
Autor:
Data de publicação:
Siga o autor:
Estratégia de Marketing para Startups em fase inicial

As melhores práticas de marketing digital para startups
Para a maior parte das startups em fase inicial, investir em SEO pode ser visto como um canal secundário ou terciário para se engajar, pois pode levar algum tempo para construir uma presença e um funil sustentável.
Outros canais, como PPC (Ações no Google Ads) ou mídias sociais de tráfego pago, oferecem um caminho mais imediato para alcançar leads qualificados de marketing (MQLs).
No entanto, pensar em SEO e em sua estratégia de busca orgânica neste estágio inicial pode ajudar você não apenas a construir um funil de aquisição de longo prazo, mas também a aumentar a visibilidade da marca em mercados estabelecidos.
O que aprendemos em quase cinco anos trabalhando como agência de marketing de startups, é que os investidores avaliam o todo do projeto e não apenas os resultados financeiros. Se ele entende o progresso, ele investe mais sem pestanejar.
Assim que o SEO se torna um fator chave na sua estratégia de marketing digital para startups.
Nunca se esqueça que quem investe em uma startups sabe exatamente sobre os estágios iniciais de crescimento para dar-lhes a versatilidade para implementar mudanças.
A proeminência do SEO na estratégia de go-to-market
Além de seus planos de negócios e estratégias de marketing, muitos investidores (em todos os estágios) querem ver sua estratégia de go-to-market (GTM).
Normalmente, uma estratégia GTM é um conjunto de propostas de valor derivadas do entendimento de suas ofertas de produto/serviço, por quais meios eles são comunicados e quem é a base de clientes.
Isso pode estar incluído em sua estratégia de marketing, mas os investidores gostam de ver um plano específico do produto para criar uma presença no mercado, conscientizar o produto e comunicar sua proposta de valor.
Ao desenvolver a estratégia de marketing para qualquer canal, vamos construir um plano tático para cada usuário. Isso tem um forte cruzamento com a pesquisa de palavras-chave e análise de intenção.
Em vez de replicar as mesmas atividades continuamente, incorporar sua equipe de SEO (ou fornecedor) no início do processo de estratégia do GTM irá seguir por alguns caminhos listados abaixo.
Ajudar a criar uma estratégia de SEO eficaz e duradoura.
Demonstre aos investidores que sua estratégia não envolve ROI de curto prazo sobre o financiamento recebido.
Mostre que você está planejando criar uma oportunidade de mercado sustentável, otimizando e criando jornadas de usuário com base em suas propostas de valor.
Com o tempo, esse tipo de estratégia de SEO pode ser desenvolvido e otimizado, ainda mais pela criação de ciclos e feedbacks com as equipes de vendas e suporte ao cliente, podendo melhorar e adequar da forma desejada.
Ao reduzir esse ponto de atrito, você reduzirá a rotatividade do seu cliente, e agregará mais valor ao seu negócio.
A ESTRUTURAÇÃO DE UMA STARTUP INICIAL
Entender como estruturar produtos, soluções e recursos é a chave para essa estratégia de entrada no mercado.
Muitas empresas cometem o erro de confundir uma lista de recursos de produtos com soluções quando, para um cliente em potencial, são apenas uma lista de marcadores.
Se o seu produto tem vários recursos que se cruzam com outros produtos especializados e com vários recursos, é altamente improvável que grande parte do seu público deseje ou precise de todas as funções do produto.
Essa estratégia de mensagens também influenciará a arquitetura do seu site.
Pode ser tentador criar uma página na web enquadrando um produto, uma segunda página enquadrando seus problemas como uma solução e, em seguida, várias outras páginas enquadrando seus aspectos individuais.
No entanto, essas páginas podem ser combinadas com a mensagem e o conteúdo correto.
Dessa forma, você não está apresentando a um cliente potencial várias páginas explicando o mesmo produto/serviço de maneiras diferentes.
Demonstrar como isso será feito ao longo do tempo, à medida que seu portfólio de produtos se expande, é importante para os investidores, especialmente quando a marca e o produto compartilham o mesmo nome.
Transformando conteúdo informativo de alto tráfego em tráfego direcionador
Quando você olha para o SEO como uma função isolada, perdemos oportunidades, principalmente quando se trata de conteúdo. Podemos tratar o conteúdo como comercial ou informativo.
É aqui que o conteúdo informativo pode ser posicionado como um driver MQL sem ser excessivamente comercial ou alterar a intenção do conteúdo.
Todos esses são desafios e novas habilidades se repercutem entre os usuários que viram seus negócios e empregos mudados nos últimos 12 meses.
Embora este conteúdo não seja diretamente comercial, ele gera confiança. Posicionar a plataforma em segundo plano como guias sem se tornar uma comunicação de vendas é um caminho duradouro, do qual os investidores experientes analisam.
A função de tudo isso é cultivar uma lista de clientes em potencial. E, ao compreender o conteúdo para o qual eles se inscreveram, sua equipe de vendas entende sobre quais recursos do produto falar, em vez de ignorar.
SEO não é uma tática ou canal reservado para empresas estabelecidas. Na verdade, é um componente crítico da estratégia de marketing de qualquer startup em estágio inicial. Apostar nela é sair na frente de muitos concorrentes que apostam em caminhos de queda rápida, do qual os bons investidores não se importam, pois não tem expansão.