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Data de publicação:

nov. 12, 2021

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Como fazer um site aparecer no Google? E como melhorar o posicionamento?

Como fazer um site aparecer no Google? E como melhorar o posicionamento?

Para qualquer site, aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa no Google é essencial, tratando-se de uma forma de aumentar a sua visibilidade, a quantidade de acessos, o número de vendas e o alcance para o público específico desejado. 


Essa é uma forma de garantir o seu destaque e sucesso, uma vez que o conteúdo aparece para usuários que já estão qualificados para o assunto e, na maioria dos casos, no momento certo para realizarem uma compra. 


Por exemplo, se um usuário pesquisar por “
gesso 3d parede”, os resultados de sites que aparecerem serão todos relacionados ao assunto, algo essencial para a própria empresa, que adquire um cliente já interessado na compra.


Nesse sentido, existem algumas estratégias específicas que podem ser aplicadas para que um website consiga aumentar os seus resultados, aparecendo nos melhores posicionamentos
de uma busca no Google.

Que ações tomar para aparecer no Google?

Como o objetivo de muitos negócios que possuem presença online, aparecer no Google demanda a aplicação de algumas ações que permitam esse retorno e uma boa performance.


Sendo assim, com o objetivo de divulgar o conhecimento e ações para melhorar o negócio, a seguir, serão analisadas os principais meios capazes de cumprir com essas metas, necessitando uma implementação correta.

Estude os mecanismos do Google

O primeiro passo deve ser estudar e entender os mecanismos de avaliação do Google, compreendendo os pontos que ele leva em consideração para adicionar uma página aos seus resultados.


Isso porque é apenas a partir do conhecimento sobre o seu funcionamento que um negócio será capaz de focar em estratégias que conseguem ser de fato benéficas para o seu desejo geral, sem direcionar esforços para estratégias que não serão eficientes. 


Assim, se uma empresa de
rastreamento veicular compreende que um dos critérios de inserção do Google é produzir conteúdo de qualidade, ela irá conduzir seus projetos voltados para tal resultado. 


Com isso, ela não perde tempo criando um grande
design para a página ou colocando diversas fotos, sendo que são ações que não irão permitir a sua localização no buscador. É necessário entender a necessidade de focar os investimentos, financeiros e de tempo. 


Deve-se entender que, ao realizar uma pesquisa, o mecanismo do buscador analisa diversos algoritmos, rastreando inúmeros sites para mostrar a melhor resposta para o usuário.


Desse modo, se a página não aparecer entre os resultados, significa que ela não atende a um dos critérios definidos pelo mecanismo de busca, necessitando que esse ponto seja ajustado. Existem algumas razões para tal, como:


  • Ser um site novo e com conteúdo ainda não rastreado;
  • Página não possuir conexões com outras páginas da web;
  • Design de difícil localização;
  • Encontro de erros pelo algoritmo durante o rastreio.


É preciso entender que o Google irá apenas indicar aqueles endereços da web que irão garantir ao usuário uma experiência de qualidade e que o deixará satisfeito no final do uso e, por esse motivo, ele analisa diversos pontos, como os que foram citados. 


Assim, se o buscador indica ao usuário uma página de
venda de copiadoras e ele se sente satisfeito após o uso, a plataforma ganha a sua confiança e permite que ele continue a utilizá-la. 

Dê o nome correto para as páginas

Para que o Google exiba os sites como resultados de uma pesquisa, ele precisa fazer o rastreamento das informações e das páginas disponíveis, analisando-as e tentando ao máximo criar uma resposta de experiência agradável para o usuário. 


Se ele não consegue encontrar as informações que está buscando, é passada a ideia de que o usuário, ao utilizá-lo, também irá encontrar dificuldades de acesso, impedindo a sua indicação e uso, fazendo com que ele não seja exibido. 


Uma forma de evitar essa situação é a partir da nomeação das páginas e seções do site de um jeito claro, objetivo e com alta precisão, pois a experiência será facilitada no momento de encontrar a informação que o internauta procura. 


Por exemplo, se um usuário acessa o site de uma empresa de
serviços gráficos e consegue clicar em apenas um botão e encontrar o telefone de contato dela, toda a sua jornada se torna mais prática e simples, o que é um ponto positivo para aparecer na busca. 


