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Autor:

Talita Cristina

Data de publicação:

mai. 07, 2021

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Como aparecer em primeiro lugar do Google?

Como aparecer em primeiro lugar do Google?

Para aparecer em primeiro lugar do Google é preciso otimizar o seu site com estratégias de SEO, que envolvem tecnologia, técnica e conteúdo.

Se a sua empresa quer aumentar o número de visitas do público-alvo no site, a missão e descobrir como aparecer em primeiro lugar do Google. Basicamente, se você quer chegar ao topo das pesquisas, tenha um site estruturado por títulos para que os robots do Google leiam e avaliem a melhor resposta. Com as recentes atualizações, o que leva você a aparecer na busca do Google grátis e bem posicionado, é encontrar a melhor resposta para determinada pesquisa. 

Para aqueles que buscam desenvolver o tráfego orgânico e aparecer na primeira página do Google, saibam que o buscador é o “todo-poderoso”. 
 
Ele rastreia a web, determinando quais páginas são mais úteis e relevantes para seus usuários em praticamente qualquer tópico. Para isso, é preciso entender como funcionam os algoritmos do Google para contar com eles para posicionar bem o seu conteúdo. 

Neste artigo, abordaremos várias ações que ajudam as empresas a chegarem ao topo da primeira página, usando duas estratégias gratuitas: otimização de site e otimização de listagem. 
 
A começar pela importância de ter o site na primeira página no Google e depois entrarei nas táticas, que incluem:
 
  • adicionar palavras-chave em lugares específicos no site;
  • criar de conteúdos para pessoas, não para o Google;
  • enfatizar a localização;
  • atualizar e manter regularmente sua listagem do Google;
  • e muitos mais;
 
É muito claro que a primeira página do Google é uma meta válida e essencial para qualquer empresa, mas primeiro vamos examinar alguns benefícios específicos.

Por que chegar primeira página do Google é importante?

chegar primeira página do Google

Chegar a primeira página do Google é importante para aumentar a visibilidade do seu site e, consequentemente, conseguir clientes. Entretanto, é preciso entender os mecanismos de buscas para chegar lá. Os resultados de pesquisa do Google estão ficando mais robustos - com painéis de conhecimento, caixas de respostas, perguntas relacionadas expansíveis, resultados locais e muito mais. 

 

Com tantas maneiras de se destacar, trabalhar para obter a melhor classificação vale cada suor do seu esforço, especialmente considerando que o tráfego e a taxa de cliques caem à medida que avançamos nos resultados da pesquisa. Basicamente, a terceira página dos mecanismos de buscas são descartas pelo navegante, e as segundas quase nunca são acessadas. 


Por isso, colocar um site na primeira página do Google é o maior objetivo em uma estratégia de marketing digital. 

As taxas de cliques de acordo com o resultado

É um fato conhecido que o site nas primeiras posições do Google captura a maior parte do tráfego, mas você sabia que existem diferenças significativas nas taxas de cliques para os primeiros e últimos resultados? 

 

Um estudo  mostra as seguintes taxas de cliques por posição do Google:

 

• primeiro resultado: taxa de cliques de 36,4%

• segundo resultado: taxa de cliques de 12,5%

• terceiro resultado: taxa de cliques de 9,5%

 

O CTR continua diminuindo, caindo para 2,2% e 10º resultado (geralmente há no máximo 10 resultados orgânicos por página), ainda menos agora com resultados locais, anúncios, caixas de resposta e outros novos recursos. Se não estiver no topo de resultados de pesquisa do Google, estará perdendo muitos cliques.

Obtenha exposição imediata

Os principais resultados das pesquisas do Google agora também preenchem caixas de resposta "Posição zero", também conhecidas como snippets em destaque.

 

Ganhar uma posição superior no Google pode resultar em um trecho de destaque, garantindo à empresa exposição imediata e aumentando a credibilidade.

Conquiste tráfego na posição superior

Outro estudo descobriu que o principal resultado do Google captura 33% do tráfego de pesquisa. Quanto mais perto do topo o site aparecer no Google, melhor será a presença de pesquisa e autoridade de marca.

Como a classificação na primeira página beneficia sua empresa?

conseguir a primeira página do Google

É importante compreender as diferentes tarefas para obter uma classificação superior no Google pode ajudar uma empresa a se destacar de diversas formas, como visibilidade, leads, clientes, compras, confiança do consumidor, entre outras.


Para conseguir a primeira página do Google, você precisa de uma estratégia de SEO, que é a técnica de criadores de páginas e conteúdos que levam sites e artigos ao topo da classificação. Entretanto, não basta chegar ao topo, na estratégia você precisa definir como chegar para atingir os seus objetivos.


