos relacionados, mais chances do Google entender o seu conteúdo como completo suficientes para estar na primeira página.

Amplificação de conteúdo.

Utilize conclusões ou dicas ao final de cada conteúdo. Importante fazer isso de forma separada, colocando um título H2 com 2 ou 3 títulos H3 na sequência. Para saber mais sobre esta estruturação, temos um artigo legal que vai te ajudar sobre as novas atualizações e como uma agência especializada em SEO funciona.

O conteúdo ganhou mais backlinks

Informe no decorrer do texto sobre novos conteúdos do seu BLOG.

3. Novas palavras-chave Classificadas

O foco em tráfego orgânico pode fazer com que as outras 4 maneiras caiam no esquecimento. Classificar palavras-chave é a forma mais trabalhosa e também a mais eficaz para impulsionamento de tráfego orgânico.

Encontre palavras-chaves de várias formas:

  •  Busque palavras-chaves relacionadas às já usadas.
  • Faça uma lista de tópicos e palavras-chave não cobertas.
  •   Busque sugestões de ferramentas como Ubersuggest, Google Ads, Google Correlate, Keywords Everywhere e etc.
  •   Identifique lacunas de palavras-chaves na concorrência.

 

Ao fazer isso, o Google precisa de um tempo até entender as alterações e o conteúdo atingir seu potencial pleno. Esse tempo depende de diversos fatores como link do perfil e conteúdo de qualidade.

4. Aumente a sua CTR

Uma taxa de cliques melhor, significa um trabalho bem feito, capaz de chamar a atenção dos usuários e que corresponde às expectativas ao ser clicado.


Alto retorno e baixo esforço definem essa tática.

 

Chame a atenção com essas 3 opções:

 

  •  Otimização da descrição.
  • Otimização de títulos.
  •   “Fragmentos ricos.” 

 

Fragmentos ricos ou Rich Snippets, são links com perguntas frequentes, estrelas e etc.  O Google os apresenta em forma de destaque, mas nem todo rich snippet obtém um resultado significativo e em alguns casos pode ser negativo.


Por isso o teste é importante!

Alguns tipos de rich snippets, como resenhas, são reservados para sites de comércio eletrônico, resenhas e culinária.

Mesmo assim, qualquer site pode buscar determinados tipos de rich snippets e otimizar descrições e títulos, que em especial possuem impactos múltiplos: Títulos chamam muita atenção nos SERPes e impactam muito classificações e relevância. O click-through depende para uma consulta de outros recursos SERP mostrados pelo Google.

5. Classificação em recursos SERP

O Google mudou o cenário em prol de uma experiência amplificada e com objetivo de responder perguntas de forma direta ou ir além de 10 links e encaminhar o usuário para o local certo. Mesmo ainda recebendo muito tráfego, sites competem entre si simultaneamente.



O controle da aparência dos recursos SERP e tais aumentos se dá até certo ponto.

Indo para o óbvio, indico os snippets em destaque, tornaram-se o novo primeiro lugar.

Mas há outras oportunidades gratuitas capazes de influenciar, como:

 

  • Caixas PPA.
  • Carrossel de Imagens.
  •  Pacotes locais.
  • Notícias principais e artigos aprofundados.
  • Snippets de perguntas frequentes.

 

O crescente uso dos recursos SERP pelo Google tira o usuário do padrão de escaneamento F clássico e o leva para uma experiência em padrão “Pinball”.

Taxas de cliques sofrem mudanças e variações a depender de quantos e quais recursos SERP são mostrados pelo Google em cada consulta. O impacto é amplificado em dispositivos móveis.

Oportunidades maiores que as Táticas.

Localizar as oportunidades e seus impactos é o ideal, ao invés de buscar apenas impactos em táticas.


Essas 5 maneiras apresentadas são um excelente ponto de partida para descobrir as oportunidades, focando em potenciais retornos e não apenas em táticas automatizadas. Elas apresentam diferenças entre esforço X retorno.


Caso esteja buscando retornos rápidos, você pode agir de maneira independente, pois as melhorias de CRT são a melhor aposta.


Mas se está buscando o maior impacto possível, optar por conteúdos novos na rede trará seus resultados. Mas lembre-se, nem sempre a mudança é impulsionada pelo o que fazemos, pois o Google constantemente indexa e compara novos conteúdos ao que já está classificado.


Com os avanços em Entendimento de linguagem natural e processamento de linguagem natural, o Google melhora sua compreensão, as definições de qualidade do Google não são estáticas.



Alterações nos algoritmos são capazes de enviar mais tráfego para um conteúdo inalterado, somente porque o entendimento do Google evoluiu.

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