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Data de publicação:

out. 27, 2022

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Quanto custa para anunciar no Google Ads?

Quanto custa para anunciar no Google Ads

O Google Ads é uma plataforma online projetada para anunciar produtos específicos. Talvez não faça muito sentido no início, com certeza, todos os usuários que navegaram nos resultados do Google já clicaram ou viram um anúncio.


A publicidade das campanhas é muito eficaz quando se trata de direcionar tráfego relevante e gerar leads de forma escalável e consistente. E é exatamente isso que empresas de toldos e diversos outros segmentos buscam ao investir em marketing digital.



Por isso, saber mais sobre o assunto é extremamente necessário para conseguir sucesso com essa estratégia. Assim, será possível desenvolver campanhas que tragam um alto retorno sobre o investimento feito.

Entenda o que é o Google Ads

O Google Ads, em suma, é a rede de publicidade do mecanismo de pesquisa do Google. Permite realizar campanhas publicitárias que são exibidas como anúncios nos resultados dos mecanismos de pesquisa com base nas palavras-chave inseridas pelos internautas.


Esse buscador é a maior e mais conhecida plataforma de publicidade digital. O Facebook e o Instagram tiveram um enorme sucesso, mas não chegam nem perto do poder e da confiança do Google.


Seu amplo impacto em clientes em potencial em todo o mundo ilustra a importância de suas ações, isso quer dizer que, se uma empresa deseja vender desde divisórias em vidro para interiores até serviços de limpeza, o Google é o lugar certo para isso.


O Google Ads se trata de uma poderosa ferramenta de comunicação, onde as empresas pagam para redirecionar os usuários a uma página com base na pesquisa desse visitante.


Esses links expostos são chamados de anúncios e podem ser resultados patrocinados ou anúncios gráficos, tudo depende da necessidade e estratégia que irá ser utilizada.


O grande insight é que, como o anúncio é exibido em relação à pesquisa do usuário, o anúncio é muito seguro e direto para a pessoa que faz a pesquisa, aumentando, assim, a chance de mais negócios serem fechados.


Neste sentido, quando alguém pesquisa, por exemplo, ladrilho hidráulico direcional irá se deparar com os três primeiros resultados que surgem. Basta reparar que ao lado esquerdo superior estará a palavra “anúncio” demarcada.


Isso quer dizer que aquele é um anúncio do Google Ads e se trata da chamada Rede de Pesquisa, porém, esse não é o único jeito de anunciar no Google. Existem também os anúncios gráficos.


Esses anúncios são exibidos como banners em sites elegíveis para receber esse tipo de propaganda. Essa forma de anúncio é particularmente interessante para a estratégia de remarketing.


Para exemplificar, a estratégia de remarketing consiste em impactar usuários que já interagiram com um anúncio de uma máquina café expresso Nestlé, mas que, por algum motivo, não efetuaram a compra.


Dessa forma, a campanha de remarketing começa a exibir outros tipos de anúncios sobre aquele mesmo produto para se manter na mente do potencial cliente e, assim, eventualmente, fazer com que ele realize a compra do produto.


Isso é extremamente necessário, visto que nem todos os potenciais clientes estão no mesmo nível do funil de vendas. Sendo assim, é preciso utilizar as outras ferramentas do Google Ads para obter sucesso nas vendas.

Funcionamento do Google Ads

O Google Ads basicamente funciona por meio PPC, que significa pay-per-click, ou pagamento por clique em português. Isso significa que os anunciantes só gastam a verba quando alguém clica neles.


Essa é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas por diversas empresas. Com ela, uma loja de móveis pode impactar pessoas que estejam buscando online por bicama casal madeira e, assim, aumentando as chances de clicarem no link.


Isso significa que a empresa ganha um certo destaque sobre as pesquisas feitas com base em palavras-chaves que tenham relação com o anúncio sendo vinculado. Quando essas palavras são bem escolhidas e utilizadas, os resultados positivos aparecem rapidamente.


Além disso, o PPC do Google Ads torna muito mais fácil analisar gargalos em campanhas que não estão funcionando e assim atualizar de acordo com o que precisa ser feito para atingir o público correto.


Esta é uma bela forma de cortar caminho e no posicionamento do Google, o que possibilita que bons resultados apareçam bem rápido se comparado ao tráfego orgânico que visa trazer usuários até um site ou página para vender.


Para que a campanha solitária produza efeito já posicionado de forma orgânica nas páginas de resultados de busca do Google, é necessário o uso de técnicas de SEO.