Abaixo separamos oito oportunidades para você que quer colocar a empresa no Google bem posicionado.

1. Melhore a visibilidade

Digamos que você tenha um local físico. Se pudesse escolher entre colocar a sua empresa na estrada principal que atravessa a cidade ou numa rua tranquila, qual escolheria? A estrada principal, certo?

 

Com  167 bilhões de pesquisas por mês, chegar à primeira página do Google é como plantar seu negócio na estrada mais movimentada da cidade. 

 

Quanto mais familiarizados os consumidores estiverem com sua marca, mais receptivos eles estarão às atividades de conversão.

2. Gere mais leads

E se você tivesse que escolher entre a rua principal de uma cidade diversificada ou uma cidade de clientes ideais? Existem tantas primeiras páginas do Google quanto consultas de pesquisa por aí. 

 

O objetivo é chegar na primeira página das consultas que seus clientes ideais estão realizando. Para isso, você tem que ter sua estratégia de SEO muito bem planejada para conquistar acessos ao site que realmente valem a pena.

 

Ao fazer isso, a empresa é descoberta por consumidores que pesquisam online com a intenção de comprar ou interagir. Essas pessoas são as mais propensas a se transformarem em leads e clientes para sua empresa.

3. Aumente o engajamento

De acordo com Adweek,  81% dos compradores fazem pesquisas online antes de comprar, e o Google é o ponto de partida para isso. 

 

Com caixas de resposta, a seção "As pessoas também perguntam" e resultados locais mostrando informações de contato, mapas, comentários, classificações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google sozinha permite que os consumidores aprendam, comparem e se envolvam com sua empresa antes mesmo de clicar no seu resultado.

4. Aumente o tráfego do site

Snippets e caixas de resposta podem fornecer apenas um determinado número de informações.

 

Embora a própria página de resultados de um mecanismo de pesquisa às vezes possa fornecer todas as informações de que uma pessoa precisa, ainda há uma série de consultas para as quais as pessoas inevitavelmente clicam em um site. 

 

Não se esqueça de que são muitas vezes necessários muitas interações com uma empresa antes que uma pessoa se converta em um cliente, portanto, as interações com seu site são importantes.

5. Desenvolva autoridade no setor

Chegar na primeira página do Google requer a criação regular de conteúdo de qualidade e satisfazer as necessidades de seus pesquisadores. Isso leva tempo, mas o aumento do tráfego e da confiança valem o investimento.

 

Além disso, escrever regularmente sobre seu setor de negócios exigirá que você fique em sintonia com o que seu público-alvo deseja saber, bem como com as atualizações mais recentes em seu setor.

6. Ganhe confiança

O algoritmo do Google é projetado para reconhecer conteúdo com spam, suspeito ou de baixa qualidade. 

 

Se você aparecer consistentemente na primeira página do Google, significa que o mesmo o reconhece como uma fonte confiável de informações e os consumidores acreditam nas empresas em que o Google confia.

7. Construa o seu público

Conteúdos com qualidade é o presente que continua sendo oferecido; ele pode ser reaproveitado e redistribuído em uma variedade de canais de marketing, incluindo mídia social, e-mail e anúncios pagos.

 

Os esforços voltados para o conteúdo para chegar à primeira página do Google fornecem mais material e mais oportunidades para se envolver com seu público-alvo, cultivar leads e ser lembrado.

8. Acelere seu ciclo de vendas

Os consumidores hoje têm muitas opções de escolha e acesso a todas as informações e ferramentas de que precisam para descobrir, avaliar e decidir sobre um negócio. 

 

Onde eles começam suas pesquisas? No Google! Chegar na primeira página do Google ajuda você a atrair os leads do topo do funil e colocar seu ciclo de vendas em ação.

Como aparecer no Google gratuitamente?

Como aparecer no Google gratuitamente?

Os robots leem os conteúdos e sabem exatamente o que é mais popular. Os algoritmos mostram ao Google que determinado conteúdo é o melhor para resolver um problema de quem está pesquisando. O Google não está focado em quantidade, mas sim em qualidade. Como resultado, uma empresa maior ou um orçamento maior não significa classificação superior. 

 

Existem vários fatores por trás do algoritmo do Google e, graças ao fato de que a página de resultados do Google tem muitos componentes diferentes, também existem diferentes tipos de mídia que podem atingir a primeira página. Eles incluem:

 

• Postagens de blog  e  páginas de site  (em   resultados orgânicos);

• Sua conta do Google Meu Negócio  (na seção  local / mapas);

• Fragmentos  do conteúdo do seu site (nos vários recursos da página de resultados de pesquisa do Google, incluindo “As pessoas também perguntam” e a caixa de resposta);

• Suas páginas de destino  (por meio da  seção de anúncios pagos, que não é gratuita, mas ainda assim vale a pena mencionar).

