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Data de publicação:

out. 27, 2022

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Saiba como fazer anúncios no Google Ads para advogados e escritórios

Saiba como fazer anúncios no Google Ads para advogados e escritórios

Quando qualquer tipo de conteúdo é divulgado pela web, os advogados precisam levar em consideração que ele apenas deve ser utilizado em caráter informativo, e não para a prospecção de novos clientes.


Isso pode ser feito através do Google Ads, e a conquista de novos clientes para o escritório de advocacia se dará através do tráfego orgânico do seu site, por meio de técnicas de marketing de conteúdo e SEO.


Dessa forma, esse site poderá ser encontrado mais facilmente e colocar-se em uma excelente posição junto aos mecanismos de busca.


Em primeiro lugar, o Google Ads é uma plataforma de publicidade oferecida pelo Google, onde é possível os escritórios criarem campanhas de anúncios nas redes de pesquisas, rede de display, pelo YouTube, Gmail e também no Google Shopping.


Portanto, o Google Ads para advogados é uma ferramenta publicitária que permite filtrar o público-alvo conforme as características demográficas, de localidade, de interesses como também em concordância com as buscas realizadas no Google.


É como criar campanhas para camisa uv masculina personalizada, por exemplo, onde o Ads vai identificar onde se localiza o público-alvo desse produto, ocorrendo da mesma forma para os clientes que precisam de um escritório de advocacia.


Dessa maneira, o Ads para advogados, por meio dos seus anúncios, cortar gastos desnecessários para esses escritórios, pois o investimento acontece junto ao público e com pesquisas de palavras-chave pertinentes ao assunto.


Ao ser aplicada essa estratégia, os advogados geram resultados positivos para seus escritórios, de forma correta, sem transgredir o código de ética imposto pela OAB, sigla para Ordem dos Advogados do Brasil.



Mais à frente, as considerações a respeito do setor advocatício e do código de ética serão explicados detalhadamente. Por enquanto, se faz necessário a continuidade das explicações sobre o Google Ads, porque elas servem também para os advogados.

Conheça o funcionamento do Google Ads

Essa ferramenta funciona por meio da inserção de créditos no Google, onde a empresa pode veicular seus anúncios e anunciá-la nas páginas de resultados, comprando palavras-chave para que as campanhas possam atingir o público certo.


No momento em que as pesquisas de um escritório de advocacia forem realizadas, os serviços oferecidos por ele serão mostrados, acontecendo igualmente em um pronto socorro para gatos, por exemplo.


Essas palavras-chave compradas farão com que os internautas se direcionam exatamente para um site de advogados, que disponibilizam informações que, ao serem lidas, vão conseguir prestar auxílio nessa área, para os clientes interessados.


O Google processa bilhões de pesquisas diariamente, pois é o primeiro lugar que as pessoas acessam quando precisam encontrar algum produto ou serviço. Portanto, essa plataforma garante a exposição do escritório na internet.


Ela exibe os anúncios relacionados a assuntos jurídicos e os dados do escritório, como a sua localização pelo Maps, trazendo mais visitantes para o site, fazendo com que ele receba mais chamadas e possa gerar mais negócios.


Pode ser redundante afirmar, porém é necessário destacar que o Google Ads pode ser usado por qualquer tipo de empresa, como as de capas para piscinas redondas, independentemente do seu porte, assim como nos escritórios de advocacia.


Sendo uma ferramenta de resultados a curto prazo, o Google Ads rastreia as informações a serem pesquisadas de duas maneiras: de forma direta e por texto.


As pesquisas de forma direta são feitas quando o usuário faz as suas buscas através de palavras-chave específicas ao assunto, como toldo para porta da sala ou na busca de um profissional na área de Direito também. Alguns exemplos de busca nesse setor, são:


  • Advocacia empresarial;
  • Advogado trabalhista;
  • Advocacia na área criminal;
  • Advogado especializado em questões civis;
  • Escritório de advocacia que trata de assuntos familiares.

Obviamente, os assuntos relacionados ao setor advocatício, como o cálculo de uma rescisão de trabalho também são pesquisados e a maneira que gera mais resultado são as buscas diretas.


Nas buscas por texto, o usuário pesquisa informações sobre mais de um tema ou problema que possui, como a confecção de chave codificada para moto ou receitas de bolo de laranja.


Isso significa que o escritório deve optar por palavras-chave objetivas para expressar qual o tipo de serviço que está sendo oferecido, facilitando o usuário a encontrar exatamente o que necessita.