Além de customização da produção com métricas e otimização como ranking da página, tamanho adequado do conteúdo, títulos e conteúdo das palavras-chave, disponibilidade, entre outros.


Se possível trabalhe ambas as campanhas, tráfego orgânico e pago, quando for investir na divulgação digital de um negócio. Dessa forma, se uma pessoa pesquisar depilação a laser pele negra, encontrará o site de uma clínica especializada justamente nisso.


Claro que esse exemplo é bem simples, mas com o tempo e prática em subir campanhas, será possível identificar se elas estão indo bem ou não e assim ajustar de acordo.


A força do Google Ads é sua velocidade e capacidade de gerar receita e vendas rapidamente para diversos tipos de negócio, sendo assim, é sempre uma boa ideia criar campanhas que atraiam o público certo.

Como é feita a classificação no Google Ads?

A classificação do anúncio é definida pelo valor do lance do leilão, quanto mais estiver disposto a pagar por clique e seu índice de qualidade.


O valor do lance é um dos fatores mais importantes. E como um valor é especificado, faz sentido que a pessoa que paga mais também receba uma classificação mais alta.


O índice de qualidade é uma classificação do desempenho e das metas do anúncio, em uma escala de um a dez. Ou seja, anúncios relevantes ou o uso correto de palavras-chave no título e no conteúdo ganharão seus pontos de anúncio.


Sendo um o pior e dez o melhor, a pontuação resultante fornece uma visão mais clara e mensurável de como o anúncio está sendo recebido pelos usuários.


Para medir essa pontuação, o índice de qualidade avalia três pontos básicos, que são CRT, que é a taxa de cliques, ou seja, a relação entre exibição do anúncio e clique do usuário sobre o mesmo.


Outro ponto avaliado é a segmentação específica do anúncio, portanto, o quão alinhado o texto e chamada para ação está com as palavras-chaves utilizadas no anúncio, por exemplo, kit embreagem caminhão sendo direcionado a pessoas com esse interesse.


Por fim, é a experiência da página de destino para qual o usuário está sendo redirecionado. Isso é, se o site está bem desenvolvido, carregando rápido, com boa imagem e descrição dos produtos e mais uma série de outros fatores.


Analisando esses três pontos principais, já é possível traçar melhorias caso as campanhas estejam enfrentando gargalos para performar bem. Afinal, quanto mais qualidade tiver uma campanha, mais retorno sobre o investimento ela irá gerar.

Custo para anunciar no Google Ads

A primeira etapa para definir um orçamento no Google Ads é definir o que se deseja alcançar. Isso porque os pagamentos podem ser feitos com base nas ações dos usuários.


As campanhas podem ser para diversos fins, seja aumentar vendas, trabalhar o reconhecimento da marca, buscar mais interação com o público e assim por diante. Mas como normalmente o principal objetivo é gerar mais vendas, é válido um exemplo prático.


Se uma transportadora carga pesada está buscando mais pessoas para contratarem seus serviços, irá usar as palavras-chave relacionadas a isso. Portanto, na hora de criar a campanha, irá usar a palavra “transportadora”, “carga pesada” e outras para esse fim.


O Google, então, irá mostrar uma estimativa do valor médio de PPC das palavras-chave em questão. A título de exemplo, digamos que a palavra “transportadora” tenha um valor de R$ 0,85 em média.


Dessa forma, o site da empresa que vai receber os usuários têm uma conversão de 1%. Isso quer dizer que, a cada cem pessoas que acessarem o site, uma fechará negócio. Em outras palavras, é preciso, em média, cem cliques no anúncio para gerar uma venda.


No entanto, como se trata de um leilão, é importante ficar atento ao fato de que existem outras variáveis que influenciam no preço dos anúncios. Algumas são:


  • Volume de pesquisa das palavras-chave;
  • Qualidade das palavras-chave utilizadas;
  • Lance máximo e posição deste lance;
  • Valores a serem investidos;
  • Texto e imagem dos anúncios.


Essa é uma maneira bem simples de entender como funciona o serviço do Google Ads e com isso, começar a desenvolver um orçamento adequado para as campanhas atingirem bons resultados.

Considerações finais

O Google é, sem dúvidas, a maior plataforma para gerar oportunidades de vendas para qualquer nicho de negócios. Sendo assim, é importante considerar o uso do Google Ads nas campanhas de marketing para alavancar os resultados positivos.


Com os conceitos e dicas citados, será possível dar o pontapé inicial nas campanhas online. Assim, gerando muito mais oportunidades de negócio para as empresas que estão dispostas a fazer esse investimento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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