Como colocar o site na primeira página do Google?

Como colocar o site na primeira página do Google?

Para colocar o site na primeira página do Google, você tem que ter páginas estruturadas para que os robots do Google leiam o conteúdo e classifiquem o seu site nas melhores posições. Lembre-se sempre que o Google quer a melhor resposta para a pesquisa relacionada e, portanto, seja direto e objetivo no seu conetúdo. Se você conseguir fazer isso de forma estruturada, vai conseguir chegar ao topo.


Entretanto, antes de tudo isso, você precisa entender e utilizar uma estratégia de SEO adequada. A prática de alinhar seu site com os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa é chamada de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). Você não otimiza necessariamente o mecanismo de pesquisa de todo o site de uma vez, mas sim cada página individual do site.


Por isso, criar um plano de SEO para atingir o primeiro lugar do Google é o caminho inicial. Abaixo, separamos algumas dicas importantes.

1. Determine suas palavras-chave

Primeiro, determine quais consultas de pesquisa você deseja que o Google responda com as páginas do seu site. São conhecidas como palavras-chave - que, a propósito, podem ser palavras ou frases isoladas.

 

Exemplos de palavras-chave incluem:

 

• “Leis do inquilino MA”

• “salão perto de mim”

• “brunch Boston”

• “conserto de ar condicionado em Brighton”

• “como tampar um telhado com vazamento”

• “como entrar na primeira página do Google”

 

Cada página do seu site deve ter como alvo um conjunto diferente de palavras-chave para que as páginas não concorram entre si.

 

As palavras-chave certas para sua empresa são aquelas que seus clientes ideais estão digitando para obter os produtos e serviços de que precisam. Para obter ajuda na escolha de palavras-chave para sua empresa, existem diversas ferramentas, inclusive o próprio Google Ads.

2. Diga ao Google quais palavras-chave está usando

O Google funciona rastreando a web, classificando as milhões de páginas existentes e armazenando-as em um índice. Quando um usuário realiza uma pesquisa, o Google pode então examinar seu índice mais organizado (em vez de toda a web) para chegar rapidamente a resultados relevantes.

 

Portanto, outra etapa importante para aparecer na primeira página do Google é deixá-lo indexável para o Google. Faça isso colocando palavras-chave nos seguintes lugares:

Meta título

Cada postagem de blog e página do seu site tem uma meta título. Este título aparece no topo da sua página na forma de um cabeçalho, mas também como o título da listagem da página nos resultados da pesquisa (dependendo das configurações do CMS).


Na codificação do seu site, você precisa dividir estes títulos em H1 (o principal), H2 (sequencial), H3, H4, H5, complementares aos títulos.

Meta Descrição

A meta descrição é a pequena sinopse que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa do Google. Além de informar ao Google do que se trata sua página, a meta descrição diz rapidamente ao usuário o que ele pode esperar se clicar em sua página, aumentando os cliques relevantes.


Fazer uma boa descrição é a melhor estratégia para aumentar a CTR do seu site, deixando ele ainda mais relevante por receber uma quantidade de cliques maior do que os concorrentes.

URL

Sua URL consiste em seu nome de domínio (como grupo.com.br), seguido por uma barra e por um texto separado por travessões. 

 

Incluir palavras-chave na sua URL ajudará o Google a identificar mais rapidamente do que trata sua página. Além disso, o URL aparece entre o título e a meta descrição nos resultados da pesquisa.

Tags Alt

O Google só pode ver as imagens se a imagem tiver uma alternativa em texto (também conhecida como tag alt). 

 

Se sua alt tag inclui palavras-chave, o Google pode detectar a relevância dessa página e se sentir mais confortável em colocá-lo na primeira página de resultados de pesquisa.

3. Escreva para pessoas

Obviamente, o corpo do conteúdo da sua página é o local mais importante para incluir as palavras-chave para as quais você está tentando classificar. 

 

No entanto, é fundamental que essas palavras-chave não sejam sistemática e excessivamente inseridas, mas naturalmente incorporadas. 

 

Na verdade, o Google agora pode detectar o excesso de palavras-chave e, se detectar, o colocará muito, muito longe da primeira página de seus resultados.

 

O segredo para chegar à primeira página do Google é fornecer conteúdo útil, confiável, fácil de ler, mas informativo, que manterá seu público-alvo em suas páginas e voltará para ver mais.