Google Ads e o código de ética da OAB

Os anúncios para os escritórios de advocacia possuem algumas restrições, justamente para que esse código de ética seja respeitado.


Portanto, para não ferí-lo, os anúncios publicados devem partir dos seguintes princípios determinados pela OAB, tais como:


  • Anúncios discretos, apenas para fins informativos;
  • Anúncios sem propósito de promoção pessoal ou profissional;
  • Anúncios que não incentivem qualquer tipo de patrocínio;
  • Anúncios claros e objetivos com relação aos serviços oferecidos.


Essas são algumas restrições estabelecidas pelo código de ética da OAB e, independentemente dos anúncios serem digitais ou feitos de forma tradicional, o marketing jurídico deve ser usado apenas por profissionais da área do Direito.


Para quem tem dúvida, o conselho é fazer uma consulta na OAB da cidade ou estado onde o escritório atua ou procurar um consultor em uma agência especializada para realizar as propagandas dentro das regras permitidas.


Anunciar no Google Ads na área jurídica é uma das opções mais lucrativas, assim como para vendas de forro de isopor colocado, por exemplo, porque o retorno financeiro é bem mais rápido.


Existem algumas razões para que um advogado queira veicular seus anúncios pela plataforma do Google Ads, tais como:


  • Cerca de 97% da receita do Google vem do Ads;
  • Com o Ads é possível gerar muito mais leads;
  • O Ads é mais rápido do que o SEO;
  • 65% das pessoas prontas para comprar clicam nos anúncios;
  • 80% das compras de serviço ou produto começam no Google.


São algumas vantagens dos anúncios feitos por meio do Ads, sem contar o fato de que ele ainda analisa e mede o sucesso ou não de uma campanha de anúncios, otimizando o orçamento para que o dinheiro não seja desperdiçado.


É por esse motivo também que propagandas de aluguel de mesas de aniversário devem ser colocadas no Google Ads, pois é uma forma de atrair o público qualificado, sem perder tempo com quem não está interessado.

Dicas para anúncios em escritórios de advocacia

Mesmo com algumas restrições nas publicações de anúncios, o Google Ads para advogados auxilia muito, valendo a pena usar essa ferramenta.


A lista abaixo elenca algumas dicas preciosas para que os escritórios de advocacia veiculam seus anúncios pelo Ads, tais como:


  • Conhecer o mercado jurídico;
  • Mostrar o diferencial dos serviços oferecidos;
  • Alinhar os anúncios ao objetivo do cliente;
  • Ser responsivo por meio de aparelhos móveis;
  • Utilizar chamadas para ação;
  • Selecionar as palavras-chave específicas;
  • Não utilizar palavras-chave negativadas;
  • Criar campanhas por segmentação;
  • Considerar a rede de Display;
  • Fazer testes A/B;
  • Otimizar uma Landing Page;
  • Utilizar as mídias sociais;
  • Acompanhar os resultados da campanha de anúncios;
  • Otimizar sempre as campanhas.


É sempre bom ter em mente que, por melhor que seja a estratégia utilizada, sempre há uma forma de melhorá-la.



Por isso, saber como as campanhas estão se desenvolvendo é importante para identificar o que pode ser aprimorado ou não nos escritórios de advocacia.


Portanto, anunciar o escritório no Google Ads é bem fácil e os resultados são bem rápidos, assim como negociar a venda de um calendário 2021 folha A4, nem que ele sirva apenas para enfeitar a parede do local, caso tenha fotografias bonitas.

Considerações finais

Muitos profissionais da área jurídica deixam de aproveitar as vantagens e benefícios que o Google Ads proporciona.

Talvez seja pelo fato de não querer descumprir as condutas estabelecidas pelas regras do código de ética da OAB, mesmo sem querer.


Essa ferramenta é muito eficiente para os profissionais do marketing jurídico de escritórios de advocacia ou para os advogados em geral, seja qual for a área em que atuam.


O Google Ads potencializa e expõe o escritório e os serviços oferecidos. Porém, é necessário que o anúncio seja feito corretamente, apenas com o objetivo de informar e jamais para promover pessoalmente o advogado ou incentivar patrocínios.


Caso isso aconteça, o escritório ou o advogado podem sofrer penalizações, não sendo nada agradável para a sua imagem e o desenvolvimento dos seus trabalhos.

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