Layout do blog

Autor:

Data de publicação:

set. 30, 2022

Siga o autor:

Como funcionam as avaliações no Google Maps

Como funcionam as avaliações no Google Maps

O Google Maps é um aplicativo desenvolvido pelo Google que permite que usuários encontrem lugares com mais facilidade, orientando os percursos de várias maneiras, como a pé, de carro ou por meio de transporte público.


Também é possível avaliar os lugares visitados, por meio de comentários, fotos e atribuição de notas. As avaliações feitas pelos clientes são disponibilizadas no perfil da companhia e podem ser exibidas no Google Maps e resultados de pesquisa.



As empresas podem receber e gerenciar as avaliações, desde que tenham uma conta no Google Meu Negócio. Que se trata de uma ferramenta gratuita e muito importante para negócios locais.


Por meio dela, pequenas empresas conseguem ser encontradas facilmente pelas pessoas que estão próximas de sua região, e que procuram pela solução oferecida.


A internet trouxe muitas facilidades para as pessoas, e uma delas é a possibilidade de localizar facilmente os produtos e serviços que desejam comprar. Da mesma forma, podem compartilhar sua opinião e a impressão que tiveram com as empresas.


Mas a companhia precisa estar atenta a isso, assim sendo, neste artigo, veja como usar e gerenciar as avaliações do Google Maps, como adicioná-las, editá-las ou excluí-las e como conseguir boas avaliações.

Como usar e gerenciar as avaliações do Google Maps

Para adicionar avaliação de classificações sobre determinado estabelecimento, basta o usuário estar logado em sua conta do Google e pesquisar o local que deseja avaliar. A pesquisa pode ser feita por nome ou endereço, usando computador ou dispositivo móvel.


Depois de encontrar o perfil, basta clicar na opção “avaliações” no menu principal e rolar a página até encontrar a seção. Depois, o usuário pode visualizar as avaliações feitas, classificar sua experiência e comentar como foi sua experiência.


Ao visitar uma escola de curso higienização de estofados, também é possível adicionar fotos, e responder perguntas. Todas as avaliações são públicas e exibidas para qualquer usuário que acessar a página.


Para receber as avaliações da empresa no Google, a empresa deve ter um perfil no Google Meu Negócio. O gestor deve cadastrar a organização ou reivindicar um local que já esteja sendo exibido.


É possível criar e compartilhar links com URL curta e específica para cada corporação, assim como solicitar ou reivindicar os comentários.


O Google recomenda que os negócios respondam às avaliações para conquistar a confiança de seus clientes, mas para respondê-las, primeiro é necessário verificar a empresa.


A verificação também garante a edição das informações e deve ser efetuada depois de reivindicar o perfil do negócio, como verificação por correio, telefone ou e-mail.


Depois da verificação, uma transportadora câmara fria só precisa acessar as avaliações no perfil do negócio e selecionar aquilo que deseja responder. As respostas são conhecidas como “resposta do proprietário” e são postadas publicamente.


As avaliações não podem ser excluídas diretamente, sendo necessário solicitar ao Google a remoção, por meio de uma denúncia.


A avaliação denunciada passará por uma análise do Google, antes de ser removida, e a remoção só acontece se o comentário violar as políticas de conteúdo do Google.


Motivos como discordância de opinião não são vistos pela plataforma como motivo para exclusão. A solicitação deve ser feita no perfil da empresa, e ao ser sinalizada como imprópria, a avaliação pode ser removida.

Editando avaliações ou notas

As avaliações ou notas no Google Maps podem ser editadas, adicionadas ou excluídas, e os usuários podem falar sobre suas experiências em lugares que visitaram, deixando informações e atualizações sobre os locais.



Por exemplo, um hóspede pode dizer se o hotel é um ambiente agradável, se o quarto corresponde às imagens divulgadas pelo site, dentre outras questões pertinentes para quem pretende se hospedar futuramente.


Tudo é feito de maneira voluntária e a plataforma não paga os avaliadores para adicionar os comentários. As avaliações sobre uma empresa de aluguel de serra tico tico são públicas, não sendo possível comentar anonimamente.


Existem várias informações que os usuários podem encontrar quando fazem uma avaliação, dentre elas estão:


  • Nome exibido na página;
  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Informações do local anexadas;
  • Avaliações.


Para compartilhar as experiências e ajudar outras pessoas, os usuários podem incluir notas e avaliações. Para adicioná-las, é necessário seguir a política de conteúdo, visto que notas e avaliações podem ser removidas por violações políticas, como conteúdo inadequado.


As avaliações removidas por violação de política não serão mais exibidas, e essa medida ajuda a garantir apenas opiniões relevantes, confiáveis e úteis, melhorando assim a experiência dos usuários.


Para fazer uma avaliação, basta se logar no Google Maps, pesquisar o local, e clicar na opção ‘avaliar’ à esquerda da tela. Para marcar o lugar, o usuário deve clicar nas estrelas e escrever uma avaliação.


O comentário, por exemplo, sobre uma escola especializada em carteira de motorista carro, será exibido no Google Maps até que o usuário a remova. Depois de publicada, a avaliação poderá ser editada ou alterada, assim como as fotos.


Para encontrar suas avaliações usando o computador, acesse o Google Maps, e clique no menu no canto superior esquerdo. Selecione a opção “suas contribuições" para encontrar os lugares avaliados, clique em “avaliações”.


Se quiser ver sugestões de lugares para avaliar, basta clicar na opção “contribuir”, e para compartilhar uma avaliação, escolha a opção “compartilhar” na parte de baixo.


Para editar ou excluir os comentários, basta acessar o Google Maps, clicar no menu no canto superior esquerdo, acessar a opção “suas contribuições” e depois “avaliações”, clicar em “mais” e selecionar a avaliação que deseja excluir ou editar.


