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Autor:

Monique Horrana

Data de publicação:

ago. 06, 2021

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7 Táticas de jornalismo para redação de conteúdo 

7 Táticas de jornalismo para redação de conteúdo
Muitas táticas de jornalismo podem ajudar a escrever seu conteúdo de SEO. Nesta coluna, você aprenderá táticas de jornalismo que você poderá adicionar para dar força nas suas estratégias de SEO. O que simultaneamente alimenta as diretrizes EAT do Google (especialização, autoridade e confiabilidade).

Táticas de jornalismo para redação de conteúdo

As táticas de jornalismo para redação de conteúdo, em conjunto com as estratégias de SEO e o reconhecimento do Google, posicionarão você como um especialista no assunto nas primeiras páginas.

E tudo começa com os conceitos que todo jornalista aprende, vamos lá conferir as 7 táticas de jornalismo para redação de conteúdo.

1. A pirâmide invertida

Você pode pensar em usar a estrutura de pirâmide invertida para fornecer as informações mais importantes primeiro, em um lead envolvente, seguida por um corpo de informações que apoie essas informações.


Dentro do corpo, você canaliza as informações até chegar às menos importantes.

O conceito é simples. Você comunica o que é mais importante nos parágrafos introdutórios do artigo e estrutura o conteúdo do mais essencial para o menos importante. O estilo da pirâmide invertida não só atrai seu público, mas também explica o que eles irão consumir ao longo do seu artigo.


Você também pode antecipar muitas palavras-chave de destino, o que mostra aos mecanismos de pesquisa que você está dando importância a esses elementos.


Quando você está pensando em um estilo de pirâmide invertida, você delineia sua história para o que é necessário nos parágrafos iniciais para se engajar, então o que será necessário para educar e informar no corpo.


Para a maioria dos artigos online, isso significa delinear sua lista ou pontos de subtópico.


Em seguida, eles são transformados em tags de cabeçalho (normalmente H2 ou H3) e ajudam os mecanismos de pesquisa a compreender ainda mais rapidamente o que é importante. Lembre-se sempre de usar palavras-chave em seus subtópicos.

2. Responda os títulos

Faça o possível para responder sempre os títulos ao longo do conteúdo, independente do assunto. Isso beneficia o SEO porque você estará fornecendo antecipadamente algumas palavras-chave vitais que considera essenciais para os mecanismos de pesquisa.

Usar esse estilo também oferece mais oportunidades de usar as palavras-chave de destino, naturalmente. E conforme você avança no porquê e como, pense como um SEO, fornecendo respostas a trechos de perguntas encontrados no topo dos resultados de pesquisa.


Reserve um tempo para pesquisar no Google os subtópicos que você criou em seu esboço e responda-os.

3. Títulos interessantes

Qual o melhor conselho do mundo do jornalismo em relação à redação de manchetes? Utilize palavras concretas e valiosas em suas manchetes.


Para SEO, ação se traduz em cliques e engajamento, e ambos são fatores diretos de classificação. Os títulos devem ter um ou vários dos seguintes itens:


  • Curiosidades (21 maneiras diferentes de como fazer vídeos animados);
  • Prometa ensino (Aprenda a fazer redação de conteúdo);
  • Aborde temas que tenham sido buscados no Google;
  • Apele para as emoções de um pesquisador alvo (O ensino em casa está deixando você maluco? Aqui estão alguns conselhos de especialistas);
  • Ofereça um benefício (Quer aumentar seus lucros? Torne-se um escritor melhor).


Além disso, use números, quando possível.

Uma pesquisa recente diz que as manchetes que usam números, como 11 dicas ou 12 maneiras, etc, são clicadas com mais frequência.

4. Envolva o leitor

O seu objetivo é aumentar imediatamente o interesse do leitor, seja,  envolvendo-o emocionalmente, intelectualmente ou ambos. Forneça rapidamente uma visão o que será discutido ao longo do seu conteúdo, já no primeiro parágrafo.

O seu conteúdo pode conter informações semelhantes a outros conteúdos, entretanto, destaque o diferencial do seu artigo, como um jornalista faria com sua manchete.


Não aborreça os leitores. Envolva-os imediatamente em uma nova jornada e permita que o corpo da história (novamente, o pensamento da pirâmide invertida) forneça os detalhes de apoio. A ideia é ir direto ao ponto.

5. Linguagem simples

Quando falta clareza no conteúdo, a mensagem fica turva e os visitantes saem rapidamente. Isso mata o engajamento e o tempo na página, o que não só mata o seu SEO, mas também qualquer esperança de conversão.


Os jornalistas se esforçam para oferecer clareza em seu conteúdo. A maneira mais simples de obter clareza é falar de forma simples, mas rica, com o seu o leitor.


Pense na primeira vez em que você ouviu palavras como URLs, ou redação de conteúdo de SEO, e o autor falhou em oferecer uma explicação rápida para que você pudesse compreender.


Às vezes, você tem que utilizar algumas palavras mais complicadas para tratar um assunto, porém, gaste uma frase ou duas explicando de forma simples. E sempre crie um link para esses termos (para uma página interna, se possível, ajudando a esclarecer melhor sem perder o foco do seu artigo).


Isso também ajudará seus esforços de SEO.

6. Ritmo dos parágrafos

Use um modelo híbrido que divida parágrafos mais longos com parágrafos mais curtos, fazendo a estruturação do seu conteúdo possuir um ritmo entre os parágrafos.

Além de aliviar psicologicamente a mente do leitor, o uso desse modelo híbrido de comprimento de parágrafo oferece um benefício adicional: ritmo controlado.


Você pode acelerar o ritmo com um parágrafo de uma frase.


Ou você pode usar um parágrafo longo para diminuir o ritmo. Isso é melhor quando você deseja que o leitor pense profundamente sobre o que você está tentando mostrar, por meio de sua escrita.


Os leitores diminuirão automaticamente o ritmo durante os parágrafos longos devido à natureza do comprimento. Novamente, isso ajuda o leitor a analisar essa seção um pouco mais de perto.


O resultado? Mais engajamento e mais tempo na página, o que contribui para classificações mais fortes.

7. Credibilidade

Qualquer tipo de jornalismo perde credibilidade se suas informações forem infundadas, ou falsas como Fake News. Produza conteúdos de qualidades e autênticos, que farão o seu site ganhar credibilidade e relevância.

A credibilidade e relevância são o ponto forte das estratégias de SEO.

Se você já escreveu sobre um assunto específico antes e esse outro artigo/blog apresenta a atribuição, crie um link interno para esse artigo. Uma estrutura de vinculação interna robusta, essa é uma base bem conhecida de SEO.

Você tem que se conectar a uma fonte externa? Isso também ajuda com o SEO, porque os mecanismos de pesquisa entendem que você está tentando esclarecer ou agregar valor ao tópico.

Certifique-se de que essas fontes externas sejam relevantes e confiáveis.

Considerações finais

O engajamento é a principal prioridade no mundo do jornalismo. Se os jornalistas não engajam seu público, eles devem buscar outro caminho.

O mesmo pode ser dito sobre SEO. Se o conteúdo do seu site não envolver, você deve encontrar uma solução, rapidamente. As 7 dicas acima podem ajudar a aumentar drasticamente o seu envolvimento com os leitores. Essas habilidades existem há décadas e são comprovadas continuamente no jornalismo tradicional.


E assim como os proprietários de negócios mais experientes sabem usar táticas que funcionam em diferentes setores, os profissionais de SEO inteligentes entendem o valor das táticas de jornalismo para impulsionar seus rankings de busca, nos mecanismos de pesquisa como o Google.

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