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Data de publicação:

set. 30, 2022

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Como usar o Google Analytics para melhorar seu marketing digital

Como usar o Google Analytics

O marketing digital não para ampliar as suas modalidades de ação e, quando se trata das métricas e dos números, não existe ferramenta mais essencial do que o Google Analytics, sobretudo para acompanhar os altos e baixos de uma campanha nas redes.


Por essa razão, não importa se a empresa em questão está vendendo capas para piscinas de fibra ou mesmo produtos digitais.


A única coisa que realmente importa é que, para auxiliar no manuseio dos anúncios, no cálculo dos números e na avaliação do sucesso ou do fracasso de um lançamento, o trato com as análises de cada uma das etapas precisa estar em dia.


Outra coisa que precisa estar calibrada, independentemente de se a empresa vende gnv terceira geração ou peças de moto, é a recepção das informações a respeito dos consumidores, tais como faixa etária, sexo e localização regional.


De forma que, se o gestor for bem treinado no uso da ferramenta, será possível fazer publicidade da forma mais inteligente que as circunstâncias permitirem, otimizando ao máximo a comunicação da empresa com o mundo.


Em virtude da importância de todos esses fatores, será abordado neste artigo o conceito prático do Google Analytics, junto com a sua forma de funcionamento, para que seja possível ter em mãos aquilo que é necessário para otimizar uma campanha.



Por fim, e para que seja possível constatar que é possível dobrar até mesmo as vendas de uma faca elétrica industrial com o uso da ferramenta, será ilustrada a forma como esse programa pode melhorar o marketing de um negócio.

Do que se trata o Google Analytics?

O Google Analytics consiste em uma ferramenta de monitoramento e avaliação de sites e aplicativos que, atualmente, é a mais utilizada no mundo.


Algumas das suas maiores vantagens são a facilidade de configuração, a integração com outras funções do Google, tais como os Ads e a Search Console, além de uma versão gratuita bastante completa.


Com a ferramenta instalada de forma adequada, é possível monitorar o perfil daquelas pessoas que acessam os sites, junto com as páginas mais acessadas, as conversões, os dispositivos, as cidades e uma enorme variedade de outros dados.


Se alguém quer veicular um anúncio de alongamento para cabelos finos, segmentando as peças de conteúdo para a audiência adequada, essa pessoa poderá se valer muito do poder de análise das métricas que a ferramenta proporciona.

O Google Analytics consiste em uma grande ferramenta para o monitoramento de tráfego para os mais diversos tipos de sites.


É importante destacar que o seu objetivo principal é mapear a postura dos visitantes no momento em que navegam pelas páginas, de uma forma que possa facilitar a tomada de decisão.


Esse comportamento é revelado por meio da emissão de relatórios diários, semanais ou até mensais, que ilustram os dados de acesso.


O Google Analytics também possibilita que o gestor saiba quase tudo acerca do que acontece com o site da empresa.

Entretanto, da mesma forma como outras ferramentas desenvolvidas pelo Google Chrome, o Analytics está sempre em constante aperfeiçoamento.


Estando, hoje, na sua quarta versão, ele está caminhando para ser uma plataforma de avaliações preditivas, por meio de recursos baseados na chamada IA, ou Inteligência Artificial, como é mais conhecida.



Se um especialista em acupuntura em cães com cinomose deseja expandir o seu negócio no meio digital com maestria, vale muito a pena continuar acompanhando o crescimento dessa plataforma, pois os anúncios poderão dar cada vez mais resultado.

Como ele funciona?

Para poder desfrutar do acesso e aprender como usar o Google Analytics em um site, bem como se valer dos mais diversos benefícios, é necessário criar uma conta.


Após o cadastro preliminar, o usuário precisa conhecer a forma de configurar a plataforma no site em questão, para que seu tráfego seja bem analisado e prontamente otimizado.


Agora, também é preciso ensinar o que o indivíduo deve fazer para instalar essa ferramenta e obter dela o maior proveito possível.


Em outras palavras, o Google Analytics deixa ao dispor do usuário as linhas de código para que possam ser inseridas dentro do site.


Dessa maneira, a ferramenta consegue dar acompanhamento a tudo o que os visitantes estão fazendo dentro da página. E, a partir disso, todo este comportamento deverá ficar devidamente registrado para que o gestor tenha acesso.


