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Data de publicação:

out. 27, 2022

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O que é Google Trends e como ele pode ajudar a sua empresa

O que é Google Trends

Para ser um empreendedor de sucesso no século 21 é essencial ter conhecimentos sobre uma vasta gama de ferramentas que auxiliam no gerenciamento de um negócio, sendo que, atualmente, uma das mais comentadas é o Google Trends.


Em um mundo extremamente globalizado, é essencial sempre buscar se atualizar sobre as ferramentas e metodologias que estão sendo utilizadas.


Uma empresa desatualizada perde seu espaço no mercado para os concorrentes, portanto, o primeiro passo para o sucesso é a busca pelo conhecimento.


Às vezes, abrir um negócio parece ser algo impossível, entretanto, é essencial colocar em mente que não é, basta muito esforço.


Um empreendedor deve ser uma pessoa multiprofissional, com capacidade analítica e conhecimento nas mais variadas áreas.


Portanto, é essencial compreender as partes burocráticas, ligadas a documentação, administração e contabilidade, além de questões estratégicas, principalmente no ramo de marketing.


O marketing vai ser a área responsável por atrair leads, ou seja, potenciais clientes, e fidelizar clientes antigos, utilizando diversos veículos de informação, até mesmo a TV por assinatura.


Hoje em dia, com a globalização e popularização do uso da internet, o marketing digital tem conquistado um espaço significativo e está substituindo as estratégias de comunicação tradicionais.


O Google Trends é uma das diversas ferramentas do Google voltadas para ajudar as pessoas a construírem um bom marketing digital, ou apenas se atualizarem sobre os assuntos do momento, que estão em constante transformação.



Para auxiliar os empreendedores, este artigo irá abordar o conceito de Google Trends, suas funcionalidades e como ele pode ser aplicado em um negócio.

Google e sua relação com empreendedores

Atualmente, o Google é uma das empresas mais valiosas do mundo, tendo seus produtos utilizados por diversos países.


O Google é algo imprescindível no cotidiano de diversos cidadãos, assim como uma aula de hidroginástica para idosos é indispensável para o grupo da terceira idade.


A empresa foi fundada em 4 de setembro de 1998, na Califórnia, Estado Unidos, por Larry Page e Sergey Brin, dois doutorandos da Universidade de Stanford.


Os alunos eram formados em ciência da computação e decidiram dedicar seus doutorados ao estudo das propriedades matemáticas da internet, conhecida oficialmente como World Wide Web.


Como resultado desse estudo, um artigo foi publicado, intitulado The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine, que traduzido para o português significa “A anatomia de um mecanismo de pesquisa da web hipertextual em grande escala”.


Esse artigo descrevia as propriedades técnicas e matemáticas de um buscador que tinha a capacidade de rastrear assuntos relevantes, conforme as palavras-chave utilizadas.


Por exemplo, ao digitar o termo asilo geriátrico, os sites de asilos mais populares, com uma maior quantidade de visitas diárias, eram posicionados nos primeiros resultados de pesquisa.


Após a publicação do artigo, os dois cientistas começaram a colocar em prática esse buscador, desenvolvendo o BackRub, com a tecnologia denominada por eles como PageRank e hospedada no domínio de Stanford.


A classificação dos sites feita por esse buscador determinava a relevância a partir do número de páginas do domínio e a quantidade de outros sites que o referenciam.


O sistema de busca permanece quase o mesmo do que é hoje, tendo apenas algumas alterações para ser mais sofisticado, porém, com o nome alterado para Google e tendo seu domínio próprio em 1997.


Anos depois, a empresa nasceu, tomou forma e se desenvolveu no que é hoje. Nos dias atuais, o Google não oferece apenas a ferramenta de busca em seu portfólio, ele se expandiu para diversos outros produtos, como:


  • Gmail;
  • Google One;
  • Maps;
  • Waze;
  • Fotos;
  • Google Play;
  • YouTube.


Além disso, algumas ferramentas de pesquisa, compilação de dados, criação de formulários, campanhas de marketing, dentre diversos outros assuntos são disponibilizados para os usuários de forma gratuita ou com uma versão mais funcional paga.


O Google Trends é uma dessas ferramentas que, ao serem utilizadas corretamente, podem auxiliar um empreendedor a conquistar seus objetivos, até mesmo aquelas empresas que possuem como foco do comércio vender utensílios para casa, como um maçarico.

Entenda o conceito de Google Trends

O Google Trends é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Google de forma gratuita, sua principal função é analisar a popularidade de termos utilizados para pesquisa no próprio buscador, apresentando dados em tempo real.