Selecione a opção “editar avaliação” ou “excluir avaliação”, conforme o que deseja fazer e siga as demais etapas mostradas na tela.

As avaliações ou notas no Google Maps podem ser editadas, adicionadas ou excluídas, e os usuários podem falar sobre suas experiências em lugares que visitaram, deixando informações e atualizações sobre os locais.


Por exemplo, um hóspede pode dizer se o hotel é um ambiente agradável, se o quarto corresponde às imagens divulgadas pelo site, dentre outras questões pertinentes para quem pretende se hospedar futuramente.


Tudo é feito de maneira voluntária e a plataforma não paga os avaliadores para adicionar os comentários. As avaliações sobre uma empresa de aluguel de serra tico tico são públicas, não sendo possível comentar anonimamente.


Existem várias informações que os usuários podem encontrar quando fazem uma avaliação, dentre elas estão:


  • Nome exibido na página;
  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Informações do local anexadas;
  • Avaliações.


Para compartilhar as experiências e ajudar outras pessoas, os usuários podem incluir notas e avaliações. Para adicioná-las, é necessário seguir a política de conteúdo, visto que notas e avaliações podem ser removidas por violações políticas, como conteúdo inadequado.


As avaliações removidas por violação de política não serão mais exibidas, e essa medida ajuda a garantir apenas opiniões relevantes, confiáveis e úteis, melhorando assim a experiência dos usuários.


Para fazer uma avaliação, basta se logar no Google Maps, pesquisar o local, e clicar na opção ‘avaliar’ à esquerda da tela. Para marcar o lugar, o usuário deve clicar nas estrelas e escrever uma avaliação.


O comentário, por exemplo, sobre uma escola especializada em carteira de motorista carro, será exibido no Google Maps até que o usuário a remova. Depois de publicada, a avaliação poderá ser editada ou alterada, assim como as fotos.


Para encontrar suas avaliações usando o computador, acesse o Google Maps, e clique no menu no canto superior esquerdo. Selecione a opção “suas contribuições" para encontrar os lugares avaliados, clique em “avaliações”.


Se quiser ver sugestões de lugares para avaliar, basta clicar na opção “contribuir”, e para compartilhar uma avaliação, escolha a opção “compartilhar” na parte de baixo.


Para editar ou excluir os comentários, basta acessar o Google Maps, clicar no menu no canto superior esquerdo, acessar a opção “suas contribuições” e depois “avaliações”, clicar em “mais” e selecionar a avaliação que deseja excluir ou editar.



Selecione a opção “editar avaliação” ou “excluir avaliação”, conforme o que deseja fazer e siga as demais etapas mostradas na tela.

Como ser bem avaliado pelos clientes

Para melhorar as avaliações no Google Maps, uma confecção de tecido para artesanato infantil pode investir em várias ações, são elas:

Incentivar as avaliações

Em primeiro lugar, procure incentivar as avaliações de várias maneiras. Se o negócio for uma loja física, é possível pedir para os clientes fazerem a avaliação no final do atendimento ou assim que estiverem passando pelo caixa.


Mesmo que a empresa invista em marketing pelas redes sociais, é muito importante aproveitar os momentos em que pode fazer campanhas físicas e aumentar o número de avaliações dos usuários.

Usar as redes sociais

A internet possui diversas ferramentas que podem ser usadas para melhorar a comunicação com o público, como é o caso das redes sociais.


São plataformas voltadas para o relacionamento com as pessoas, sendo excelentes opções para buscar as avaliações, tendo em vista que esses canais ajudam os usuários a conhecerem um pouco mais sobre os negócios.


Uma empresa especializada em manutenção de celular Samsung, por exemplo, pode compartilhar o link da avaliação no grupo do Facebook ou enviar para os seus clientes via WhatsApp.


Outra possibilidade é adicionar o link na bio do Instagram e ainda criar stories e postagens de divulgação. As boas avaliações podem ser usadas como prova social, e o negócio aproveita e compartilha essas informações com os seguidores.



O maior benefício de fazer isso é que as avaliações ajudam a gerar autoridade e contribuem para o branding do negócio.

Não comprar a avaliações

O propósito de receber avaliações dos usuários é justamente compartilhar opiniões verdadeiras e que ajudem a empresa a entender de que maneira ela é vista por seus clientes.


É dessa forma que um negócio especializado em recarga de extintor automotivo vai entender quais são os seus pontos positivos e quais aspectos podem melhorar.


Só que existem muitas marcas que acreditam que ter 5 estrelas é tudo o que precisam para ter um bom posicionamento no ranking.


Como sempre, o Google percebe esse tipo de ação, visto que as organizações selecionam as avaliações, fazendo com que as notas fossem sempre positivas.



Da mesma forma, o buscador também percebe quando uma pessoa que nunca foi cliente de um estabelecimento faz uma péssima avaliação.

Responder os comentários

Responder os comentários dos avaliadores é muito importante para que eles vejam que sua opinião realmente importa.

Tenha em mente que quando alguém procura, por exemplo, por saxofonista casamento preço, não está interessado apenas no valor cobrado pelo profissional, mas também em seu comprometimento e no atendimento oferecido.



Ao responder as avaliações, o negócio mostra que entende o ponto de vista do consumidor, que considera sua opinião e que vai trabalhar em cima daquilo que precisa ser melhorado.

Considerações finais

O Google Maps é uma ferramenta inteligente, que ajuda as empresas a serem localizadas pelas pessoas, assim como ajuda os consumidores a encontrarem as soluções que precisam.


Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse recurso e de que modo pode ser trabalhado para potencializar ainda mais o alcance da organização.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo da KOP

Share by: