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Autor:

Monique Horrana

Data de publicação:

ago. 25, 2021

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Busca semântica estratégia de SEO

Busca semântica na estratégia de SEO
A tecnologia dos mecanismos de busca evoluiu, tornando a busca semântica uma das principais estratégias de SEO. Aprenda o que é, qual a importância dessa estratégia de SEO e como utilizá-la corretamente com o Grupo KOP.

Muitas coisas mudaram nos últimos 10 anos, quando o SEO estava focado em adquirir o máximo de backlinks possíveis, além de incluir o máximo de palavras-chave dentro de um conteúdo. 

Porém, o foco mudou, a compreensão do mecanismo de pesquisa como o Google evoluiu e, como resultado, mudamos a forma como utilizamos os resultados de pesquisa. 

Identificar palavras-chave não é mais suficiente, agora, você precisa entender o que essas palavras-chave significam, fornecer informações valiosas que contextualizam essas palavras-chave e entender firmemente a intenção do usuário.

Essas coisas são vitais para o SEO em uma era de pesquisa semântica, em que o aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural estão ajudando os mecanismos de pesquisa a entender melhor o contexto e os consumidores.

O que é busca semântica?

A busca semântica é a tentativa de um mecanismo de pesquisa de gerar os resultados SERP mais precisos possíveis, entendendo com base na intenção do pesquisador, no contexto da pesquisa e na relação entre as palavras.

Em termos leigos, a pesquisa semântica busca compreender a linguagem natural como um ser humano faria. Por exemplo, se você perguntasse ao seu amigo: "Qual é o maior mamífero?" e perguntou "Qual o tamanho dela?" seu amigo entenderia que “dela” se refere ao maior mamífero: uma baleia azul.


Há algum tempo atrás, o Google não iria compreender o contexto do segundo problema. Em vez de responder "Qual o tamanho de uma baleia azul", o Google tentará corresponder as palavras-chave específicas na frase "Qual o tamanho dela?" e retornar páginas da web com essas palavras-chave exatas.

Importância da busca semântica

A estratégia de busca semântica é importante para os mecanismos de pesquisa, porque as pessoas dizem e questionam coisas de maneiras, idiomas e tons diferentes. As consultas de pesquisa podem ser ambíguas por natureza, por isso é necessário compreender as relações entre as palavras.

A pesquisa semântica permite ao Google distinguir entre diferentes entidades (pessoas, lugares e coisas) e interpretar a intenção do pesquisador com base em uma variedade de fatores, incluindo:


  • Histórico de pesquisa do usuário.
  • Localização do usuário.
  • Histórico de pesquisa global.
  • Variações ortográficas.


Tudo isso ajuda o Google em seu objetivo de proporcionar uma melhor experiência para seus usuários, entregando qualidade e dando preferência a resultados de conteúdo relevantes.

O SEO técnico é tão importante quanto o conteúdo, mesmo com a transição do Google, o algoritmo ainda não é inteligente o suficiente para diferenciar significado ou compreensão por conta própria.

Você ainda precisa otimizar seu site e ajudar o Google a entender seu conteúdo. A seguir, preparamos algumas das melhores estratégias para você voar com a busca semântica.

1. Pesquisa por voz

A pesquisa semântica evoluiu em grande parte devido ao aumento da pesquisa por voz. Comandos de voz móveis agora são comuns, e são utilizados em diversos tipos de dispositivos.

A otimização para pesquisa por voz é muito diferente do SEO tradicional, isso  porque você deve ir direto ao ponto (para pesquisas baseadas em intenção). Por isso, crie conteúdo que responda de forma clara e concisa o termo de pesquisa na parte superior da página antes de se aprofundar em detalhes mais específicos.

Certifique-se de usar dados estruturados para ajudar o Google a entender seu conteúdo e a sua ideia.

2. Uso das palavras-chave na busca semântica

É hora de parar de criar conteúdo em torno de palavras-chave. Você deve pensar em tópicos amplos em seu nicho que você pode cobrir em profundidade.


Uma das melhores abordagens para a segmentação por palavras-chave não é, na verdade, a segmentação por palavras-chave, mas sim a segmentação por intenção. Ao examinar as consultas que levam as pessoas ao seu site, você poderá chegar a um grupo de tópicos ideal para a construção de conteúdo.


Faça uma lista de palavras-chave e separe-as pela intenção do usuário. Depois de entender a intenção do pesquisador, comece a criar conteúdo que entregue diretamente a sua intenção, em vez de criar conteúdo em torno de palavras-chave individuais ou tópicos amplos.


Use a ferramenta de análise de conteúdo para pesquisar perguntas comuns, e palavras-chave de cauda longa relacionadas que você pode incorporar ao seu conteúdo. Inclua palavras-chave em suas tags de título, URL, corpo, tags de cabeçalho e meta tags, desde que se encaixem naturalmente.

3. Faça link building

Os backlinks autorizados continuam sendo um dos sinais de classificação mais importantes. Priorize o conteúdo que atrai links naturalmente. Além disso, não se esqueça de usar estruturas de links internos adequadas para desenvolver links profundos para outro conteúdo valioso que você criou.

4. Estruturação

Manter uma estrutura lógica do site ajudará os mecanismos de pesquisa a indexar o seu site e a entender a conexão entre o seu conteúdo. As estruturas lógicas do site também melhoram a experiência do usuário, fornecendo aos usuários uma jornada lógica pelo seu site.

Use a marcação de esquema para ajudar os clientes a encontrar sua empresa e os mecanismos de pesquisa para indexar seu site. Você pode adicionar mais detalhes usando a marcação de revisão e a marcação de organização também.

Considerações finais

Conforme os  mecanismos de pesquisa como o Google ficam melhores em compreender o contexto, é possível melhorar as relações entre os conceitos e a intenção do usuário.

O Grupo Kop produziu este conteúdo com o intuito de te ajudar a entender como o Google entende a busca semântica. A pesquisa semântica deve receber toda sua atenção durante a criação do seu conteúdo.


Caso você esteja precisando de uma agência especialista em Google para te ajudar com a busca semântica, ou qualquer outra estratégia de SEO, agende uma reunião com um especialista do Grupo KOP pelo WhatsApp 11 93425-0444, ou
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