É possível, ainda, a realização de alguns testes, visando a compreensão da qualidade da experiência do usuário ao entrar no site, durante e na saída deles, possibilitando a reunião de informações para adaptação da página.

O que fazer para melhorar o posicionamento?

Também conhecido como SEO, o Search Engine Optimization se refere a um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca, como vai dizer a sua tradução: “otimização para os motores de busca''. 


Assim, quando uma pessoa pesquisar nessas plataformas por “
pasta de papel personalizada”, ela irá encontrar entre os primeiros resultados, em destaque, os sites de maior qualidade e que investem em estratégias de SEO.


Desse modo, para melhorar a posição de um site dentro dos resultados das pesquisas, podem ser implementadas algumas táticas, como as que serão destacadas com mais detalhes a seguir:

1 - Crie conteúdo relevante

É imprescindível levar sempre em consideração o fato de que o Google e os outros motores de busca prezam por entregar a melhor experiência possível ao usuário. Logo, todas as ações devem ser baseadas nesse conceito. 


Nesse sentido, é fundamental que o conteúdo produzido pela página seja de qualidade, relevante e útil, fornecendo ao usuário uma forma de adquirir conhecimento ou uma jornada de qualidade durante o seu uso. 


Isto é, se uma escola que dá
curso de violão iniciante tem um website de qualidade, com conteúdo que vai ajudar os visitantes da página e fornecer a eles todas as informações que precisam, será visto como um diferencial e uma maneira de ganhar destaque. 

2 - Saiba definir as palavras-chave

Depois do conteúdo com qualidade, é essencial saber como definir as palavras-chave, fazendo com que elas se encaixem ao conteúdo e estejam de acordo com o assunto tratado por aquela página. 


Isso porque é a partir delas que o usuário conseguirá encontrar a página no buscador. Um exemplo é quando um usuário só consegue encontrar uma loja de coisas de festa se buscar por “prato ou
guardanapo de festa”, caso contrário, não chegará ao site desejado. 


Para isso, deve-se ter em mente que a busca só acontece quando o usuário combina certas palavras-chave e realiza uma avaliação do conteúdo após a produção para a captação da ideia principal, separando os termos que foram mais usados e que mais têm a ver. 

3 - Aposte no uso de links

O algoritmo usado pelo Google faz uma pesquisa profunda na internet a partir dos links, uma vez que eles demonstram a importância de cada página a partir da criação de ligações de forma inteligente. 


Esse acréscimo de links pode ser algo tanto externo quanto interno, ou seja, pode se conectar a publicações de outras páginas ou de outros conteúdos de um mesmo site. 


A segunda opção é uma maneira de aumentar o tempo de visita dos usuários em um site de
venda de gerador, essencial para que os motores de busca entendam que a experiência é de qualidade, já que ficaram por um longo período utilizando-o. 


Aqui, é fundamental destacar que esses links precisam fazer sentido dentro de todo o contexto no qual estão inseridos, para que a experiência seja de fato valorizada e os algoritmos entendam que é um conteúdo relevante.

4 - Tenha um site responsivo

O site responsivo é aquele que consegue se adaptar aos diferentes tamanhos de tela, ou seja, ele se encaixa corretamente, nos computadores, celulares, laptops, tablets e qualquer outro dispositivo eletrônico. 


Isso é considerado como uma grande vantagem para o ranqueamento do Google, uma vez que a plataforma passou a priorizar as páginas com essa característica
mobile friendly no momento de criar o ranking. 


Portanto, é muito importante que o site sofra as mudanças e adaptações corretas, visando a permissão de encaixe perfeita em qualquer tela, independentemente do seu tamanho ou meio de acesso, devido ao fato de melhorar a experiência do usuário. 

Considerações finais

Aparecer em motores de busca, como o Google, é essencial para qualquer organização que possui um site, visando o aumento da sua visibilidade e destaque perante aos concorrentes. 


É vital destacar a necessidade de aplicação de algumas estratégias específicas para que a ação de aparecer nelas seja implementada com qualidade, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, para assim obter os melhores resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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