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Autor:

Monique Horrana

Data de publicação:

out. 06, 2021

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Tipos de campanhas do Google Ads 

Tipos de campanhas do Google Ads

Você sabia que há diversos tipos de campanhas do Google Ads? A plataforma oferece diversas opções de campanhas como Rede de Display, Google Shopping, Rede de pesquisa e até plataforma de vídeos, o Youtube.

Com tantas opções, escolher a melhor delas para o seu negócio no início pode ser confuso. Por isso, vamos ajudar você a entender quais são os tipos de campanhas do Google Ads.

1. Rede de Pesquisa

É impossível que você nunca tenha encontrado esse tipo de anúncio. Talvez você não tenha percebido que o anúncio está lá, mas ele está. Você conhece o primeiro resultado na página de pesquisa do Google? Pois bem, são links patrocinados bastante conhecidos, que surgiram devido a atividades destinadas à rede de pesquisa.


Nesse tipo de campanha do Google Ads, a pesquisa de um usuário por uma determinada palavra-chave especificada na estratégia do anunciante é suficiente para ativar o anúncio.

O mais impressionante nesse tipo de publicidade é a possibilidade de influenciar o público-alvo na hora certa.


Pode-se afirmar que trata-se de um ótimo tipo de campanha para quem tem o objetivo de incentivar conversões e vendas!


No entanto, você só pode utilizar a rede de pesquisa do Google Ads quando você opta pelas metas de leads, vendas e tráfego do site.


Rede de pesquisa - Exibição em display

Você pode configurar a sua campanha da rede de pesquisa para que ela seja veiculada também na rede de display, em outras palavras, sites parceiros do Google, Youtube, Google Play, Gmail e por aí vai.


Sua campanha ainda está totalmente focada na rede de pesquisa. No entanto, se sobrar o orçamento diário da campanha, o Google também pode exibir seus anúncios de texto na Rede de Display.

Mas é claro, use as mesmas configurações de segmentação por palavra-chave. Portanto, não se preocupe, o Google não vai apenas gastar seu dinheiro em sites que não têm nada a ver com suas palavras-chave.

Esta é uma opção adicional para quem quer influenciar mais pessoas, mas para quem quer mais controle, o mais indicado é usar apenas a rede de busca.

Rede de Display

Nesse tipo de campanha do Google Ads seus anúncios não serão exibidos na rede de pesquisa tradicional. Aqui ele só será ativado em partes de sites ou canais parceiros do Google (sites/canais associados ao Google Adsense que fornecem espaço publicitário, banners, etc. em troca de taxas), como Youtube e Gmail.

 

O que você já deve saber é que a rede de sites parceiros do Google composta pelos sites mencionados representa 95% de toda a Internet.

 

Quando trabalhamos com a rede de display, podemos criar anúncios de texto e anúncios gráficos, o que abre muitas possibilidades criativas.

 

Além disso, podemos segmentar nosso público por dados geográficos, demografia e características de função. Você pode usar palavras-chave clássicas e escolher o site ou a categoria do site onde seu anúncio deve ser exibido.

 

Com tantas opções e possibilidades, esse tipo de campanha do Google Ads é muito versátil. Esse tipo de atividade é interessante, especialmente, em dois pontos do processo de compra do cliente:

 

Inicialmente, é necessário gerar influência e reconhecimento de marca (brand awareness), pois uma boa segmentação baseada em temas, interesses, palavras-chave ou canais relacionados ao seu público pode resultar em bons resultados.


No final
da jornada de compra, tente influenciar novamente os clientes e estimular a conversão (vendas ou aquisição de leads) por meio de atividades de remarketing destinadas a reinseri-los na jornada de compra.

Google Shopping

Muito provavelmente você já se deparou com os anúncios do Google Shopping. Pois é, basta procurar um produto no Google que as chances de você encontrar um anúncio nesse formato são altíssimas.

Google Merchant Center

Infelizmente, as barreiras para começar a usar esse tipo de atividade são maiores. Você precisará ter um e-commerce que venda produtos físicos. Além disso, você precisa criar uma conta do Google Merchant Center e vincular seus produtos de comércio eletrônico à plataforma. Por fim, você também precisa associar a plataforma ao Google Ads.

 

A boa notícia é que a integração entre eles é fácil de fazer. Porque essas duas plataformas são da família Google. A maior dificuldade está na integração do e-commerce e Google Merchant Center. No entanto, este é o assunto de um próximo post!

Uma das principais vantagens dos anúncios de compras é que, assim como na rede de pesquisa, os anúncios são exibidos quando os usuários procuram produtos e, portanto, têm a intenção de comprar.

 

Em outras palavras, se você pesquisar um produto em seu e-commerce, o Google Shopping irá mostrá-lo para as pessoas que estiverem procurando por ele.

 

Obviamente, isso envolve várias variáveis, como as configurações do seu Merchant Center, o Google Ads e seu próprio estoque de produtos de comércio eletrônico. Portanto, você também pode optar por mostrar seus itens apenas para pessoas que moram em um determinado estado/região ou uma determinada faixa etária.