4. Enfatize a localização

Outra forma gratuita de colocar as páginas do seu site no topo do Google é direcionar consultas baseadas em localização. Certifique-se de que seu site indica a sua cidade e/ou área geográfica, por meio de sua página de contato e, potencialmente, também por meio de postagens de blogs e páginas de serviços. 

 

Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem: “seu setor” + ”sua cidade”, o Google coletará essas informações e mostrará sua empresa como um resultado de pesquisa “perto de mim”.

5. Otimize para celular

Você não encontrará um site na parte superior de uma pesquisa do Google que não seja responsivo. Os consumidores agora usam telefones e tablets mais do que computadores e notebooks, e a maioria das pesquisas locais é realizada em dispositivos móveis. 

 

Como resultado, o Google favorece sites compatíveis com dispositivos móveis. Na verdade, todos os sites agora são indexados pela indexação que prioriza o celular.

 

O responsivo é o ideal, pois seu site se adapta a telas de qualquer tamanho e mantém a funcionalidade. No entanto, se você não tiver um site responsivo, há ajustes que você pode fazer em seu site para garantir a experiência mais perfeita para um usuário móvel.

6. Concentre-se na experiência do usuário

Ser otimizado para celular não é suficiente para um site. Também deve ser atraente e fácil de usar. Um site com navegação intuitiva, apelos à ação claros e respostas às perguntas mais imediatas dos visitantes os manterá lá por mais tempo e voltarão mais tarde - o que o Google notará e o classificará em uma posição superior.

Como usar as listagens de empresas para chegar à primeira página do Google?

Além das páginas do seu site, as listagens do diretório de negócios online também podem aparecer na primeira página de uma pesquisa do Google. Apostar nesta estratégia e não deixar que seus concorrentes estejam mais completos que você é dizer para os robots do Google que você está no jogo, que seu site está preparado.


Aqui está o que você precisa fazer:

Crie uma conta do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio está se transformando em uma das ferramentas mais poderosas, além de ser gratuita, para proprietários de empresas locais. 

 

Criar uma conta do Google Meu Negócio rápido e fácil, o que ajuda a aparecer na primeira página do Google Maps e da Pesquisa (na seção de resultados locais). 

 

Certifique-se de prosseguir com a reivindicação e verificação de sua listagem para poder monitorar, manter e otimizar sua listagem.

Otimize sua listagem de empresas do Google

Falando em otimizar sua listagem, considero essa estratégia um caso a parte, porque, embora a criação de uma listagem do Google possa ajudá-lo com sua visibilidade, ela só pode levá-lo até certo ponto na classificação. 

 

Em vez de criar uma listagem básica e esperar que ela apareça em uma ou duas pesquisas, otimize sua listagem de empresas do Google para obter visibilidade máxima. Veja como:

Complete todas as seções do seu perfil

Quanto mais informações você incluir em sua listagem do Google Meu Negócio, mais pesquisas poderão ser exibidas na primeira página. 

 

Na verdade, listagens completas do Google Meu Negócio obtém, em média, 7 vezes mais cliques do que listagens incompletas.

Mantenha seu nome consistente

Use sempre o mesmo nome exato para a sua empresa. O Google não gosta de discrepâncias - mesmo aquelas menores como “Cia.” vs “Empresa”.

Atualize suas informações

Fique por dentro da sua listagem do Google e faça as atualizações e alterações necessárias para ela ser confiável o suficiente e alcançar no topo da lista.

Faça upload de fotos para a sua listagem

O Google Meu Negócio se esforça para fornecer aos consumidores o máximo possível de informações sobre uma empresa, antes mesmo de encontrá-la. 

 

Isso inclui como é estar nessa empresa, portanto, certifique-se de enviar fotos que retratam não apenas os produtos e serviços que sua empresa oferece, mas também a atmosfera e as pessoas que a frequentam.

Obtenha avaliações de clientes

Os pesquisadores do Google adoram ver o que outras pessoas pensam sobre uma empresa, então não é surpresa que as empresas com mais críticas positivas no Google apareçam na primeira página. 

 

Pergunte aos clientes pessoalmente e crie um link de atalho de avaliação para ser possível incentivar as avaliações em seus canais online.

Conclusão:

agência especialista em Google

Chegar ao topo do Google, ou mesmo apenas melhorar sua classificação, é muito viável e possível, mesmo para pequenas empresas. Se você tiver as melhores respostas para as pesquisas com um site estruturado para que os robots do Google leiam, dificilmente você não consegue esse resultado.

 

Quer saber como a Agência KOP pode ajudá-lo a chegar à primeira página do Google? Entre em contato e converse com nossos especialistas.

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