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Data de publicação:

fev. 11, 2022

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Conheça a real importância do Google ADS para as empresas

Conheça a real importância do Google ADS para as empresas

Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é uma plataforma de anúncios que pode ajudar diversas empresas a se destacarem no mundo digital, a partir de um aumento da visibilidade e do público. 


Com o crescimento da competitividade no mercado, as marcas passaram a precisar cada vez mais de ferramentas capazes de ajudá-las a aumentar o seu destaque no ramo e atrair mais atenção. 


Nesse cenário, a internet passou a ser um ambiente de extrema importância, especialmente pelo fato de ser um local de maior concentração do público, explicando parte do potencial do Google Ads, posto que funciona como um impulsionador.


Uma de suas ações é quando uma empresa de
sistema de vigilância paga um valor x para o Google, fazendo com que, quando as pessoas pesquisarem por determinadas palavras-chave, encontrem o seu link em destaque entre os resultados.

Como o Google Ads funciona?

O Ads é a plataforma de anúncios da Google Inc., o qual surgiu originalmente em 2000, e a partir desse momento passou a liderar o mercado e ajudar diversas companhias a obterem destaque nos resultados de pesquisa.


Basicamente, o Google Ads vende um serviço para outros negócios com a possibilidade de fornecer destaque àquela página na internet em troca de investimentos financeiros. 


Logo, um exemplo de suas formas de atuação, além do uso nos buscadores, é quando um usuário acessa um blog sobre automóveis e aparece um banner de anúncio de uma
bateria heliar 60 no canto da página ou em um vídeo no YouTube.


Entretanto, o grande ponto que garante o destaque dessa plataforma de anúncios do Google é o fato de que ela permite à empresa em questão selecionar um público muito bem segmentado para entregar a propaganda. 


Dessa maneira, além de investir em uma maneira da empresa ser exibida para os usuários, ela ainda faz com que o anúncio apareça para uma audiência qualificada e que já esteja de alguma forma conectada ao seu nicho e negócio.


Assim, ela concentra a estratégia para pessoas que possuem maior potencial de compra, o que garante maior eficiência, uma vez que a taxa de retorno e aproveitamento sobre aquele anúncio se torna maior.


Explicando melhor, se um anúncio de
equipamentos para piscina aparece para 200 pessoas que possuem uma piscina em casa é mais vantajoso do que se ele aparecesse para 1.000 pessoas aleatórias.


Isso acontece porque, quando ele aparece para pessoas sem contextualização, são necessários mais investimentos para garantir o seu acesso, enquanto pessoas inseridas no nicho podem se interessar mais pelo anúncio. 


Dessa maneira, esse se torna o grande diferencial do Google Ads, que desenvolve a estratégia a partir dos
cookies e da implementação de palavras-chave, garantindo à empresa a determinação de onde os anúncios serão exibidos.

Como os anúncios aparecem?

É imprescindível compreender o funcionamento da plataforma e da compra de palavras-chave, pois é um recurso que funciona como um leilão, em que os anunciantes oferecem dinheiro em troca dos cliques. Contudo, nem sempre a maior oferta ganha. 


Isso porque ela combina outras variáveis de qualidade para a definição da classificação da posição dos anúncios de acordo com a sua qualidade, avaliada pelo
AdRank, que é calculado pela multiplicação entre o índice de qualidade e o lance.


Dessa maneira, mesmo que a concorrência possua anúncio maiores, ainda existe a possibilidade de se destacar se o índice de qualidade for superior. Essa nota irá definir a posição do anúncio para a palavra-chave e público definido. 


Tal índice é calculado a partir de uma avaliação do Google, o qual definirá uma nota de 1 a 10. Ele levará em consideração o CTR, que é a relevância e a página de destino. 


De acordo com a própria plataforma do Google Ads, é possível dividir as formas de anúncio em quatro diferentes categorias, que são:

1 - Rede de pesquisa

Primeiramente, os anúncios na rede de pesquisa são aqueles que aparecem nas plataformas de busca, no caso o Google, aparecendo mais especificamente entre os resultados de pesquisas por determinadas palavras-chave.


Eles podem aparecer em destaque tanto no início quanto no fim da página, sendo sinalizados com uma pequena legenda de “Anúncio” ao lado do link, indicando que se refere a um patrocínio.


Logo, se um usuário pesquisar por
tarugo de poliuretano no Google, aparecerá entre os primeiros resultados ou no final o link da empresa que comprou o anúncio, aumentando o seu destaque e servindo como uma indicação da plataforma.


É um modo extremamente útil para empresas que desejam levar o seu site para pessoas que procuram pelo serviço, produto ou solução específica do seu nicho. 


