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Autor:

Talita Cristina

Data de publicação:

mai. 07, 2021

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A melhor estratégia de marketing digital para advogados

melhor estratégia de marketing digital para advogados
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a melhor estratégia de marketing digital para advogados, pois os clientes em potencial usam constantemente as pesquisas do Google para encontrar advogados especializados para cada caso. 

Uma simples pesquisa por “melhor advogado de família” perto de mim, provavelmente trará uma série de escritórios de advocacia - tanto nos resultados orgânicos quanto no Google Maps.

Isso significa que vários escritórios de advocacia estão competindo pelos primeiros lugares para atrair mais clientes.

Se você possui um escritório de advocacia e quer chegar ao topo, para que seu escritório seja notado antes de seus concorrentes, será necessário implementar uma estratégia de SEO local que atraia clientes próximos a você.

O que é SEO para escritórios de advocacia?

SEO para escritórios de advocacia

O SEO para escritórios de advocacia é uma estratégia de pesquisa que envolve a otimização do seu site para pesquisas locais - ou seja, pesquisas geo específicas. Isso significa que, se alguém está procurando um serviço em sua área local e  está usando termos de pesquisa localizados (como “melhor advogado em São Paulo”), você tem que estar na primeira página do Google nesta pesquisa.


Essa técnica é importante para escritórios de advocacia porque a maioria dos escritórios de advocacia atende clientes em uma área geográfica específica.


Além disso, é menos competitivo tentar classificar para palavras-chave localizadas do que para palavras-chave amplas.

Pode haver menos pessoas procurando por “advogado criminal no Rio de Janeiro”, mas também haverá menos escritórios de advocacia tentando se classificar para esse termo em comparação com “melhor advogado criminal do Brasil”.


Abaixo citamos os principais componentes do SEO local para escritórios de advocacia e como implementá-los em seu site, para atraia mais clientes locais.

Otimização de sites

O primeiro componente do SEO local para escritórios jurídicos é a otimização de sites, pois você precisará de um site rápido, funcional e compatível com SEO para atrair tráfego orgânico.


Se você já tem um site, isso significa seguir as melhores práticas de SEO para resolver quaisquer problemas no site. Isso pode incluir resolver links quebrados, otimizar a velocidade de carregamento do seu site, usar as palavras-chave de destino por meio dos títulos das páginas e do conteúdo do site e definir uma estrutura de site amigável.


Se você estiver construindo um novo site, certifique-se de que seu desenvolvedor entenda de SEO e possa projetar um site otimizado para mecanismos de pesquisa e para os usuários. Se o seu site carrega rapidamente, é fácil de navegar e pode ser indexado pelos mecanismos de busca, você terá uma melhor oportunidade de classificação nos resultados da pesquisa local.

Experiência Móvel

Estima-se que cerca de 60% das visitas do Google vêm de dispositivos móveis. Isso significa que as pessoas usam smartphones e tablets para pesquisar serviços de advocacia e, em seguida, navegam em sites de qualquer lugar.


Portanto, para atender as novas exigências, é preciso criar uma versão do seu site compatível com textos claro, imagens de carregamento rápido e botões de call to action diretos.


Concentrar-se na experiência móvel é importante não apenas porque a compatibilidade com dispositivos móveis é um fator importante de classificação, mas também porque manterá os visitantes em seu site por mais tempo.

Criação de conteúdo

O conteúdo do seu site é o que diz aos visitantes o que você faz, como pode ajudá-los e como eles podem entrar em contato com você. Também funciona para atrair visitantes orgânicos quando você usa palavras-chave bem definidas nos títulos, meta descrições e corpo do texto.


Ao conduzir pesquisas de palavras-chave para a estratégia de conteúdo de escritório de advocacia, use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como o próprio Google Ads para encontrar termos que sejam relevantes para:


1) A área que você atende

2) Os serviços que você fornece.


Por exemplo, se você fornece serviços de direito penal em Belo Horizonte, convém segmentar palavras-chave como “advogado criminal de Belo Horizonte” ou “Advogados criminais em BH”. Você pode usar esses termos em uma página de serviço de “Direito Penal” ou na página inicial do seu site.


Além disso, você pode publicar artigos informativos que atraem clientes em potencial.


Após encontrar as palavras-chave que deseja segmentar, você deve escrever um conteúdo informativo que atenda aos interesses de seus clientes. Use seu alvo e palavras-chave relacionadas em toda a página, naturalmente, para classificar esses termos na pesquisa local.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é essencialmente um diretório online que permite enviar suas informações jurídicas para classificação no Google Maps.


Os primeiros passos são gratuitos e existem vários campos onde você pode incluir seu horário comercial, serviços, endereço, número de telefone, URL do site, fotos de sua empresa e muito mais. Ao preencher completamente sua ficha do Google Meu Negócio, você pode superar seus concorrentes nas buscas.


Para obter um exemplo de como isso se parece, faça uma pesquisa por uma de suas palavras-chave locais e veja as listagens que aparecem nos resultados da pesquisa orgânica.


O Google Meu Negócio também permite que você acumule comentários de clientes, o que também pode favorecer a reputação do seu escritório de advocacia e as classificações locais.

Reputação e comentários

Avaliações positivas de clientes podem fazer maravilhas quando se trata de aumentar a autoridade do seu escritório de advocacia, a reputação online e as classificações nos mecanismos de pesquisa.


Considere que, se um cliente em potencial fizer uma busca por um advogado e descobrir que sua empresa tem as avaliações mais positivas, ele vai preferir escolhê-lo em vez da concorrência.


Você pode pedir aos clientes que deixem comentários na sua listagem do Google Meu Negócio, no Facebook e em outras listagens do diretório.

Link Building e citações

O último componente do SEO local para escritórios de advocacia é o link building - que envolve atrair links de outros sites para o seu.


Como um link de outro site (um “backlink”) é basicamente uma indicação daquele site de que seu escritório de advocacia é confiável e uma boa fonte de informações, atrair uma variedade de links de alta qualidade pode melhorar sua classificação local.


Uma maneira de fazer isso é enviar suas informações comerciais aos diretórios. Outras maneiras incluem o envio de posts de convidados para sites, entrevistas em publicações do mercado, criação de conteúdo de alto valor que atrai links naturalmente e marketing de seu conteúdo / ebooks / PDFs para blogs externos.


É importante focar na qualidade ao invés da quantidade. Os melhores links irão ajudá-lo a impulsionar suas classificações locais e até mesmo gerar mais tráfego de referência.

Marketing digital para escritório jurídico

Marketing digital para escritório jurídico

A menos que seu escritório de advocacia tenha uma estratégia forte de publicidade paga, você não pode deixar de investir em outras técnicas marketing digital.


O SEO local é simplesmente uma das melhores estratégias para escritórios de advocacia porque a maioria dos clientes em potencial está procurando advogados em sua área local.


Se você não está superando a concorrência na pesquisa local, provavelmente está perdendo tráfego e clientes. Incorpore as estratégias de SEO ou contrate uma agência especializada em marketing digital para advogados e coloque o seu site no mapa - literalmente!


A Agência KOP tem as melhores estratégias de marketing jurídico. Entre em contato conosco e veja as oportunidades que oferecemos.

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