E-commerce

Esse formato de campanha do Google Ads é excelente para comércio eletrônico que vende produtos físicos. Afinal, seu produto será exibido com foto, nome, preço, nome da loja e link direto para a página do produto em sua loja online.

 

Vale ressaltar que deve ficar claro que tais atividades são destinadas a produtos FÍSICOS. Não tente vender cursos online através do Google Shopping. 

 

Por fim, está claro que seu anúncio será exibido com alguns concorrentes, e o fator preço pode ser decisivo em muitos casos. Mas mesmo assim, se o seu e-commerce opera com valores competitivos e combina essa estratégia com outros diferenciais relevantes, os resultados podem ser muito bons.

4. Rede de vídeo

Esse tipo de campanha do Google Ads é um pouco mais complicado porque é dividido em "subtipos". Pode-se dizer que todos os subgêneros estão focados em assistir vídeos (no YouTube ou sites parceiros). Afinal, esse é o motivo do nome "Rede de Vídeo", certo?

 

Bem, voltando aos subtipos, entre os principais subtipos, estão:

TrueView In-Stream

TrueView In-Stream são anúncios em vídeo que aparecem no início, meio ou final dos vídeos que vemos no youtube. Você conhece o vídeo que pode ser pulado em 5 segundos?

TrueView Video Discovery

TrueView Video Discovery são anúncios ativados após a pesquisa de determinadas palavras-chave no YouTube.

Os anúncios TrueView são exibidos como sugestões para os usuários que realizam essa pesquisa. Neste caso, a operação é muito semelhante à rede de pesquisa do Google. A principal diferença é que, ao ser clicado, o usuário é direcionado para o vídeo e não para o site.

Anúncios bumper

Os anúncios bumper são anúncios em vídeo que podem ser exibidos no início, no meio ou no final dos vídeos no YouTube. Funciona como TrueView In-Stream, a principal diferença é que não podemos pular o vídeo e a duração máxima do conteúdo é de 6 segundos.

Quando usar a rede de vídeo?

Se você tiver os recursos para criar materiais audiovisuais, esses subtipos de campanha podem ser mais versáteis do que as campanhas da Rede de Display.

 

Você pode usar a rede de vídeo para gerar novas conversões por meio de anúncios intersticiais e públicos de remarketing; por outro lado, você pode influenciar um grande número de pessoas e gerar conhecimento da marca por meio de anúncios bumper.

Se quiser aumentar a visibilidade de seus produtos, você pode usar o recurso de descoberta de vídeo ou exibir seus produtos por meio de anúncios em vídeo in-stream.

Campanha universal para Apps

A campanha universal para Apps é um tipo de anúncio do Google Ads que difere um pouco das outras, pois é voltada apenas para aplicativos (Google Play e/ou Android). Por isso, ela tem algumas peculiaridades interessantes.


A primeira delas é o fato de que o anúncio é baseado nas informações do próprio aplicativo e em algumas frases, imagens e vídeos que você oferece. Sendo assim, o anunciante não tem tanto controle do que poderá ser exibido.


Isso ficará a cargo da inteligência artificial do Google (algoritmo), o que acaba sendo um ponto positivo para quem não tem muito tempo para gerenciar e configurar campanhas. Por outro lado, é um ponto negativo para quem deseja ter mais controle e possibilidades de anúncio.

Mídias

Esses anúncios com o foco em apps podem ser mostrados na rede de pesquisa, display, vídeo e também na Google Play. Ou seja, usuários Android podem navegar no marketplace e se deparar com o seu anúncio e baixar o seu app, sem precisar realizar muitas ações adicionais.


O que é mais interessante é que, como os tipos anteriores de campanha, aqui também podemos atingir diferentes objetivos: fazer download de aplicativos ou conversões no aplicativo.

 

Portanto, você pode configurar sua campanha para que o Google Adwords otimize seus anúncios com base no que é mais benéfico para você (instalação ou conversão).

Não confunda a mídia (serviço) com a plataforma (Google Play ou Apple Store) para a qual o usuário será direcionado após clicar. Em outras palavras, o anúncio não aparecerá na Apple Store, mas pode ser direcionado para a Apple Store.

 

Em outras palavras, podemos criar anúncios para incentivar downloads (ou conversões) na Apple Store. O que não podemos fazer é usá-lo como um meio para serviços de publicidade. Então quando:

 

A campanha tem como foco o Google Play, e o Google Ads pode usar as seguintes mídias: Google Play, pesquisa, publicidade gráfica e Youtube.

Esta campanha é voltada principalmente para a Apple Store, e o Google Ads usará a mesma mídia descrita acima, exceto para o Google Play.

Considerações finais

Escolher o melhor tipo de campanha do Google Ads para o seu negócio e estratégia de marketing digital pode ser decisivo para alcançar o sucesso desejado, caso necessite de ajuda, o Grupo KOP é uma agência especialista em Google Ads, e pode te ajudar com essa e outras estratégias. Clique aqui e agende uma consulta com um especialista KOP.

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