A grande vantagem desse tipo de patrocínio é que o anunciante só pagará pela estratégia de acordo com os cliques dos usuários em seu link patrocinado.

2 - Rede de display

Nesse caso, o anúncio aparece em diferentes websites, páginas de notícias e blogs, formando a rede de display do Google, chegando a 90% dos usuários da internet ao redor do mundo inteiro.


Esse tipo de anúncio gráfico possui diferentes opções personalizadas de segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing, aumentando a visibilidade da marca.


A partir da rede de
display, o anunciante pode contratar banners, textos, e-mails ou aplicativos, de acordo com seus objetivos e necessidades.

3 - YouTube

Na plataforma do YouTube, antes ou durante a exibição de algum vídeo, podem surgir anúncios, também com a possibilidade de seleção do público-alvo, de acordo com interesses, localização, características e links recém-acessados. 


É importante destacar um detalhe importante sobre o pagamento desse uso, visto que de acordo com o YouTube, o anunciante só pagará quando os usuários interagirem com a campanha, ou seja, se ela não for pulada antes de completar 30 segundos ou até o fim.

4 - Aplicativos

Neste último tipo de publicidade, há um direcionamento maior para as empresas que possuem aplicativos próprios e desejam aumentar o seu alcance em diversas plataformas da rede do Google para dispositivos móveis.

Por que é importante usar o Google Ads?

Nesse contexto, é possível destacar a garantia de alguns benefícios provenientes do uso do Google Ads, os quais conseguem auxiliar no crescimento e desenvolvimento das empresas. Para maior compreensão, acompanhe a análise dos principais deles:

Resultados na hora

É fato que muitas estratégias de marketing funcionam para uma empresa alcançar as metas estabelecidas, no entanto, eles acabam demorando um período maior de tempo para aparecer, passando bastante tempo com poucas visitas.


Porém, muitas companhias não possuem todo esse tempo para começar a ter um retorno, o que explicita a importância de utilizar os links patrocinados, uma vez que, de um dia para o outro, a página passa a atrair novos visitantes com potencial.


Por exemplo, se uma empresa de
gestão de frotas decide investir em links pagos, instantaneamente ela já possuirá resultados, porque seu link ficará disponível para mais pessoas qualificadas, aumentando a eficiência naquele mesmo momento.


Esse ponto é fundamental para que a marca continue desenvolvendo e focando em outras estratégias, fazendo com que todas as ações de marketing desejadas consigam garantir bons retornos, sem atropelar as fases.

Atrair potenciais pelo funil

Como visto, o Google Ads ajuda a empresa a entregar o seu anúncio para a pessoa certa no momento em que ela está procurando por aquele serviço ou produto, o que facilita o mapeamento de campanhas e ofertas para cada fase do processo de compra do cliente. 


Nesse sentido, quando um usuário pesquisa por
desinfetante para banheiro no Google, significa que ele está buscando por uma solução específica para seu problema, enquanto a busca por dicas para limpeza indica um estágio inicial da experiência de compra.


Dessa maneira, é possível compreender o comportamento e interesses de compra do usuário em seus diferentes estágios do funil de vendas, possibilitando a implementação das estratégias adequadas para atingir cada um dos leads.

Melhores dicas para aplicar o Google Ads

Nesse contexto, fica explícita a necessidade de investir na plataforma do Google Ads, visando garantir os melhores resultados. 


Por esse motivo, é essencial seguir um passo a passo que inicia-se na definição de objetivos claros e criação de estratégias que sejam eficientes, até o acompanhamento frequente dos resultados.


Além disso, dê atenção às palavras-chave e procure:

  • Dar destaque para as vantagens de usar seus produtos;
  • Estude e entenda as características do público;
  • Estabeleça um planejamento detalhado;
  • Estude a concorrência;
  • Não use palavras-chave duplicadas;
  • Crie diferentes anúncios para as fases do funil;
  • Faça o direcionamento do anúncio para a página correta;
  • Baseie-se na geolocalização do público.


Assim, se uma loja de
bancadas de granito deseja direcionar suas estratégias com o auxílio do Google Ads, é fundamental que ela realize um estudo de suas ações, para que consiga criar estratégias eficientes e que conseguirão atingir sua audiência.

Conclusão

O Google Ads é uma plataforma de anúncios que auxilia as empresas a se desenvolverem, visto que auxilia no alcance de maior visibilidade e garantia de melhores resultados a partir da implementação de estratégias direcionadas e eficientes. 


É importante conhecer o assunto em sua totalidade, como foi destacado ao longo deste artigo, para que desde uma empresa de
regulagem de motores até uma loja de roupas sejam capazes de atingir seus objetivos de maneira assertiva.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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