Além do comportamento, essa ferramenta também analisa quem são os visitantes, de forma a revelar as suas características.


Como já foi dito, ela registra as visitas de acordo com as circunstâncais pessoais de cada um dos usuários, como a idade, o sexo, a localização geográfica, entre outros fatores.


De fato, até mesmo uma pessoa que busca por tirar carteira de moto na internet possui características próprias que são apresentadas na plataforma e que, de alguma forma, fazem algum sentido para quem as visualiza.


Para tanto, os relatórios do Analytics são constituídos por métricas e dimensões que são, a grosso modo, informações quantitativas e qualitativas, respectivamente. Em outras palavras, as dimensões são os dados acerca dos visitantes de um site.


Alguns exemplos de dimensões são o navegador utilizado pelo usuário, a cidade de onde ele acessou seu site, o dispositivo utilizado no momento em que visitou a página, bem como algumas outras qualidades.


Já as métricas são os dados quantitativos de uma dimensão. Elas são sistemas de mensuração que possibilitam a compreensão do desempenho de um site, e também como mensurar as campanhas publicitárias.


Elas nada mais são do que números que dão contagem aos elementos dentro do universo digital.


Além do mais, são inúmeras métricas que auxiliam o profissional a compreender o desempenho de um site e das suas campanhas.



Para citar alguns exemplos, é possível falar do número de visitantes, das visualizações de página, da porcentagem de novas visitas, bem como do tempo médio na página, da taxa de rejeição e da origem do tráfego.

Como o Google Analytics pode melhorar o marketing

Por fim, quando se fala nas plataformas de gestão de números e anúncios do Google Chrome, não se pode deixar de abordar o tema do marketing digital como vantagem expressiva de consolidação das carreiras de sucesso da internet.



Nem mesmo um transformador de máquina de solda pode ficar de fora da lista de produtos cujas vendas disparam a todo momento, única e exclusivamente por estarem bem posicionados na estratégia digital.


Dessa maneira, não se pode estudar publicidade para o meio online sem levar em conta a necessidade de dominar esse tipo de ferramenta.


O contrário também é verdade. Não dá para aprender a mexer no Analytics sem aproveitar a oportunidade de integrar a vantagem dessa inovação à campanha de vendas. Por isso, para usá-la em prol do progresso do marketing, é necessário:


  1. Conhecer qual dispositivo os visitantes mais usam;
  2. Entender as taxas positivas e negativas;
  3. Saber o motivo dos sucessos e fracassos;
  4. Descobrir porque as pessoas abandonam o site;
  5. Mensurar os melhores horários para as ações.


Assim, é possível chegar à conclusão de que os objetos de maior importância e com mais necessidade de serem acompanhados de perto em uma campanha são os dados.


O objetivo principal deles é auxiliar os empreendedores a conduzir as suas decisões, e é exatamente esse o papel que o gestor precisa assumir enquanto profissional de marketing.


Assim, o Google Chrome coletou uma enorme quantidade de dados acerca das empresas e dos seus clientes. E, no momento em que elas se inscrevem em uma conta gratuita do Analytics, torna-se possível transformar essa riqueza de dados em informação concreta.


O Google pode apontar exatamente como está andando o desempenho de uma estratégia de marketing de conteúdo e em quais áreas específicas é possível melhorar.


Através disso, questionamento a respeito da eficácia, dos truques e gatilhos, bem como das tendências atuais da empresa para com o marketing de conteúdo poderão ser prontamente respondidas.

Considerações finais

Quando os especialistas observam fenômenos como uma explosão de vendas de forro de gesso com cortineiro acontecendo em um comércio eletrônico, chega a hora de passar a levar a sério a possibilidade de que as profissões do futuro estarão no mundo online.


Dessa maneira, é preciso ampliar o horizonte de consciência das pessoas a respeito do marketing digital. É preciso, junto a isso, aumentar o conhecimento técnico das pessoas das ferramentas de trabalho que dominarão o mercado.


Em virtude disso, é possível concluir que o Google Analytics é uma plataforma de extrema relevância para todas aquelas pessoas que desejam trabalhar com anúncios e propagandas dentro das páginas da web.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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