Além disso, o Google Trends oferece informações agrupadas de acordo com tempo, estação, local, hora, dentre diversos outros fatores.


Essas informações são extremamente precisas e podem ser utilizadas para traçar estratégias de marketing para qualquer empresa ou pessoa pública, até mesmo aqueles empreendimentos que focam em realizar limpeza de exaustores industriais.


Isso porque a ferramenta não mede apenas o volume de pesquisas de determinada palavra-chave, mas sim sua popularidade em um período.



Dessa forma, as empresas podem compreender o que está em alta no momento e criar campanhas modernas.

Google Trends X Marketing

O marketing é uma ciência que estuda o comportamento do mercado, fazendo uso de uma série de ferramentas para obter informações sobre o consumidor e, dessa forma, satisfazer seus desejos e necessidades.


De forma geral, para conhecer o público, é necessário fazer pesquisas de mercado, identificando tendências e preferências.

Por exemplo, se as pessoas preferem comprar uma impressão de folder 1 dobra ou mais dobras, ou até mesmo sem dobras.


O Google Trends é uma ferramenta que faz justamente isso. Ela apresenta para o usuário as estatísticas relacionadas às palavras-chave utilizadas.



Dessa maneira, o empreendedor pode obter informações de maneira gratuita e construir suas estratégias de marketing em cima desses dados, atendendo as vontades do público.

Como usar a ferramenta no marketing?

Um empreendedor de sucesso deve abraçar qualquer oportunidade de conhecer e utilizar uma nova ferramenta.



Visto isso, é importante saber algumas dicas de como utilizar o Google Trends para alavancar as estratégias de marketing. São elas:

Foque na pesquisa de mercado

O primeiro passo é utilizar o Google Trends para realizar pesquisas de mercado, pois todo o empreendedor precisa entender quais são os interesses de seu público-alvo, principalmente quando os planos são lançar novos produtos no mercado.


Inclusive, o Google Trends pode fornecer informações sobre como a sazonalidade e a localização podem afetar um produto ou serviço.


Por exemplo, ao pesquisar a palavra borracha personalizada escolar é possível até mesmo utilizar mapas e colocar filtros para selecionar apenas as áreas metropolitanas e obter dados sobre a frequência de pesquisa de determinada palavra-chave.


Datas e horários também podem ser utilizados como filtro, alterando a frequência que um termo aparece.



Tópicos relacionados também aparecem para o usuário, apresentando novos caminhos que o empreendedor pode tomar para lançar novos produtos ou uma campanha.

Selecione palavras-chave com o Google Trends

Muitas pessoas não compreendem de maneira exata como os buscadores classificam os resultados de pesquisa.


Porém, algumas pesquisas indicam que as palavras-chave com maior relevância são um dos aspectos analisados. Dessa forma, com o Google Trends, é possível selecionar as palavras-chave mais adequadas para posicionar uma empresa na internet.


No mercado já existem diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave que mostram um volume de pesquisa mensal esperado para cada termo.


Para saber se os números de pesquisa daquela palavra-chave estão subindo ou descendo o usuário precisa estar acompanhando frequentemente.


A vantagem do Google Trends é compilar esses resultados em sua base de dados e disponibilizar para o usuário, de forma que ele avalie o crescimento sem precisar acompanhar com muita frequência.


A menos que alguém esteja acompanhando esses dados mês a mês, é difícil dizer se as pesquisas pelo tópico estão subindo ou descendo. O Google Trends pode fornecer os dados direcionais para emparelhar com seu volume de pesquisa mensal.


Enquanto se verifica as tendências para suas palavras-chave, é possível encontrar consultas relacionadas que estão em alta para também serem consideradas em seu conjunto de palavras-chave.


Quando o profissional não tiver certeza sobre o que as pessoas estão pesquisando, basta utilizar o preenchimento automático da própria ferramenta ou verificar as consultas relacionadas a um termo genérico.


O Google Trends funciona como uma caixa lanche personalizada, onde existe uma série de possibilidades de personalizar as palavras-chave para todos os tipos de negócio.


Assim como um lanche atrai o público por sua caixa esteticamente bonita, as palavras-chave posicionam bem sites nos primeiros resultados de busca, atraindo mais leads.

Considerações finais

O Google é uma empresa inovadora, que cria e disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas e pagas para que empresas e pessoas físicas usem, influenciando no cotidiano de diversas pessoas.


O Google Trends é uma dessas ferramentas, que através de suas funcionalidades disponibiliza uma série de informações sobre tendências e palavras-chave que auxiliam os empreendedores a desenvolverem suas estratégias de marketing.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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